Salário para o cargo de Diretor de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Diretor de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Diretor de som

Um Diretor de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Diretor de som

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • compilar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • comunicar-se;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • tratar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;

  • Atividades

    • trabalhar sob pressão;
    • operar equipamentos específicos;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • participar de reunião com área de produção;
    • demonstrar concentração;
    • demonstrar paciência;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • configurar sistemas de gravação;
    • discutir briefing do evento;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • interagir com o público;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • equalizar registros sonoros;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • lidar com imprevistos;
    • mapear pistas de gravação;
    • interagir com áreas afins;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • embalar equipamentos;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • analisar ambiente de gravação;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • analisar sinais de áudio;
    • definir mapa de palco e input list;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • gerar master;
    • passar o som (sound check);
    • mixar banda musical;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • selecionar repertório;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • organizar repertório;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • orientar microfonista e assistente;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • editar registros sonoros;
    • limpar equipamentos;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • gerenciar repertório;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • demonstrar criatividade;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • orçar evento;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • selecionar registros sonoros;
    • sugerir fornecedores;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar estilos musicais;
    • divulgar trabalho;
    • monitorar sinais gravados;
    • conduzir a pista;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • trabalhar com precisão;
    • cumprir roteiro do evento;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • identificar público alvo;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar iniciativa;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • inserir áudio descrição;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • analisar roteiro de programação musical;
    • definir padrões de sincronismo;
    • mixar músicas;
    • adequar repertório ao público;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • instalar/desinstalar transdutores;


    Setores que mais contratam Diretor de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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