Salário para o cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de gravação (trilha sonora para filmes) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Um Operador de gravação (trilha sonora para filmes) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Técnicos em áudio devem:

  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de sonorização;

  • Atividades

    • sublimar gosto musical pessoal;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • organizar repertório;
    • operar equipamentos específicos;
    • gerar master;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • demonstrar flexibilidade;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • configurar sistemas de gravação;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • demonstrar paciência;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • definir mapa de palco e input list;
    • mapear pistas de gravação;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • inserir áudio descrição;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • equalizar registros sonoros;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de reunião com área de produção;
    • mixar banda musical;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • mixar músicas;
    • identificar público alvo;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • adequar repertório ao público;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • selecionar estilos musicais;
    • divulgar trabalho;
    • orientar microfonista e assistente;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • discutir briefing do evento;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • demonstrar criatividade;
    • passar o som (sound check);
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • lidar com imprevistos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • analisar ambiente de gravação;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • orçar evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • embalar equipamentos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • cumprir roteiro do evento;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • trabalhar com precisão;
    • limpar equipamentos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • definir padrões de sincronismo;
    • interagir com áreas afins;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • interagir com o público;
    • conduzir a pista;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • editar registros sonoros;
    • gerenciar repertório;
    • monitorar sinais gravados;
    • analisar sinais de áudio;
    • selecionar registros sonoros;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar concentração;
    • demonstrar iniciativa;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • sugerir fornecedores;


    Setores que mais contratam Operador de gravação (trilha sonora para filmes) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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