Salário para o cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de gravação (trilha sonora para filmes) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Um Operador de gravação (trilha sonora para filmes) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.316,54 e R$ 3.831,11, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.316,54 15.798,49 329,14 6,51
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 2.921,77 35.061,24 730,44 14,44
Teto Salarial 3.831,11 45.973,34 957,78 18,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de sonorização;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • compilar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar registros sonoros;

  • Atividades

    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • sugerir fornecedores;
    • lidar com imprevistos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • orientar microfonista e assistente;
    • identificar público alvo;
    • interagir com áreas afins;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • divulgar trabalho;
    • embalar equipamentos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • trabalhar com precisão;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • analisar sinais de áudio;
    • operar equipamentos específicos;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • mapear pistas de gravação;
    • mixar banda musical;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • cumprir roteiro do evento;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar concentração;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • adequar repertório ao público;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • selecionar registros sonoros;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • limpar equipamentos;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • equalizar registros sonoros;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • gerar master;
    • inserir áudio descrição;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • orçar evento;
    • participar de reunião com área de produção;
    • definir padrões de sincronismo;
    • selecionar repertório;
    • discutir briefing do evento;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • analisar ambiente de gravação;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • configurar sistemas de gravação;
    • selecionar estilos musicais;
    • interagir com o público;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • conduzir a pista;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • definir mapa de palco e input list;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • gerenciar repertório;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • mixar músicas;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • demonstrar paciência;
    • organizar repertório;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • passar o som (sound check);


    Setores que mais contratam Operador de gravação (trilha sonora para filmes) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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