Salário para o cargo de Projetista de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Projetista de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Projetista de som

Um Projetista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Projetista de som

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de gravação;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • comunicar-se;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • compilar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;

  • Atividades

    • testar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • mixar músicas;
    • demonstrar concentração;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • sugerir fornecedores;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • equalizar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • adequar repertório ao público;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • analisar ambiente de gravação;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • definir padrões de sincronismo;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • selecionar estilos musicais;
    • operar equipamentos específicos;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • discutir briefing do evento;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • mapear pistas de gravação;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • editar registros sonoros;
    • divulgar trabalho;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • configurar sistemas de gravação;
    • mixar banda musical;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir mapa de palco e input list;
    • selecionar repertório;
    • selecionar registros sonoros;
    • interagir com áreas afins;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • orçar evento;
    • participar de reunião com área de produção;
    • identificar público alvo;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • interagir com o público;
    • demonstrar paciência;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar sinais gravados;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • orientar microfonista e assistente;
    • limpar equipamentos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • passar o som (sound check);
    • lidar com imprevistos;
    • analisar sinais de áudio;
    • trabalhar sob pressão;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • embalar equipamentos;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • analisar roteiro de programação musical;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • gerenciar repertório;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • inserir áudio descrição;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • conduzir a pista;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • cumprir roteiro do evento;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • organizar repertório;
    • gerar master;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • trabalhar com precisão;


    Setores que mais contratam Projetista de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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