Salário para o cargo de Sound designer
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Sound designer - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Sound designer

Um Sound designer trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.334,75 e R$ 4.853,23, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sound designer

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.334,75 16.017,00 333,69 6,32
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 3.701,28 44.415,38 925,32 17,51
Teto Salarial 4.853,23 58.238,77 1.213,31 22,97


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Sound designer

Técnicos em áudio devem:

  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • comunicar-se;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;

  • Atividades

    • alinhar sistemas de sonorização;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • definir mapa de palco e input list;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar concentração;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar estilos musicais;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • adequar repertório ao público;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • mixar banda musical;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • gerar master;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • mixar músicas;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • interagir com áreas afins;
    • definir padrões de sincronismo;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • selecionar registros sonoros;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • organizar repertório;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • interagir com o público;
    • analisar sinais de áudio;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • trabalhar sob pressão;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • orientar microfonista e assistente;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • monitorar sinais gravados;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • embalar equipamentos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • operar equipamentos específicos;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • inserir áudio descrição;
    • discutir briefing do evento;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • alinhar sistemas de gravação;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • divulgar trabalho;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar criatividade;
    • limpar equipamentos;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • equalizar registros sonoros;
    • cumprir roteiro do evento;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • analisar ambiente de gravação;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • mapear pistas de gravação;
    • gerenciar repertório;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • identificar público alvo;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • trabalhar com precisão;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • sugerir fornecedores;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • demonstrar paciência;
    • configurar sistemas de gravação;
    • passar o som (sound check);
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • lidar com imprevistos;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • selecionar repertório;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • orçar evento;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conduzir a pista;


    Setores que mais contratam Sound designer no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Comércio varejista de móveis
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Atividades de rádio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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