Salário para o cargo de Diretor de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Diretor de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Diretor de som

Um Diretor de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.334,75 e R$ 4.853,23, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.334,75 16.017,00 333,69 6,32
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 3.701,28 44.415,38 925,32 17,51
Teto Salarial 4.853,23 58.238,77 1.213,31 22,97


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Diretor de som

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de sonorização;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • comunicar-se;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • compilar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • encaminhar programação musical para ecad;
    • participar de reunião com área de produção;
    • organizar repertório;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • definir padrões de sincronismo;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • demonstrar paciência;
    • discutir briefing do evento;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • trabalhar em equipe;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • selecionar estilos musicais;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • cumprir roteiro do evento;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar microfonista e assistente;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • lidar com imprevistos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • divulgar trabalho;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • editar registros sonoros;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • mixar músicas;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • selecionar repertório;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • passar o som (sound check);
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • analisar ambiente de gravação;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • interagir com o público;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar concentração;
    • definir mapa de palco e input list;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • substituir equipamentos com defeito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar sinais de áudio;
    • monitorar sinais gravados;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • sugerir fornecedores;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • embalar equipamentos;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • mixar banda musical;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • gerar master;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • inserir áudio descrição;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • selecionar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • orçar evento;
    • adequar repertório ao público;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • mapear pistas de gravação;
    • configurar sistemas de gravação;
    • equalizar registros sonoros;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • limpar equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • trabalhar com precisão;
    • operar equipamentos específicos;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • gerenciar repertório;
    • conduzir a pista;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • interagir com áreas afins;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • trabalhar sob pressão;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);


    Setores que mais contratam Diretor de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Comércio varejista de móveis
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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