Salário para o cargo de Projetista de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Projetista de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Projetista de som

Um Projetista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Projetista de som

Técnicos em áudio devem:

  • compilar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;

  • Atividades

    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • demonstrar criatividade;
    • mixar músicas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • editar registros sonoros;
    • selecionar estilos musicais;
    • monitorar sinais gravados;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • trabalhar sob pressão;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • mapear pistas de gravação;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • interagir com áreas afins;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • analisar roteiro de programação musical;
    • passar o som (sound check);
    • analisar sinais de áudio;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar paciência;
    • configurar sistemas de gravação;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • organizar repertório;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • operar equipamentos específicos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar repertório;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • definir mapa de palco e input list;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • participar de reunião com área de produção;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • trabalhar em equipe;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • selecionar registros sonoros;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • equalizar registros sonoros;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • divulgar trabalho;
    • cumprir roteiro do evento;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • limpar equipamentos;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • orçar evento;
    • lidar com imprevistos;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • identificar público alvo;
    • inserir áudio descrição;
    • discutir briefing do evento;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • orientar microfonista e assistente;
    • embalar equipamentos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar iniciativa;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • mixar banda musical;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • analisar ambiente de gravação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • sugerir fornecedores;
    • trabalhar com precisão;
    • gerenciar repertório;
    • demonstrar concentração;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • interagir com o público;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • definir padrões de sincronismo;
    • conduzir a pista;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • gerar master;
    • adequar repertório ao público;


    Setores que mais contratam Projetista de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Comércio varejista de móveis
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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