Salário para o cargo de Operador de microfone (boom man)
CBO 3741-25 > Técnicos em áudio

Operador de microfone (boom man) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de microfone (boom man)

Um Operador de microfone (boom man) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.155,03 e R$ 4.416,58, com a média salarial de R$ 1.972,92 e o salário mediana em R$ 1.631,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de microfone (boom man)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.972,92 23.675,06 493,23 9,58
1º Quartil 1.155,03 13.860,41 288,76 5,61
Salário Mediana 1.631,00 19.572,00 407,75 7,92
3º Quartil 3.368,27 40.419,26 842,07 16,36
Teto Salarial 4.416,58 52.998,95 1.104,14 21,45


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.172 - 3.029 1.683,71 1.172,04 1.576,99 2.500,93 3.029,20
São Paulo - SP 1.401 - 5.448 2.539,37 1.400,57 2.000,00 4.497,99 5.448,10
Brasília - DF 1.875 - 5.801 2.849,47 1.875,01 2.347,57 4.789,67 5.801,39
Florianópolis - SC 1.791 - 6.772 3.539,67 1.790,71 3.124,44 5.590,83 6.771,78
Belo Horizonte - MG 1.217 - 3.113 1.864,74 1.216,53 1.895,47 2.570,06 3.112,94
Fortaleza - CE 1.068 - 4.429 1.759,79 1.067,77 1.112,00 3.656,63 4.429,02
Salvador - BA 1.079 - 2.219 1.318,07 1.079,44 1.136,18 1.831,67 2.218,57
Manaus - AM 1.537 - 3.622 2.372,67 1.536,56 2.430,00 2.990,00 3.621,58
Cuiabá - MT 1.488 - 3.047 1.895,22 1.487,67 1.787,79 2.515,50 3.046,85
Curitiba - PR 1.284 - 2.790 1.716,79 1.284,43 1.752,35 2.303,26 2.789,78
Campo Grande - MS 1.160 - 2.492 1.579,86 1.160,00 1.600,00 2.057,50 2.492,11
Porto Alegre - RS 1.303 - 4.910 2.298,52 1.302,83 1.839,46 4.053,99 4.910,31
Biguaçu - SC 1.459 - 2.941 1.887,36 1.459,00 1.939,00 2.428,00 2.940,87
São Jose - SC 1.205 - 2.332 1.491,30 1.205,00 1.417,61 1.924,97 2.331,58
Diadema - SP 1.176 - 2.422 1.415,57 1.176,00 1.176,00 2.000,00 2.422,46
Vitoria - ES 1.362 - 3.757 2.216,27 1.361,74 2.202,39 3.101,49 3.756,62
Criciúma - SC 1.205 - 2.931 1.825,27 1.205,00 1.711,39 2.420,16 2.931,37
Joinville - SC 1.045 - 4.434 2.191,17 1.045,00 2.100,00 3.660,44 4.433,63
Iuna - ES 1.067 - 2.931 1.779,00 1.067,00 1.850,00 2.420,00 2.931,18
Foz do Iguaçu - PR 1.094 - 3.101 1.713,49 1.093,75 1.663,20 2.560,00 3.100,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.273 - 5.321 2.367,11 1.273,17 1.800,00 4.393,17 5.321,14
Rio de Janeiro 1.179 - 3.095 1.713,99 1.179,03 1.600,73 2.554,90 3.094,57
Santa Catarina 1.251 - 5.143 2.329,66 1.250,53 1.951,57 4.246,13 5.143,05
Minas Gerais 1.092 - 2.692 1.553,67 1.091,92 1.500,00 2.222,26 2.691,67
Distrito Federal 1.875 - 5.801 2.849,47 1.875,01 2.347,57 4.789,67 5.801,39
Paraná 1.212 - 2.719 1.651,29 1.211,87 1.550,00 2.244,54 2.718,66
Rio Grande do Sul 1.225 - 3.841 1.808,81 1.224,86 1.436,00 3.171,18 3.841,03
Bahia 1.077 - 2.477 1.398,91 1.077,40 1.280,31 2.045,33 2.477,37
Mato Grosso 1.158 - 3.749 1.893,08 1.158,00 1.571,54 3.095,12 3.748,90
Espírito Santo 1.129 - 3.454 1.941,80 1.128,55 1.868,88 2.851,24 3.453,51
Ceará 1.063 - 3.974 1.715,66 1.063,22 1.112,00 3.281,01 3.974,06
Goiás 1.045 - 3.216 1.590,86 1.045,00 1.336,00 2.655,45 3.216,36
Mato Grosso do Sul 1.064 - 2.457 1.538,54 1.063,75 1.600,00 2.028,75 2.457,28
Amazonas 1.537 - 3.622 2.372,67 1.536,56 2.430,00 2.990,00 3.621,58
Pernambuco 1.170 - 2.188 1.477,14 1.170,00 1.420,00 1.806,23 2.187,76
Alagoas 1.096 - 1.817 1.345,05 1.095,66 1.314,80 1.500,00 1.816,85
Pará 1.186 - 2.422 1.552,65 1.186,25 1.500,00 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.179 - 4.027 1.984,49 1.179,00 2.090,00 3.324,33 4.026,53


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de microfone (boom man)

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de sonorização;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;
  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;

  • Atividades

    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • selecionar estilos musicais;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • gerar master;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar flexibilidade;
    • cumprir roteiro do evento;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • selecionar registros sonoros;
    • mixar banda musical;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • definir mapa de palco e input list;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar paciência;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • adequar repertório ao público;
    • orçar evento;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • demonstrar concentração;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • organizar repertório;
    • interagir com áreas afins;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • discutir briefing do evento;
    • interagir com o público;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • participar de reunião com área de produção;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • trabalhar com precisão;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • embalar equipamentos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • editar registros sonoros;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • demonstrar iniciativa;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • configurar sistemas de gravação;
    • operar equipamentos específicos;
    • inserir áudio descrição;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • mixar músicas;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • selecionar repertório;
    • sugerir fornecedores;
    • orientar microfonista e assistente;
    • gerenciar repertório;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • equalizar registros sonoros;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • analisar ambiente de gravação;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • mapear pistas de gravação;
    • identificar público alvo;
    • passar o som (sound check);
    • lidar com imprevistos;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • escolher meio de registro (mídia);
    • definir padrões de sincronismo;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • limpar equipamentos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • conduzir a pista;
    • divulgar trabalho;
    • analisar sinais de áudio;
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Operador de microfone (boom man) no mercado de trabalho

    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Produção musical
    • Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: