Salário para o cargo de Engenheiro de master
CBO 3741-15 > Técnicos em áudio

Engenheiro de master - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Engenheiro de master

Um Engenheiro de master trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.116,51 e R$ 2.457,00, com a média salarial de R$ 1.402,25 e o salário mediana em R$ 1.355,17 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Engenheiro de master

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.402,25 16.827,00 350,56 6,79
1º Quartil 1.116,51 13.398,07 279,13 5,40
Salário Mediana 1.355,17 16.262,04 338,79 6,56
3º Quartil 1.873,82 22.485,79 468,45 9,07
Teto Salarial 2.457,00 29.484,04 614,25 11,89


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.173 - 1.641 1.260,91 1.172,85 1.188,57 1.355,17 1.641,42
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Mauá - SP 1.991 - 2.877 2.100,69 1.991,25 2.027,89 2.375,27 2.877,00
Porto Velho - RO 1.077 - 1.979 1.357,61 1.077,00 1.500,00 1.633,91 1.979,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.175 - 2.168 1.383,38 1.175,47 1.355,17 1.790,06 2.168,17
Rondônia 1.052 - 1.898 1.222,41 1.052,42 1.092,90 1.566,96 1.897,94
Rio de Janeiro 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Pará 1.203 - 2.657 1.539,42 1.203,37 1.221,42 2.193,47 2.656,80
Mato Grosso 1.045 - 1.650 1.118,40 1.045,00 1.050,00 1.362,00 1.649,70


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Engenheiro de master

Técnicos em áudio devem:

  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de sonorização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de gravação;
  • compilar registros sonoros;

  • Atividades

    • mapear pistas de gravação;
    • selecionar estilos musicais;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • embalar equipamentos;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • demonstrar paciência;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • analisar sinais de áudio;
    • configurar sistemas de gravação;
    • orçar evento;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • cumprir roteiro do evento;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • equalizar registros sonoros;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • demonstrar iniciativa;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • limpar equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar concentração;
    • trabalhar sob pressão;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • definir mapa de palco e input list;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • trabalhar em equipe;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • inserir áudio descrição;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • analisar ambiente de gravação;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • discutir briefing do evento;
    • selecionar registros sonoros;
    • selecionar repertório;
    • mixar banda musical;
    • sugerir fornecedores;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • lidar com imprevistos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • definir padrões de sincronismo;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • conduzir a pista;
    • operar equipamentos específicos;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • monitorar sinais gravados;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • gerar master;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • divulgar trabalho;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • interagir com o público;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • interagir com áreas afins;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • mixar músicas;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • trabalhar com precisão;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gerenciar repertório;
    • organizar repertório;
    • adequar repertório ao público;
    • orientar microfonista e assistente;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • passar o som (sound check);
    • participar de reunião com área de produção;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Engenheiro de master no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Casas de festas e eventos
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Serviços de dublagem
    • Produção musical
    • Telecomunicações por satélite




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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