Salário para o cargo de Projetista de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Projetista de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Projetista de som

Um Projetista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.334,75 e R$ 4.853,23, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.334,75 16.017,00 333,69 6,32
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 3.701,28 44.415,38 925,32 17,51
Teto Salarial 4.853,23 58.238,77 1.213,31 22,97


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Projetista de som

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • compilar registros sonoros;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • mixar músicas;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • sugerir fornecedores;
    • organizar repertório;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar criatividade;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • lidar com imprevistos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • interagir com áreas afins;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • selecionar estilos musicais;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • monitorar sinais gravados;
    • cumprir roteiro do evento;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • operar equipamentos específicos;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • configurar sistemas de gravação;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • orientar microfonista e assistente;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar flexibilidade;
    • trabalhar sob pressão;
    • selecionar repertório;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • gerar master;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • limpar equipamentos;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • inserir áudio descrição;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • passar o som (sound check);
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • selecionar registros sonoros;
    • adequar repertório ao público;
    • demonstrar iniciativa;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • mixar banda musical;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • substituir equipamentos com defeito;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • divulgar trabalho;
    • orçar evento;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • interagir com o público;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar com precisão;
    • conduzir a pista;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • demonstrar concentração;
    • participar de reunião com área de produção;
    • embalar equipamentos;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • equalizar registros sonoros;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • analisar sinais de áudio;
    • analisar ambiente de gravação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar paciência;
    • discutir briefing do evento;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • gerenciar repertório;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • definir mapa de palco e input list;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • editar registros sonoros;
    • mapear pistas de gravação;
    • definir padrões de sincronismo;


    Setores que mais contratam Projetista de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de organizações religiosas
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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