Salário para o cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de gravação (trilha sonora para filmes) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Um Operador de gravação (trilha sonora para filmes) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Técnicos em áudio devem:

  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • compilar registros sonoros;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;

  • Atividades

    • selecionar estilos musicais;
    • demonstrar criatividade;
    • interagir com o público;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • organizar repertório;
    • gerenciar repertório;
    • definir padrões de sincronismo;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • editar registros sonoros;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir fornecedores;
    • passar o som (sound check);
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • adequar repertório ao público;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • selecionar repertório;
    • orientar microfonista e assistente;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • equalizar registros sonoros;
    • demonstrar concentração;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • configurar sistemas de gravação;
    • mapear pistas de gravação;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • embalar equipamentos;
    • trabalhar com precisão;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • inserir áudio descrição;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • demonstrar iniciativa;
    • operar equipamentos específicos;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • monitorar sinais gravados;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • gerar master;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • analisar ambiente de gravação;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • mixar banda musical;
    • selecionar registros sonoros;
    • mixar músicas;
    • discutir briefing do evento;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • divulgar trabalho;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • participar de reunião com área de produção;
    • interagir com áreas afins;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • demonstrar paciência;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • definir mapa de palco e input list;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • alinhar sistemas de gravação;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • orçar evento;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • limpar equipamentos;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • analisar sinais de áudio;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • conduzir a pista;
    • cumprir roteiro do evento;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • lidar com imprevistos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;


    Setores que mais contratam Operador de gravação (trilha sonora para filmes) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico