Salário para o cargo de Gestor de documentos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Gestor de documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Gestor de documentos

Um Gestor de documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,18 e R$ 4.549,07, com a média salarial de R$ 2.306,76 e o salário mediana em R$ 1.837,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor de documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.306,76 27.681,17 576,69 10,72
1º Quartil 1.680,18 20.162,17 420,05 7,80
Salário Mediana 1.837,00 22.044,00 459,25 8,53
3º Quartil 3.469,32 41.631,80 867,33 16,12
Teto Salarial 4.549,07 54.588,87 1.137,27 21,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.747 - 4.740 2.335,28 1.747,34 1.837,00 3.913,05 4.739,60
Barueri - SP 1.822 - 2.343 1.857,60 1.821,84 1.837,00 1.934,74 2.343,41
Fortaleza - CE 1.646 - 3.554 2.296,83 1.645,99 2.341,00 2.934,49 3.554,34
Brasília - DF 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Rio de Janeiro - RJ 1.581 - 8.974 3.511,84 1.580,64 2.062,00 7.409,09 8.974,11
Jundiaí - SP 1.837 - 2.247 1.841,54 1.837,00 1.837,00 1.855,50 2.247,44
Belo Horizonte - MG 1.573 - 6.392 3.010,12 1.572,93 2.506,88 5.277,22 6.391,92
Curitiba - PR 1.764 - 4.148 2.186,90 1.764,27 1.816,00 3.425,03 4.148,50
Mesquita - RJ 2.000 - 2.717 2.076,80 2.000,00 2.000,00 2.243,27 2.717,12
Salvador - BA 1.468 - 5.951 2.732,58 1.467,60 2.094,00 4.912,85 5.950,59
Vitoria - ES 2.218 - 6.511 3.627,14 2.217,75 3.300,48 5.375,25 6.510,66
Osasco - SP 1.452 - 4.285 2.064,46 1.451,50 1.614,00 3.538,08 4.285,42
Florianópolis - SC 1.598 - 7.604 3.142,47 1.598,29 2.178,00 6.277,71 7.603,76
Goiânia - GO 1.418 - 2.896 1.686,05 1.418,33 1.500,00 2.390,88 2.895,91
Cuiabá - MT 1.412 - 2.589 1.593,42 1.412,00 1.412,00 2.137,67 2.589,21
Campinas - SP 1.454 - 8.973 2.970,15 1.454,00 1.837,00 7.407,80 8.972,55
São Gonçalo - RJ 1.556 - 2.350 1.721,09 1.556,00 1.696,00 1.940,00 2.349,79
Mairiporã - SP 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Serra - ES 1.467 - 2.998 1.736,59 1.467,00 1.502,00 2.475,09 2.997,90
Porto Alegre - RS 1.514 - 5.875 2.868,78 1.514,25 2.560,50 4.850,50 5.875,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 3.694 2.105,22 1.696,83 1.837,00 3.050,06 3.694,33
Ceará 1.623 - 3.545 2.288,23 1.623,43 2.341,00 2.927,16 3.545,46
Rio de Janeiro 1.582 - 7.471 3.014,10 1.581,59 2.000,00 6.167,89 7.470,74
Minas Gerais 1.440 - 6.902 2.759,35 1.440,17 1.838,00 5.698,44 6.902,12
Distrito Federal 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Paraná 1.454 - 3.409 1.933,54 1.453,64 1.816,00 2.814,56 3.409,08
Santa Catarina 1.644 - 5.114 2.415,63 1.643,81 1.930,50 4.222,24 5.114,11
Espírito Santo 1.471 - 5.556 2.664,18 1.471,05 2.200,00 4.587,41 5.556,41
Bahia 1.447 - 5.853 2.546,34 1.446,77 1.796,00 4.831,97 5.852,63
Goiás 1.427 - 2.775 1.689,45 1.426,62 1.514,50 2.291,10 2.775,05
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.759,29 1.412,00 1.426,00 2.699,97 3.270,28
Rio Grande do Sul 1.591 - 5.148 2.515,00 1.591,25 2.013,00 4.250,00 5.147,73
Mato Grosso do Sul 1.461 - 2.924 1.743,30 1.461,17 1.594,00 2.413,83 2.923,71
Pernambuco 1.412 - 5.119 2.229,30 1.412,00 1.577,00 4.226,65 5.119,44
Pará 1.449 - 5.743 2.447,16 1.448,83 1.777,00 4.741,67 5.743,25
Tocantins 1.412 - 2.350 1.579,61 1.412,00 1.514,00 1.940,16 2.349,98
Maranhão 1.432 - 4.243 2.040,13 1.431,67 1.668,00 3.503,33 4.243,34
Paraíba 1.430 - 3.945 1.978,42 1.429,67 1.520,00 3.257,00 3.944,98
Rio Grande do Norte 1.520 - 4.204 2.116,83 1.520,00 1.691,50 3.470,67 4.203,78
Piauí 1.498 - 3.252 1.953,32 1.498,00 1.791,00 2.684,77 3.251,87
Amazonas 1.498 - 4.103 2.171,38 1.498,00 1.900,00 3.387,50 4.103,04
Sergipe 1.506 - 6.092 4.075,00 1.506,00 5.030,00 5.030,00 6.092,49


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Gestor de documentos

Arquivistas e museólogos devem:

  • dar acesso À informação;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • conservar acervos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • administrar atividades patrocinadas;

  • Atividades

    • desenvolver acuidade espacial;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • planejar a exposição;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • proceder com criatividade;
    • avaliar documentação;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • divulgar o acervo;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • redigir a correspondência oficial;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • monitorar as condições ambientais;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • organizar monitorias;
    • coordenar exposições;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • atender usuários;
    • participar de conselhos profissionais;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • representar a informação;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • representar oficialmente a instituição;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • elaborar plano de classificação;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • administrar prazos;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • atualizar-se;
    • ordenar documentos;
    • classificar documentos de arquivo;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • determinar discurso expositivo;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • inventariar acervo;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • proceder com flexibilidade;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • catalogar documentos/acervos;
    • preparar material educativo;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • selecionar documentos para exposição;
    • definir a tipologia do documento;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • organizar museus;
    • armazenar documentos/acervos;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • ministrar cursos e palestras;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • ser meticuloso;
    • orientar as políticas do acervo;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • higienizar documentos/acervos;
    • negociar parcerias e produtos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • evidenciar senso de organização;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • descrever as características dos acervos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • identificar fundos de arquivos;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • orientar estagiários;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • identificar documentos e acervos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • codificar documentos de arquivo;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • registrar documentos de arquivo;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • descartar documentos de arquivo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • definir o perfil do museu;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • preparar visitas técnicas;


    Setores que mais contratam Gestor de documentos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de contabilidade
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de microfilmagem
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico