Salário para o cargo de Operador de microfone (boom man)
CBO 3741-25 > Técnicos em áudio

Operador de microfone (boom man) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de microfone (boom man)

Um Operador de microfone (boom man) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.155,03 e R$ 4.416,58, com a média salarial de R$ 1.972,92 e o salário mediana em R$ 1.631,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de microfone (boom man)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,92 23.675,06 493,23 9,58
1º Quartil 1.155,03 13.860,41 288,76 5,61
Salário Mediana 1.631,00 19.572,00 407,75 7,92
3º Quartil 3.368,27 40.419,26 842,07 16,36
Teto Salarial 4.416,58 52.998,95 1.104,14 21,45


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.172 - 3.029 1.683,71 1.172,04 1.576,99 2.500,93 3.029,20
São Paulo - SP 1.401 - 5.448 2.539,37 1.400,57 2.000,00 4.497,99 5.448,10
Brasília - DF 1.875 - 5.801 2.849,47 1.875,01 2.347,57 4.789,67 5.801,39
Florianópolis - SC 1.791 - 6.772 3.539,67 1.790,71 3.124,44 5.590,83 6.771,78
Belo Horizonte - MG 1.217 - 3.113 1.864,74 1.216,53 1.895,47 2.570,06 3.112,94
Fortaleza - CE 1.068 - 4.429 1.759,79 1.067,77 1.112,00 3.656,63 4.429,02
Salvador - BA 1.079 - 2.219 1.318,07 1.079,44 1.136,18 1.831,67 2.218,57
Manaus - AM 1.537 - 3.622 2.372,67 1.536,56 2.430,00 2.990,00 3.621,58
Curitiba - PR 1.284 - 2.790 1.716,79 1.284,43 1.752,35 2.303,26 2.789,78
Cuiabá - MT 1.488 - 3.047 1.895,22 1.487,67 1.787,79 2.515,50 3.046,85
Campo Grande - MS 1.160 - 2.492 1.579,86 1.160,00 1.600,00 2.057,50 2.492,11
Porto Alegre - RS 1.303 - 4.910 2.298,52 1.302,83 1.839,46 4.053,99 4.910,31
Biguaçu - SC 1.459 - 2.941 1.887,36 1.459,00 1.939,00 2.428,00 2.940,87
São Jose - SC 1.205 - 2.332 1.491,30 1.205,00 1.417,61 1.924,97 2.331,58
Diadema - SP 1.176 - 2.422 1.415,57 1.176,00 1.176,00 2.000,00 2.422,46
Criciúma - SC 1.205 - 2.931 1.825,27 1.205,00 1.711,39 2.420,16 2.931,37
Vitoria - ES 1.362 - 3.757 2.216,27 1.361,74 2.202,39 3.101,49 3.756,62
Joinville - SC 1.045 - 4.434 2.191,17 1.045,00 2.100,00 3.660,44 4.433,63
São José do Rio Preto - SP 1.500 - 2.455 1.739,83 1.500,00 1.706,00 2.027,00 2.455,16
Iuna - ES 1.067 - 2.931 1.779,00 1.067,00 1.850,00 2.420,00 2.931,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.273 - 5.321 2.367,11 1.273,17 1.800,00 4.393,17 5.321,14
Rio de Janeiro 1.179 - 3.095 1.713,99 1.179,03 1.600,73 2.554,90 3.094,57
Santa Catarina 1.251 - 5.143 2.329,66 1.250,53 1.951,57 4.246,13 5.143,05
Minas Gerais 1.092 - 2.692 1.553,67 1.091,92 1.500,00 2.222,26 2.691,67
Distrito Federal 1.875 - 5.801 2.849,47 1.875,01 2.347,57 4.789,67 5.801,39
Paraná 1.212 - 2.719 1.651,29 1.211,87 1.550,00 2.244,54 2.718,66
Rio Grande do Sul 1.225 - 3.841 1.808,81 1.224,86 1.436,00 3.171,18 3.841,03
Bahia 1.077 - 2.477 1.398,91 1.077,40 1.280,31 2.045,33 2.477,37
Mato Grosso 1.158 - 3.749 1.893,08 1.158,00 1.571,54 3.095,12 3.748,90
Espírito Santo 1.129 - 3.454 1.941,80 1.128,55 1.868,88 2.851,24 3.453,51
Ceará 1.063 - 3.974 1.715,66 1.063,22 1.112,00 3.281,01 3.974,06
Goiás 1.045 - 3.216 1.590,86 1.045,00 1.336,00 2.655,45 3.216,36
Mato Grosso do Sul 1.064 - 2.457 1.538,54 1.063,75 1.600,00 2.028,75 2.457,28
Amazonas 1.537 - 3.622 2.372,67 1.536,56 2.430,00 2.990,00 3.621,58
Pernambuco 1.170 - 2.188 1.477,14 1.170,00 1.420,00 1.806,23 2.187,76
Pará 1.186 - 2.422 1.552,65 1.186,25 1.500,00 2.000,00 2.422,46
Alagoas 1.096 - 1.817 1.345,05 1.095,66 1.314,80 1.500,00 1.816,85
Rondônia 1.179 - 4.027 1.984,49 1.179,00 2.090,00 3.324,33 4.026,53


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de microfone (boom man)

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • comunicar-se;
  • tratar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • orçar evento;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • lidar com imprevistos;
    • passar o som (sound check);
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • embalar equipamentos;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • cumprir roteiro do evento;
    • trabalhar em equipe;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • interagir com o público;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • gerar master;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • demonstrar paciência;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • adequar repertório ao público;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • editar registros sonoros;
    • discutir briefing do evento;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • orientar microfonista e assistente;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar iniciativa;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • participar de reunião com área de produção;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • configurar sistemas de gravação;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • organizar repertório;
    • selecionar registros sonoros;
    • definir mapa de palco e input list;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • equalizar registros sonoros;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • trabalhar sob pressão;
    • gerenciar repertório;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • mixar músicas;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • operar equipamentos específicos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • sugerir fornecedores;
    • interagir com áreas afins;
    • conduzir a pista;
    • limpar equipamentos;
    • monitorar sinais gravados;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • trabalhar com precisão;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • inserir áudio descrição;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • mixar banda musical;
    • selecionar repertório;
    • identificar público alvo;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • definir padrões de sincronismo;
    • analisar sinais de áudio;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • divulgar trabalho;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • selecionar estilos musicais;
    • demonstrar concentração;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • analisar ambiente de gravação;
    • mapear pistas de gravação;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • escolher meio de registro (mídia);


    Setores que mais contratam Operador de microfone (boom man) no mercado de trabalho

    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Produção musical
    • Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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