Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;

Atividades

  • ler textos;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • identificar material pedagógico;
  • escrever letras e números;
  • ensinar culinária;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • trocar roupa de cama;
  • pintar;
  • dar banho nos alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • mostrar filmes;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • contornar situações adversas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • demonstrar paciência;
  • participar de conselhos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • definir objetivos da ação didática;
  • demonstrar sensibilidade;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • demonstrar criatividade;
  • orientar atividades artísticas;
  • cantar músicas;
  • demonstrar afetividade;
  • modelar massas e argila;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • desenvolver atividades com informática;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • comprar material pedagógico;
  • brincar com os alunos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • contar estórias;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • reestruturar estratégias;
  • definir atividades pedagógicas;
  • corrigir atividades;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • preencher diário de classe;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • alimentar os alunos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • observar a linguagem;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • orientar atividades de desenho;
  • organizar eventos na escola;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • explicar atividades propostas;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • auto avaliar-se;
  • observar a socialização;
  • desenhar;
  • colar materiais;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • elaborar cronograma;
  • definir métodos de avaliação;
  • preencher fichas de avaliação;
  • estabelecer vínculos;
  • preencher agenda;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • limpar material;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • comentar filmes;
  • administrar biblioteca circulante;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • supervisionar refeições;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • construir regras com os alunos;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar da definição do horário;
  • planejar o roteiro de aula;
  • trocar fralda dos alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • atualizar-se;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • confeccionar material pedagógico;
  • organizar sala de aula;
  • demonstrar senso de organização;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • convocar pais e responsáveis;
  • recortar materiais;
  • servir alimentação aos alunos;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • utilizar sucata;
  • interagir com a comunidade;
  • registrar observações;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • apresentar regras da escola;
  • elaborar relatórios;
  • observar o raciocínio lógico;
  • trocar roupa dos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • organizar espaços em geral;
  • supervisionar recreio;
  • reciclar material;
  • solicitar material pedagógico;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • organizar material pedagógico;
  • selecionar material didático;
  • demonstrar autocontrole;
  • debater projeto com direção e coordenação;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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