Salário para o cargo de Assistente de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Assistente de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Assistente de estúdio (gravação de áudio)

Um Assistente de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar sistemas de sonorização;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;

  • Atividades

    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • gerenciar repertório;
    • selecionar repertório;
    • trabalhar com precisão;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • analisar sinais de áudio;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • analisar registros sonoros mixados;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • participar de reunião com área de produção;
    • demonstrar flexibilidade;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • interagir com o público;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • divulgar trabalho;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • lidar com imprevistos;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • sugerir fornecedores;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • demonstrar paciência;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • mapear pistas de gravação;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • configurar sistemas de gravação;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • interagir com áreas afins;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • orientar microfonista e assistente;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • definir padrões de sincronismo;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • analisar ambiente de gravação;
    • mixar banda musical;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • selecionar registros sonoros;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • selecionar estilos musicais;
    • inserir áudio descrição;
    • cumprir roteiro do evento;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • trabalhar em equipe;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • discutir briefing do evento;
    • conduzir a pista;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • embalar equipamentos;
    • limpar equipamentos;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • demonstrar concentração;
    • operar equipamentos específicos;
    • organizar repertório;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • adequar repertório ao público;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • editar registros sonoros;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • definir mapa de palco e input list;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • demonstrar criatividade;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • monitorar sinais gravados;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • mixar músicas;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar iniciativa;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • gerar master;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • orçar evento;
    • trabalhar sob pressão;
    • equalizar registros sonoros;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;


    Setores que mais contratam Assistente de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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