Salário para o cargo de Assistente de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Assistente de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Assistente de estúdio (gravação de áudio)

Um Assistente de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de sonorização;
  • tratar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • comunicar-se;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • definir necessidades técnicas do evento;
    • equalizar registros sonoros;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • mixar banda musical;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • mixar músicas;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • divulgar trabalho;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • gerar master;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • interagir com o público;
    • interagir com áreas afins;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • passar o som (sound check);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar iniciativa;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar concentração;
    • operar equipamentos específicos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • lidar com imprevistos;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • orçar evento;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • inserir áudio descrição;
    • trabalhar sob pressão;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • selecionar repertório;
    • definir mapa de palco e input list;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • adequar repertório ao público;
    • trabalhar com precisão;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • discutir briefing do evento;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • orientar microfonista e assistente;
    • selecionar estilos musicais;
    • configurar sistemas de gravação;
    • conduzir a pista;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • selecionar registros sonoros;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • definir padrões de sincronismo;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • identificar público alvo;
    • embalar equipamentos;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • mapear pistas de gravação;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • analisar sinais de áudio;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar ambiente de gravação;
    • sugerir fornecedores;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar paciência;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • limpar equipamentos;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • organizar repertório;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • gerenciar repertório;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • cumprir roteiro do evento;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;


    Setores que mais contratam Assistente de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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