Salário para o cargo de Diretor de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Diretor de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Diretor de som

Um Diretor de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Diretor de som

Técnicos em áudio devem:

  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de sonorização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • trabalhar com precisão;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • limpar equipamentos;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar estilos musicais;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • passar o som (sound check);
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • demonstrar iniciativa;
    • configurar sistemas de gravação;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • editar registros sonoros;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • discutir briefing do evento;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • inserir áudio descrição;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • demonstrar criatividade;
    • mixar músicas;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • trabalhar sob pressão;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • lidar com imprevistos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • identificar público alvo;
    • mapear pistas de gravação;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar paciência;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • analisar sinais de áudio;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • cumprir roteiro do evento;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • gerar master;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • operar equipamentos específicos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • interagir com áreas afins;
    • mixar banda musical;
    • analisar ambiente de gravação;
    • participar de reunião com área de produção;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • definir mapa de palco e input list;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • orientar microfonista e assistente;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • selecionar registros sonoros;
    • interagir com o público;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • equalizar registros sonoros;
    • divulgar trabalho;
    • embalar equipamentos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • conduzir a pista;
    • demonstrar concentração;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • organizar repertório;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • sugerir fornecedores;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gerenciar repertório;
    • definir padrões de sincronismo;
    • monitorar sinais gravados;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • orçar evento;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • adequar repertório ao público;
    • emular ambientes em registros sonoros;


    Setores que mais contratam Diretor de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Comércio varejista de móveis
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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