Salário para o cargo de Engenheiro de master
CBO 3741-15 > Técnicos em áudio

Engenheiro de master - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Engenheiro de master

Um Engenheiro de master trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.597,79 e R$ 3.789,35, com a média salarial de R$ 2.067,26 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Engenheiro de master

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.067,26 24.807,08 516,81 10,61
1º Quartil 1.597,79 19.173,47 399,45 8,20
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,24
3º Quartil 2.889,92 34.679,08 722,48 14,83
Teto Salarial 3.789,35 45.472,25 947,34 19,45


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.800 - 2.499 1.843,83 1.800,00 1.800,00 2.063,00 2.498,77
Balneário Camboriú - SC 1.597 - 2.422 1.799,40 1.597,00 1.900,00 2.000,00 2.422,46
Curitiba - PR 1.800 - 2.180 1.800,00 1.800,00 1.800,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.800 - 2.395 1.844,88 1.800,00 1.800,00 1.977,50 2.395,21
São Paulo 1.747 - 5.451 2.405,86 1.747,00 1.900,00 4.500,00 5.450,54
Santa Catarina 1.597 - 2.422 1.799,40 1.597,00 1.900,00 2.000,00 2.422,46
Paraná 1.800 - 2.180 1.800,00 1.800,00 1.800,00 1.800,00 2.180,21


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Engenheiro de master

Técnicos em áudio devem:

  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • definir necessidades técnicas do evento;
    • interagir com áreas afins;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • orçar evento;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conduzir a pista;
    • cumprir roteiro do evento;
    • selecionar estilos musicais;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • trabalhar com precisão;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • interagir com o público;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • demonstrar criatividade;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • sugerir fornecedores;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • selecionar repertório;
    • divulgar trabalho;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • analisar ambiente de gravação;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • configurar sistemas de gravação;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • identificar público alvo;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • equalizar registros sonoros;
    • definir padrões de sincronismo;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • monitorar sinais gravados;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • mixar banda musical;
    • mapear pistas de gravação;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • selecionar registros sonoros;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • limpar equipamentos;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • definir mapa de palco e input list;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • lidar com imprevistos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • discutir briefing do evento;
    • orientar microfonista e assistente;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • embalar equipamentos;
    • organizar repertório;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • editar registros sonoros;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • demonstrar concentração;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • mixar músicas;
    • demonstrar iniciativa;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • verificar dimensões físicas do local;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • inserir áudio descrição;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • analisar sinais de áudio;
    • gerenciar repertório;
    • gerar master;
    • adequar repertório ao público;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • operar equipamentos específicos;
    • demonstrar paciência;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • participar de reunião com área de produção;


    Setores que mais contratam Engenheiro de master no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Estúdios cinematográficos
    • Produção teatral
    • Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios
    • Serviços de mixagem sonora em produção audiovisual
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de exibição cinematográfica
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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