Salário para o cargo de Educador infantil de nível médio
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Educador infantil de nível médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Educador infantil de nível médio

Um Educador infantil de nível médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,80 e R$ 7.084,18, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador infantil de nível médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.290,80 15.489,55 322,70 7,50
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 5.402,70 64.832,35 1.350,67 31,38
Teto Salarial 7.084,18 85.010,12 1.771,04 41,15


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador infantil de nível médio

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • organizar o trabalho;

  • Atividades

    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar higiene pessoal;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • elaborar cronograma;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • demonstrar versatilidade;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver atividades com informática;
    • definir métodos de avaliação;
    • contar estórias;
    • utilizar sucata;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • participar de conselhos;
    • supervisionar recreio;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • organizar material pedagógico;
    • solicitar material pedagógico;
    • discutir resultados dos projetos;
    • ensinar culinária;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • trocar roupa de cama;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • preencher fichas de avaliação;
    • servir alimentação aos alunos;
    • organizar eventos na escola;
    • convocar pais e responsáveis;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • ler textos;
    • participar da definição do horário;
    • construir regras com os alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • higienizar brinquedos;
    • elaborar estórias com alunos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • definir objetivos da ação didática;
    • escrever letras e números;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • atualizar-se;
    • demonstrar afetividade;
    • modelar massas e argila;
    • planejar o roteiro de aula;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • demonstrar autocontrole;
    • servir como referencial de conduta;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • orientar atividades de desenho;
    • comprar material pedagógico;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • auto avaliar-se;
    • recortar materiais;
    • trocar fralda dos alunos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • preencher diário de classe;
    • confeccionar material pedagógico;
    • registrar observações;
    • desenhar;
    • elaborar relatórios;
    • administrar biblioteca circulante;
    • corrigir atividades;
    • comentar filmes;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • definir atividades pedagógicas;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • contornar situações adversas;
    • limpar material;
    • estabelecer vínculos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • supervisionar refeições;
    • dar banho nos alunos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • explicar atividades propostas;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • observar a socialização;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • brincar com os alunos;
    • pintar;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • preencher agenda;
    • observar o raciocínio lógico;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • trocar roupa dos alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • cantar músicas;
    • identificar material pedagógico;
    • colar materiais;
    • reestruturar estratégias;
    • mostrar filmes;
    • observar a linguagem;
    • alimentar os alunos;
    • demonstrar paciência;
    • organizar sala de aula;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • reciclar material;
    • interagir com a comunidade;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • demonstrar sensibilidade;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • organizar espaços em geral;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • orientar atividades artísticas;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • demonstrar senso de organização;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • selecionar material didático;
    • investigar interesse do aluno;


    Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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