Salário para o cargo de Disc jóquei
CBO 3741-45 > Técnicos em áudio

Disc jóquei - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Disc jóquei

Um Disc jóquei trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.639,98 e R$ 4.639,99, com a média salarial de R$ 2.371,05 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Disc jóquei

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.371,05 28.452,54 592,76 11,44
1º Quartil 1.639,98 19.679,71 409,99 7,91
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,65
3º Quartil 3.538,66 42.463,89 884,66 17,07
Teto Salarial 4.639,99 55.679,93 1.160,00 22,38


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 2.113 - 3.391 2.535,75 2.113,33 2.649,50 2.800,00 3.391,44
Mata de São Joao - BA 3.165 - 3.987 3.253,48 3.165,00 3.292,00 3.292,00 3.987,37
São Paulo - SP 1.530 - 5.870 2.608,80 1.530,00 1.962,00 4.846,00 5.869,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.793 - 3.391 2.355,50 1.792,50 2.395,00 2.800,00 3.391,44
São Paulo 1.644 - 5.591 2.642,47 1.643,75 2.059,00 4.616,00 5.591,04
Bahia 2.399 - 3.987 3.106,07 2.398,50 3.292,00 3.292,00 3.987,37
Santa Catarina 1.755 - 6.123 2.644,75 1.755,00 1.847,00 5.055,00 6.122,77
Rio de Janeiro 1.494 - 3.163 1.738,20 1.494,00 1.546,00 2.611,00 3.162,52
Rio Grande do Sul 1.550 - 4.603 2.029,20 1.550,00 1.610,00 3.800,00 4.602,67


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Disc jóquei

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • compilar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;
  • tratar registros sonoros;

  • Atividades

    • posicionar equipamentos de áudio;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • identificar público alvo;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • mapear pistas de gravação;
    • demonstrar concentração;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • mixar banda musical;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • trabalhar sob pressão;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • definir mapa de palco e input list;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • equalizar registros sonoros;
    • orientar microfonista e assistente;
    • operar equipamentos específicos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • configurar sistemas de gravação;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • selecionar estilos musicais;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • cumprir roteiro do evento;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • lidar com imprevistos;
    • interagir com o público;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • discutir briefing do evento;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • analisar sinais de áudio;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • orçar evento;
    • selecionar repertório;
    • adequar repertório ao público;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • organizar repertório;
    • trabalhar com precisão;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • mixar músicas;
    • monitorar sinais gravados;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • demonstrar iniciativa;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • selecionar registros sonoros;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • conduzir a pista;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • trabalhar em equipe;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • demonstrar paciência;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • inserir áudio descrição;
    • limpar equipamentos;
    • divulgar trabalho;
    • embalar equipamentos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • editar registros sonoros;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • definir padrões de sincronismo;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • analisar ambiente de gravação;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • interagir com áreas afins;
    • gerenciar repertório;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • gerar master;
    • sugerir fornecedores;


    Setores que mais contratam Disc jóquei no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Restaurantes e similares
    • Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
    • Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios
    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Produção musical
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua