Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de pré-escola

Um Professor de pré-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pré-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar versatilidade;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • observar a socialização;
    • trabalhar em equipe;
    • recortar materiais;
    • reciclar material;
    • organizar eventos na escola;
    • comprar material pedagógico;
    • preencher fichas de avaliação;
    • reestruturar estratégias;
    • ler textos;
    • investigar interesse do aluno;
    • pintar;
    • interagir com a comunidade;
    • desenvolver atividades com informática;
    • confeccionar material pedagógico;
    • modelar massas e argila;
    • demonstrar senso de organização;
    • limpar material;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • escrever letras e números;
    • participar de conselhos;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar estórias com alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • apresentar regras da escola;
    • demonstrar autocontrole;
    • dar banho nos alunos;
    • selecionar material didático;
    • definir atividades pedagógicas;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • organizar material pedagógico;
    • ensinar culinária;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • trocar fralda dos alunos;
    • definir métodos de avaliação;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • observar o raciocínio lógico;
    • demonstrar sensibilidade;
    • auto avaliar-se;
    • discutir resultados dos projetos;
    • solicitar material pedagógico;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • supervisionar refeições;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • registrar observações;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • contar estórias;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • comentar filmes;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • atualizar-se;
    • trocar roupa dos alunos;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • estabelecer vínculos;
    • desenhar;
    • trocar roupa de cama;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • corrigir atividades;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • convocar pais e responsáveis;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • servir alimentação aos alunos;
    • observar a linguagem;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • mostrar filmes;
    • explicar atividades propostas;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • construir regras com os alunos;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • planejar o roteiro de aula;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • supervisionar recreio;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • higienizar brinquedos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • utilizar sucata;
    • brincar com os alunos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • servir como referencial de conduta;
    • preencher diário de classe;
    • organizar sala de aula;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar paciência;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • orientar higiene pessoal;
    • demonstrar afetividade;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • cantar músicas;
    • alimentar os alunos;
    • elaborar cronograma;
    • identificar material pedagógico;
    • organizar espaços em geral;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • orientar atividades artísticas;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • preencher agenda;
    • contornar situações adversas;
    • participar da definição do horário;
    • orientar atividades de desenho;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • colar materiais;


    Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens