Salário para o cargo de Projetista de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Projetista de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Projetista de som

Um Projetista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Projetista de som

Técnicos em áudio devem:

  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;
  • comunicar-se;
  • compilar registros sonoros;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • identificar público alvo;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • limpar equipamentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • interagir com áreas afins;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • passar o som (sound check);
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • participar de reunião com área de produção;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • definir mapa de palco e input list;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • selecionar repertório;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • mapear pistas de gravação;
    • orientar microfonista e assistente;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • demonstrar concentração;
    • lidar com imprevistos;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • organizar repertório;
    • configurar sistemas de gravação;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • equalizar registros sonoros;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • monitorar sinais gravados;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • definir padrões de sincronismo;
    • selecionar registros sonoros;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • discutir briefing do evento;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • sugerir fornecedores;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • analisar ambiente de gravação;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • alinhar sistemas de gravação;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • trabalhar sob pressão;
    • trabalhar em equipe;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • operar equipamentos específicos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • verificar dimensões físicas do local;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • editar registros sonoros;
    • interagir com o público;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • gerar master;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • embalar equipamentos;
    • demonstrar paciência;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • selecionar estilos musicais;
    • cumprir roteiro do evento;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • mixar banda musical;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • analisar sinais de áudio;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • divulgar trabalho;
    • adequar repertório ao público;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • inserir áudio descrição;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • gerenciar repertório;
    • orçar evento;
    • conduzir a pista;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • mixar músicas;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • trabalhar com precisão;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;


    Setores que mais contratam Projetista de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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