Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação museológica

Um Especialista em documentação museológica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.317,48 e R$ 8.235,85, com a média salarial de R$ 3.804,12 e o salário mediana em R$ 2.854,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação museológica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.804,12 45.649,41 951,03 19,07
1º Quartil 2.317,48 27.809,72 579,37 11,62
Salário Mediana 2.854,00 34.248,00 713,50 14,31
3º Quartil 6.281,01 75.372,14 1.570,25 31,48
Teto Salarial 8.235,85 98.830,22 2.058,96 41,28


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.384 - 9.358 4.100,64 2.383,69 2.841,00 7.725,66 9.357,55
Rio de Janeiro - RJ 2.438 - 7.216 3.715,30 2.438,12 3.350,00 5.957,71 7.216,16
Belo Horizonte - MG 2.917 - 6.366 3.878,29 2.917,00 3.551,00 5.255,67 6.365,82
Fortaleza - CE 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Brasília - DF 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Belém - PA 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58
Salvador - BA 2.887 - 5.444 4.036,51 2.887,00 4.495,00 4.495,00 5.444,48
Osasco - SP 8.480 - 15.211 9.159,67 8.480,00 8.480,00 12.558,00 15.210,63
Armação de Búzios - RJ 1.547 - 1.959 1.575,00 1.547,00 1.547,00 1.617,00 1.958,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.332 - 9.984 4.284,86 2.331,55 2.854,00 8.242,81 9.983,94
Rio de Janeiro 1.547 - 6.850 3.245,37 1.546,92 2.590,00 5.655,80 6.850,47
Minas Gerais 2.223 - 6.349 3.466,12 2.222,56 2.917,00 5.241,75 6.348,96
Rio Grande do Sul 1.808 - 8.020 3.414,67 1.808,00 2.513,50 6.621,67 8.020,36
Ceará 1.701 - 6.547 3.127,92 1.701,00 1.786,00 5.405,33 6.547,10
Distrito Federal 1.624 - 6.507 3.598,73 1.624,00 3.931,00 5.372,50 6.507,33
Bahia 2.679 - 5.750 3.961,01 2.678,50 4.495,00 4.747,50 5.750,31
Pará 1.760 - 5.973 2.980,57 1.760,00 1.760,00 4.931,00 5.972,58


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • criar projetos de museus e exposições;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;

  • Atividades

    • pesquisar materiais de conservação;
    • classificar documentos de arquivo;
    • catalogar documentos/acervos;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • atender usuários;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • monitorar as condições ambientais;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • preparar material educativo;
    • evidenciar senso de organização;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • atualizar-se;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • avaliar documentação;
    • ser meticuloso;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • ministrar cursos e palestras;
    • ordenar documentos;
    • definir o perfil do museu;
    • selecionar documentos para exposição;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • identificar documentos e acervos;
    • higienizar documentos/acervos;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • negociar parcerias e produtos;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • proceder com flexibilidade;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • representar oficialmente a instituição;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • descartar documentos de arquivo;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • administrar prazos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • descrever as características dos acervos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • planejar a exposição;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • divulgar o acervo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • organizar museus;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • definir a tipologia do documento;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • elaborar plano de classificação;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • codificar documentos de arquivo;
    • inventariar acervo;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • identificar fundos de arquivos;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • coordenar exposições;
    • trabalhar em equipe;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • preparar visitas técnicas;
    • registrar documentos de arquivo;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • determinar discurso expositivo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • armazenar documentos/acervos;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • organizar monitorias;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • proceder com criatividade;
    • orientar estagiários;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • representar a informação;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • desenvolver acuidade espacial;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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