Salário para o cargo de Gerontólogo
CBO 1312-20 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerontólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerontólogo

Um Gerontólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.219,32 e R$ 7.264,90, com a média salarial de R$ 3.587,56 e o salário mediana em R$ 3.173,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerontólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.587,56 43.050,74 896,89 19,14
1º Quartil 2.219,32 26.631,80 554,83 11,84
Salário Mediana 3.173,50 38.082,00 793,38 16,93
3º Quartil 5.540,52 66.486,26 1.385,13 29,57
Teto Salarial 7.264,90 87.178,78 1.816,22 38,77


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.673 - 4.783 2.501,89 1.672,67 2.116,00 3.949,00 4.783,15
São Carlos - SP 4.908 - 6.061 4.979,88 4.907,50 5.004,00 5.004,00 6.060,99


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.869 - 6.259 3.370,19 1.869,20 3.094,00 5.167,30 6.258,79


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerontólogo

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • estabelecer critérios de avaliação;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • analisar indicadores de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar ações de capacitação;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • evidenciar acessibilidade;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • contratar auditorias;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • participar de conferência de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • delegar funções;
    • implementar ações de sensibilização;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • demonstrar criatividade;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar pesquisas;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • definir instruções de serviços internos;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • viabilizar captação de recursos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • propor auditorias;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • prestar consultoria;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • implementar programas de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • promover atividades científicas;
    • definir estratégias de avaliação;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • elaborar plano estratégico;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • prestar auditoria;
    • aprovar contratações e demissões;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • avaliar programas implementados;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • prestar assessoria;
    • participar em conselhos;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • levantar custo por departamento;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;


    Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho

    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Serviços de engenharia
    • Atividades associativas
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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