Salário para o cargo de Vendedor pracista
CBO 3541-45 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor pracista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor pracista

Um Vendedor pracista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.175,12 e R$ 3.895,61, com a média salarial de R$ 1.816,13 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor pracista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.816,13 21.793,54 454,03 8,44
1º Quartil 1.175,12 14.101,38 293,78 5,46
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 2.970,96 35.651,49 742,74 13,81
Teto Salarial 3.895,61 46.747,31 973,90 18,10


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.003 - 5.430 2.242,60 1.002,89 1.528,95 4.483,42 5.430,45
Rio de Janeiro - RJ 1.195 - 4.104 1.799,55 1.194,98 1.283,73 3.388,18 4.103,87
Curitiba - PR 1.259 - 3.436 1.740,18 1.258,67 1.398,00 2.837,12 3.436,41
Goiânia - GO 1.037 - 2.428 1.332,53 1.036,84 1.100,00 2.004,19 2.427,53
Chapeco - SC 1.284 - 2.669 1.562,78 1.283,97 1.388,35 2.203,59 2.669,05
Campo Grande - MS 1.139 - 2.525 1.500,59 1.139,10 1.403,00 2.084,60 2.524,92
Osasco - SP 1.303 - 6.632 3.167,86 1.303,05 2.709,00 5.475,48 6.632,07
Cascavel - PR 1.262 - 2.411 1.515,49 1.262,23 1.380,00 1.990,91 2.411,45
Manaus - AM 1.032 - 2.176 1.276,41 1.031,84 1.128,00 1.796,28 2.175,71
Caruaru - PE 1.079 - 7.718 2.431,95 1.079,30 1.128,15 6.371,86 7.717,79
Campinas - SP 1.106 - 3.924 1.851,28 1.105,61 1.490,50 3.239,92 3.924,29
Caxias do Sul - RS 1.280 - 5.568 2.241,80 1.279,83 1.539,00 4.597,33 5.568,42
Porto Alegre - RS 1.217 - 3.198 1.644,55 1.217,45 1.323,55 2.640,56 3.198,32
Joinville - SC 1.326 - 4.253 2.040,01 1.326,46 1.541,00 3.510,97 4.252,59
Recife - PE 1.113 - 3.115 1.527,85 1.113,12 1.205,00 2.571,65 3.114,86
Belo Horizonte - MG 1.118 - 4.081 1.748,45 1.118,04 1.212,20 3.369,67 4.081,45
Passo Fundo - RS 1.248 - 2.137 1.431,05 1.247,86 1.365,00 1.764,50 2.137,22
Macapá - AP 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Brasília - DF 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Itajaí - SC 1.227 - 3.062 1.644,45 1.226,76 1.377,00 2.528,16 3.062,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.133 - 6.220 2.438,42 1.133,40 1.571,74 5.134,93 6.219,58
Rio Grande do Sul 1.224 - 3.889 1.798,25 1.223,67 1.358,00 3.210,49 3.888,65
Paraná 1.256 - 3.020 1.652,79 1.255,91 1.404,00 2.493,59 3.020,31
Santa Catarina 1.257 - 2.990 1.648,04 1.256,65 1.403,85 2.468,68 2.990,14
Minas Gerais 1.059 - 2.882 1.465,90 1.058,88 1.175,00 2.379,46 2.882,07
Rio de Janeiro 1.130 - 3.566 1.664,24 1.129,73 1.283,73 2.944,08 3.565,96
Goiás 1.040 - 2.890 1.436,07 1.040,27 1.100,00 2.386,15 2.890,17
Pernambuco 1.050 - 3.847 1.626,66 1.049,80 1.128,15 3.176,12 3.847,02
Bahia 1.046 - 2.296 1.305,07 1.046,39 1.143,76 1.895,24 2.295,58
Mato Grosso 1.063 - 3.089 1.490,73 1.063,30 1.130,00 2.550,07 3.088,72
Mato Grosso do Sul 1.129 - 2.557 1.484,86 1.128,83 1.355,68 2.110,85 2.556,73
Pará 1.045 - 3.249 1.495,23 1.045,00 1.100,00 2.682,78 3.249,46
Ceará 1.045 - 5.871 2.047,57 1.045,49 1.126,80 4.847,17 5.871,04
Amazonas 1.029 - 2.109 1.256,09 1.029,35 1.128,00 1.741,09 2.108,86
Espírito Santo 1.112 - 2.744 1.449,73 1.111,83 1.154,00 2.265,74 2.744,33
Sergipe 1.062 - 3.916 1.627,46 1.061,76 1.103,18 3.232,72 3.915,57
Rondônia 1.093 - 2.228 1.315,47 1.092,98 1.178,00 1.839,62 2.228,21
Amapá 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Distrito Federal 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Paraíba 1.084 - 1.996 1.259,06 1.084,13 1.155,00 1.648,00 1.996,11
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.958 1.199,08 1.041,57 1.056,70 1.616,73 1.958,24
Maranhão 1.052 - 2.204 1.276,08 1.051,93 1.100,00 1.820,03 2.204,47
Tocantins 1.069 - 2.141 1.274,77 1.068,63 1.102,46 1.767,66 2.141,04
Acre 1.071 - 1.609 1.163,89 1.071,00 1.128,60 1.328,68 1.609,33
Alagoas 1.045 - 14.512 3.774,65 1.045,00 1.076,00 11.981,41 14.512,24
Roraima 1.058 - 1.517 1.108,90 1.058,36 1.059,00 1.252,15 1.516,64
Piauí 1.072 - 1.595 1.156,42 1.071,93 1.117,84 1.317,02 1.595,22


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor pracista

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • explicar objetivos da visita;
    • visitar cliente pós-venda;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • fornecer amostras;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar confiança;
    • implementar estratégias de marketing;
    • divulgar eventos científicos;
    • relatar visitas;
    • implantar contratos de serviços;
    • requisitar troca de produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • definir autonomia para negociação;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • planejar sequência de trabalho;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • emitir recibo de venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • obter informações de pré-venda;
    • classificar clientes por potencial;
    • analisar potencial de clientes;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar criatividade;
    • gerar demanda de produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • requisitar material de divulgação;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar senso ético;
    • treinar novos funcionários;
    • identificar necessidades do cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • entregar brindes ao cliente;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • calcular custo do produto;
    • atender solicitação de clientes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • preencher contrato;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • entregar produtos vendidos;
    • requisitar assistência técnica;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • agendar horário;
    • participar de reuniões;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • alterar contratos de clientes;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fazer itinerário de visitas;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • apresentar tabelas de preços;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • organizar eventos científicos;
    • prever vendas;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • gerenciar verbas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • definir estratégia de marketing;
    • trabalhar sob pressão;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • contornar situações adversas;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • contatar clientes;
    • renovar contratos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • tomar decisões;
    • controlar vendas efetuadas;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • explicar formas de pagamento;
    • verificar opiniões do cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • discutir estratégias com o superior;
    • definir participação no mercado;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • integrar novos funcionários;
    • consultar publicações técnicas;


    Setores que mais contratam Vendedor pracista no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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