Salário para o cargo de Operador de microfone (boom man)
CBO 3741-25 > Técnicos em áudio

Operador de microfone (boom man) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de microfone (boom man)

Um Operador de microfone (boom man) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.310,03 e R$ 4.004,70, com a média salarial de R$ 1.972,92 e o salário mediana em R$ 1.631,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de microfone (boom man)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,92 23.675,06 493,23 9,58
1º Quartil 1.310,03 15.720,34 327,51 6,36
Salário Mediana 1.631,00 19.572,00 407,75 7,92
3º Quartil 3.054,15 36.649,84 763,54 14,83
Teto Salarial 4.004,70 48.056,37 1.001,17 19,45


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.172 - 3.029 1.683,71 1.172,04 1.576,99 2.500,93 3.029,20
São Paulo - SP 1.401 - 5.448 2.539,37 1.400,57 2.000,00 4.497,99 5.448,10
Brasília - DF 1.875 - 5.801 2.849,47 1.875,01 2.347,57 4.789,67 5.801,39
Florianópolis - SC 1.791 - 6.772 3.539,67 1.790,71 3.124,44 5.590,83 6.771,78
Belo Horizonte - MG 1.217 - 3.113 1.864,74 1.216,53 1.895,47 2.570,06 3.112,94
Salvador - BA 1.079 - 2.219 1.318,07 1.079,44 1.136,18 1.831,67 2.218,57
Fortaleza - CE 1.068 - 4.429 1.759,79 1.067,77 1.112,00 3.656,63 4.429,02
Manaus - AM 1.537 - 3.622 2.372,67 1.536,56 2.430,00 2.990,00 3.621,58
Curitiba - PR 1.284 - 2.790 1.716,79 1.284,43 1.752,35 2.303,26 2.789,78
Cuiabá - MT 1.488 - 3.047 1.895,22 1.487,67 1.787,79 2.515,50 3.046,85
Porto Alegre - RS 1.303 - 4.910 2.298,52 1.302,83 1.839,46 4.053,99 4.910,31
Campo Grande - MS 1.160 - 2.492 1.579,86 1.160,00 1.600,00 2.057,50 2.492,11
Biguaçu - SC 1.459 - 2.941 1.887,36 1.459,00 1.939,00 2.428,00 2.940,87
São Jose - SC 1.205 - 2.332 1.491,30 1.205,00 1.417,61 1.924,97 2.331,58
Criciúma - SC 1.205 - 2.931 1.825,27 1.205,00 1.711,39 2.420,16 2.931,37
Diadema - SP 1.176 - 2.422 1.415,57 1.176,00 1.176,00 2.000,00 2.422,46
Vitoria - ES 1.362 - 3.757 2.216,27 1.361,74 2.202,39 3.101,49 3.756,62
São José do Rio Preto - SP 1.500 - 2.455 1.739,83 1.500,00 1.706,00 2.027,00 2.455,16
Foz do Iguaçu - PR 1.094 - 3.101 1.713,49 1.093,75 1.663,20 2.560,00 3.100,75
Joinville - SC 1.045 - 4.434 2.191,17 1.045,00 2.100,00 3.660,44 4.433,63


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.273 - 5.321 2.367,11 1.273,17 1.800,00 4.393,17 5.321,14
Rio de Janeiro 1.179 - 3.095 1.713,99 1.179,03 1.600,73 2.554,90 3.094,57
Santa Catarina 1.251 - 5.143 2.329,66 1.250,53 1.951,57 4.246,13 5.143,05
Minas Gerais 1.092 - 2.692 1.553,67 1.091,92 1.500,00 2.222,26 2.691,67
Distrito Federal 1.875 - 5.801 2.849,47 1.875,01 2.347,57 4.789,67 5.801,39
Paraná 1.212 - 2.719 1.651,29 1.211,87 1.550,00 2.244,54 2.718,66
Rio Grande do Sul 1.225 - 3.841 1.808,81 1.224,86 1.436,00 3.171,18 3.841,03
Bahia 1.077 - 2.477 1.398,91 1.077,40 1.280,31 2.045,33 2.477,37
Mato Grosso 1.158 - 3.749 1.893,08 1.158,00 1.571,54 3.095,12 3.748,90
Espírito Santo 1.129 - 3.454 1.941,80 1.128,55 1.868,88 2.851,24 3.453,51
Ceará 1.063 - 3.974 1.715,66 1.063,22 1.112,00 3.281,01 3.974,06
Goiás 1.045 - 3.216 1.590,86 1.045,00 1.336,00 2.655,45 3.216,36
Mato Grosso do Sul 1.064 - 2.457 1.538,54 1.063,75 1.600,00 2.028,75 2.457,28
Amazonas 1.537 - 3.622 2.372,67 1.536,56 2.430,00 2.990,00 3.621,58
Pernambuco 1.170 - 2.188 1.477,14 1.170,00 1.420,00 1.806,23 2.187,76
Rondônia 1.179 - 4.027 1.984,49 1.179,00 2.090,00 3.324,33 4.026,53
Pará 1.186 - 2.422 1.552,65 1.186,25 1.500,00 2.000,00 2.422,46
Alagoas 1.096 - 1.817 1.345,05 1.095,66 1.314,80 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de microfone (boom man)

Técnicos em áudio devem:

  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar sistemas de sonorização;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;
  • comunicar-se;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • orçar evento;
    • equalizar registros sonoros;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • sugerir fornecedores;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • lidar com imprevistos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar registros sonoros;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • alinhar sistemas de gravação;
    • demonstrar iniciativa;
    • configurar sistemas de gravação;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar criatividade;
    • definir mapa de palco e input list;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • analisar sinais de áudio;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • interagir com o público;
    • trabalhar sob pressão;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • configurar sistemas de sonorização;
    • orientar microfonista e assistente;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • participar de reunião com área de produção;
    • analisar ambiente de gravação;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar concentração;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • mixar banda musical;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • embalar equipamentos;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • mixar músicas;
    • demonstrar paciência;
    • organizar repertório;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • interagir com áreas afins;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • limpar equipamentos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar repertório;
    • definir padrões de sincronismo;
    • operar equipamentos específicos;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • cumprir roteiro do evento;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • discutir briefing do evento;
    • passar o som (sound check);
    • minimizar ruídos e distorções;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • trabalhar com precisão;
    • mapear pistas de gravação;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • identificar público alvo;
    • gerenciar repertório;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • adequar repertório ao público;
    • gerar master;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • inserir áudio descrição;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • divulgar trabalho;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • conduzir a pista;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • monitorar sinais gravados;
    • selecionar estilos musicais;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;


    Setores que mais contratam Operador de microfone (boom man) no mercado de trabalho

    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Produção musical
    • Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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