Salário para o cargo de Engenheiro de master
CBO 3741-15 > Técnicos em áudio

Engenheiro de master - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Engenheiro de master

Um Engenheiro de master trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,44 e R$ 2.327,80, com a média salarial de R$ 1.402,25 e o salário mediana em R$ 1.355,17 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Engenheiro de master

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.402,25 16.827,00 350,56 6,79
1º Quartil 1.172,44 14.069,27 293,11 5,68
Salário Mediana 1.355,17 16.262,04 338,79 6,56
3º Quartil 1.775,28 21.303,37 443,82 8,59
Teto Salarial 2.327,80 27.933,62 581,95 11,27


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.173 - 1.641 1.260,91 1.172,85 1.188,57 1.355,17 1.641,42
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Mauá - SP 1.991 - 2.877 2.100,69 1.991,25 2.027,89 2.375,27 2.877,00
Porto Velho - RO 1.077 - 1.979 1.357,61 1.077,00 1.500,00 1.633,91 1.979,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.175 - 2.168 1.383,38 1.175,47 1.355,17 1.790,06 2.168,17
Rondônia 1.052 - 1.898 1.222,41 1.052,42 1.092,90 1.566,96 1.897,94
Rio de Janeiro 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Pará 1.203 - 2.657 1.539,42 1.203,37 1.221,42 2.193,47 2.656,80
Mato Grosso 1.045 - 1.650 1.118,40 1.045,00 1.050,00 1.362,00 1.649,70


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Engenheiro de master

Técnicos em áudio devem:

  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • compilar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • comunicar-se;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • orçar evento;
    • definir mapa de palco e input list;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar iniciativa;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • orientar microfonista e assistente;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • gerar master;
    • divulgar trabalho;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • mixar banda musical;
    • interagir com áreas afins;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • demonstrar paciência;
    • analisar sinais de áudio;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • trabalhar em equipe;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • selecionar repertório;
    • selecionar registros sonoros;
    • sugerir fornecedores;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • limpar equipamentos;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • cumprir roteiro do evento;
    • passar o som (sound check);
    • gerenciar repertório;
    • interagir com o público;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • embalar equipamentos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • selecionar estilos musicais;
    • mixar músicas;
    • lidar com imprevistos;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • definir padrões de sincronismo;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • organizar repertório;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • editar registros sonoros;
    • configurar sistemas de gravação;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • demonstrar flexibilidade;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • participar de reunião com área de produção;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • mapear pistas de gravação;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • identificar público alvo;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • adequar repertório ao público;
    • equalizar registros sonoros;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • inserir áudio descrição;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar concentração;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • trabalhar com precisão;
    • discutir briefing do evento;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • conduzir a pista;
    • analisar ambiente de gravação;
    • operar equipamentos específicos;
    • trabalhar sob pressão;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • instalar/desinstalar transdutores;


    Setores que mais contratam Engenheiro de master no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Casas de festas e eventos
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Produção musical
    • Telecomunicações por satélite
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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