Salário para o cargo de Auxiliar de estúdio
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Auxiliar de estúdio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Auxiliar de estúdio

Um Auxiliar de estúdio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de estúdio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de estúdio

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • compilar registros sonoros;
  • comunicar-se;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • tratar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;

  • Atividades

    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • analisar ambiente de gravação;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • sugerir fornecedores;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • trabalhar com precisão;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • embalar equipamentos;
    • equalizar registros sonoros;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • identificar público alvo;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • demonstrar paciência;
    • adequar repertório ao público;
    • analisar sinais de áudio;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • selecionar estilos musicais;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • definir padrões de sincronismo;
    • gerenciar repertório;
    • mapear pistas de gravação;
    • selecionar registros sonoros;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • cumprir roteiro do evento;
    • monitorar sinais gravados;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • mixar músicas;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • conduzir a pista;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gerar master;
    • orçar evento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • passar o som (sound check);
    • demonstrar concentração;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • discutir briefing do evento;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • mixar banda musical;
    • editar registros sonoros;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • divulgar trabalho;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • interagir com o público;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • organizar repertório;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • trabalhar sob pressão;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • substituir equipamentos com defeito;
    • limpar equipamentos;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • operar equipamentos específicos;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • definir mapa de palco e input list;
    • orientar microfonista e assistente;
    • participar de reunião com área de produção;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • interagir com áreas afins;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • inserir áudio descrição;
    • demonstrar criatividade;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • selecionar repertório;
    • lidar com imprevistos;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • demonstrar iniciativa;
    • configurar sistemas de gravação;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;


    Setores que mais contratam Auxiliar de estúdio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens