Quanto ganha um Projetista de som
Um Projetista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.221,70 | 26.660,39 | 555,42 | 10,51 |
1º Quartil | 1.193,58 | 14.322,90 | 298,39 | 5,65 |
Salário Mediana | 1.676,45 | 20.117,40 | 419,11 | 7,93 |
3º Quartil | 4.149,49 | 49.793,92 | 1.037,37 | 19,64 |
Teto Salarial | 5.440,94 | 65.291,28 | 1.360,24 | 25,75 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
- Técnicos em áudio
Cargos relacionados:
- Disc jóquei
- Assistente de estúdio (gravação de áudio)
- Técnico de mixagem
- Técnico em instalação de equipamentos de áudio
- Técnico em gravação de áudio
- Projetista de sistemas de áudio
- Técnico em masterização de áudio
- Dj (disc jockey)
- Auxiliar de estúdio
- Operador de estúdio (gravação de áudio)
- Técnico de gravação de áudio
- Auxiliar técnico de montagem
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Santo André - SP | 1.351 - 3.960 | 1.917,28 | 1.350,81 | 1.363,92 | 3.269,03 | 3.959,55 |
São Paulo - SP | 1.940 - 5.421 | 3.114,70 | 1.939,93 | 3.250,27 | 4.475,65 | 5.421,04 |
Goiânia - GO | 1.236 - 4.647 | 2.243,89 | 1.236,10 | 1.800,28 | 3.836,39 | 4.646,75 |
Foz do Iguaçu - PR | 1.378 - 3.414 | 2.203,72 | 1.377,86 | 2.411,09 | 2.818,56 | 3.413,92 |
Porto Alegre - RS | 1.239 - 2.707 | 1.754,69 | 1.239,46 | 1.542,00 | 2.235,00 | 2.707,10 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.233 - 5.524 | 2.504,85 | 1.232,69 | 2.141,84 | 4.560,97 | 5.524,38 |
Paraná | 1.238 - 3.085 | 1.816,87 | 1.237,62 | 1.791,95 | 2.546,91 | 3.084,90 |
Goiás | 1.213 - 4.647 | 2.148,99 | 1.212,70 | 1.700,55 | 3.836,39 | 4.646,75 |
Minas Gerais | 1.223 - 3.610 | 1.836,69 | 1.222,50 | 1.600,00 | 2.980,22 | 3.609,73 |
Rio Grande do Sul | 1.218 - 2.707 | 1.579,88 | 1.217,97 | 1.449,15 | 2.235,00 | 2.707,10 |
Rio de Janeiro | 1.262 - 2.748 | 1.768,82 | 1.262,00 | 1.867,93 | 2.268,41 | 2.747,57 |
Principais locais de trabalho
Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio
Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Projetista de som
Técnicos em áudio devem:
Atividades
- testar funcionamento de equipamentos;
- demonstrar iniciativa;
- mixar músicas;
- demonstrar concentração;
- arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
- controlar dinâmica de registros sonoros;
- conferir uniformidade de distribuição de áudio;
- demonstrar capacidade de encontrar soluções;
- captar sinais de áudio para sistema de gravação;
- configurar sistemas de sonorização;
- misturar sinais de fontes de áudio;
- demonstrar criatividade;
- analisar registros sonoros mixados;
- sugerir fornecedores;
- ajustar estruturas de ganho de sistema;
- equalizar registros sonoros;
- demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
- sublimar gosto musical pessoal;
- sincronizar músicas na mesma batida;
- verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
- especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
- adequar repertório ao público;
- pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
- analisar ambiente de gravação;
- apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
- demonstrar sensibilidade musical;
- definir padrões de sincronismo;
- manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
- selecionar estilos musicais;
- operar equipamentos específicos;
- checar níveis de interferência em sistema;
- verificar dimensões físicas do local;
- discutir briefing do evento;
- substituir equipamentos com defeito;
- pesquisar trilhas sonoras;
- minimizar ruídos e distorções;
- mapear pistas de gravação;
- identificar parâmetros acústicos do local;
- gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
- arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
- colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
- gravar sinais em meio de registro (mídia);
- editar registros sonoros;
- divulgar trabalho;
- equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
- conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
- alinhar sistemas de gravação;
- conectar/desconectar sinais de áudio;
- configurar sistemas de gravação;
- mixar banda musical;
- demonstrar flexibilidade;
- definir mapa de palco e input list;
- selecionar repertório;
- selecionar registros sonoros;
- interagir com áreas afins;
- definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
- orçar evento;
- participar de reunião com área de produção;
- identificar público alvo;
- executar projeto de instalação de equipamentos;
- demonstrar acuidade auditiva;
- equilibrar sinais de fontes de áudio;
- emular ambientes em registros sonoros;
- pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
- instalar/desinstalar transdutores;
- interagir com o público;
- demonstrar paciência;
- avaliar qualidade do produto sonoro;
- demonstrar capacidade de organização;
- monitorar sinais gravados;
- selecionar equipamentos de áudio;
- supervisionar transporte de equipamentos;
- orientar microfonista e assistente;
- limpar equipamentos;
- preparar sistema de monitoração para gravação;
- alinhar sistemas de sonorização;
- ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
- passar o som (sound check);
- lidar com imprevistos;
- analisar sinais de áudio;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
- embalar equipamentos;
- adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
- demonstrar capacidade de memorização;
- acionar serviço de manutenção de equipamentos;
- definir demanda de energia elétrica de sistema;
- encaminhar programação musical para ecad;
- escolher meio de registro (mídia);
- analisar roteiro de programação musical;
- conferir funcionamento de sistema de áudio;
- gerenciar repertório;
- marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
- inserir áudio descrição;
- distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
- transferir registros sonoros para locais predefinidos;
- conduzir a pista;
- conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
- cumprir roteiro do evento;
- selecionar transdutores eletroacústicos;
- definir necessidades técnicas do evento;
- posicionar transdutores eletroacústicos;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar efeitos sonoros (foley);
- organizar repertório;
- gerar master;
- posicionar equipamentos de áudio;
- trabalhar com precisão;
Setores que mais contratam Projetista de som no mercado de trabalho
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
- Atividades de sonorização e de iluminação
- Comércio varejista de móveis
- Atividades de gravação de som e de edição de música
- Atividades de organizações religiosas
- Produção musical
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
- Hotéis
- Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br