Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação museológica

Um Especialista em documentação museológica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação museológica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • dar acesso À informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • proceder com criatividade;
    • identificar documentos e acervos;
    • catalogar documentos/acervos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • inventariar acervo;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • trabalhar em equipe;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • definir o perfil do museu;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • atualizar-se;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • planejar a exposição;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • registrar documentos de arquivo;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • avaliar documentação;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • negociar parcerias e produtos;
    • preparar material educativo;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • ser meticuloso;
    • atender usuários;
    • orientar estagiários;
    • selecionar documentos para exposição;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • evidenciar senso de organização;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • proceder com flexibilidade;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • ministrar cursos e palestras;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • representar a informação;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • participar de conselhos profissionais;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • coordenar exposições;
    • organizar museus;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • organizar monitorias;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • orientar as políticas do acervo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • divulgar o acervo;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • descrever as características dos acervos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • administrar prazos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • identificar fundos de arquivos;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • redigir a correspondência oficial;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • elaborar plano de classificação;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • determinar discurso expositivo;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • ordenar documentos;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • monitorar as condições ambientais;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • higienizar documentos/acervos;
    • definir a tipologia do documento;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • representar oficialmente a instituição;
    • classificar documentos de arquivo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • preparar visitas técnicas;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista