Salário para o cargo de Sound designer
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Sound designer - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Sound designer

Um Sound designer trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sound designer

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Sound designer

Técnicos em áudio devem:

  • tratar registros sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;
  • compilar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;

  • Atividades

    • demonstrar concentração;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • identificar público alvo;
    • gerar master;
    • sugerir fornecedores;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • analisar ambiente de gravação;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • participar de reunião com área de produção;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • mixar músicas;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • monitorar sinais gravados;
    • inserir áudio descrição;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • mixar banda musical;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • selecionar estilos musicais;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • orçar evento;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • gerenciar repertório;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • discutir briefing do evento;
    • cumprir roteiro do evento;
    • operar equipamentos específicos;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • configurar sistemas de gravação;
    • trabalhar em equipe;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • embalar equipamentos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • selecionar registros sonoros;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • conduzir a pista;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • interagir com áreas afins;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • definir padrões de sincronismo;
    • orientar microfonista e assistente;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • organizar repertório;
    • definir mapa de palco e input list;
    • selecionar repertório;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • demonstrar iniciativa;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • divulgar trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • adequar repertório ao público;
    • passar o som (sound check);
    • demonstrar flexibilidade;
    • equalizar registros sonoros;
    • analisar sinais de áudio;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • mapear pistas de gravação;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • interagir com o público;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • lidar com imprevistos;
    • editar registros sonoros;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • trabalhar com precisão;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • limpar equipamentos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • analisar registros sonoros mixados;


    Setores que mais contratam Sound designer no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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