Salário para o cargo de Gerente de enfermagem
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de enfermagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de enfermagem

Um Gerente de enfermagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.470,19 e R$ 19.867,11, com a média salarial de R$ 7.907,77 e o salário mediana em R$ 5.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de enfermagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.907,77 94.893,27 1.976,94 38,51
1º Quartil 3.470,19 41.642,29 867,55 16,90
Salário Mediana 5.800,00 69.600,00 1.450,00 28,25
3º Quartil 15.151,50 181.818,03 3.787,88 73,79
Teto Salarial 19.867,11 238.405,26 4.966,78 96,76


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 32.108 13.861,97 4.270,06 12.413,00 26.508,87 32.108,34
Rio de Janeiro - RJ 3.283 - 22.976 9.475,72 3.282,82 7.199,00 18.969,40 22.976,30
Belo Horizonte - MG 2.506 - 15.844 6.434,09 2.506,13 5.250,00 13.081,33 15.844,49
Brasília - DF 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Salvador - BA 3.507 - 15.526 7.152,44 3.506,51 5.937,00 12.818,26 15.525,87
Fortaleza - CE 3.037 - 13.161 6.276,81 3.037,42 5.921,00 10.865,64 13.160,79
Garanhuns - PE 1.412 - 3.114 2.063,65 1.412,00 2.017,00 2.571,00 3.114,07
Porto Alegre - RS 2.897 - 18.821 8.631,65 2.897,35 8.437,00 15.538,56 18.820,77
Goiânia - GO 2.544 - 14.398 5.955,18 2.543,55 4.599,00 11.887,29 14.398,24
Curitiba - PR 3.789 - 16.697 7.479,40 3.788,55 6.106,00 13.784,77 16.696,53
Santo André - SP 2.107 - 13.676 4.646,49 2.107,00 2.375,00 11.290,92 13.675,90
Recife - PE 2.829 - 14.891 6.514,71 2.829,22 5.143,00 12.294,00 14.890,86
Barueri - SP 3.024 - 21.470 7.824,93 3.024,43 5.000,00 17.726,10 21.470,38
São Luís - MA 2.979 - 12.625 5.666,46 2.978,56 4.680,00 10.423,48 12.625,24
Campinas - SP 2.582 - 16.430 7.257,15 2.582,13 6.138,00 13.565,06 16.430,41
Juiz de Fora - MG 2.874 - 11.473 5.916,02 2.874,33 5.350,00 9.471,93 11.472,69
Uberlândia - MG 3.158 - 14.563 6.335,35 3.158,33 4.763,00 12.023,40 14.563,10
Niterói - RJ 2.654 - 15.030 6.227,69 2.654,44 4.909,50 12.409,10 15.030,27
João Pessoa - PB 2.036 - 8.896 4.036,16 2.035,92 2.928,00 7.344,33 8.895,68
São José dos Campos - SP 2.900 - 18.410 7.149,06 2.900,00 5.000,00 15.199,52 18.410,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.867 - 27.388 10.551,79 2.867,38 7.811,00 22.611,78 27.388,07
Rio de Janeiro 2.809 - 20.972 8.221,73 2.809,35 6.043,00 17.315,00 20.972,45
Minas Gerais 2.285 - 13.703 5.871,15 2.284,86 5.000,00 11.313,27 13.702,97
Rio Grande do Sul 2.334 - 16.665 7.170,04 2.333,53 5.800,00 13.758,93 16.665,23
Pernambuco 1.509 - 9.504 3.644,05 1.509,36 2.571,00 7.846,62 9.504,06
Bahia 2.525 - 14.265 6.397,75 2.525,40 5.560,00 11.777,13 14.264,81
Goiás 2.638 - 13.867 6.036,82 2.637,68 5.000,00 11.448,57 13.866,86
Paraná 2.359 - 15.874 6.443,66 2.358,97 5.046,00 13.105,33 15.873,56
Ceará 2.569 - 12.368 5.809,50 2.569,04 4.851,50 10.210,83 12.367,66
Distrito Federal 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Santa Catarina 2.235 - 12.315 5.606,30 2.234,67 4.889,00 10.167,01 12.314,59
Maranhão 2.494 - 11.959 5.407,09 2.493,95 4.680,00 9.873,16 11.958,67
Espírito Santo 2.647 - 15.321 6.974,95 2.646,80 6.402,00 12.649,34 15.321,26
Mato Grosso do Sul 2.243 - 17.922 6.430,46 2.243,11 3.972,00 14.796,68 17.922,19
Mato Grosso 2.102 - 12.360 5.067,86 2.101,81 3.794,00 10.204,53 12.360,03
Paraíba 1.930 - 8.484 3.804,66 1.930,25 2.800,00 7.004,73 8.484,34
Pará 2.100 - 14.648 5.930,78 2.100,33 4.018,50 12.093,57 14.648,10
Amazonas 2.122 - 17.732 6.913,74 2.122,00 5.767,00 14.639,70 17.732,04
Alagoas 1.595 - 13.549 5.405,95 1.594,80 4.946,00 11.186,30 13.549,18
Sergipe 2.071 - 13.177 5.630,41 2.071,33 4.092,00 10.879,00 13.176,97
Rio Grande do Norte 2.238 - 15.130 6.250,00 2.237,50 5.386,00 12.491,38 15.129,93
Tocantins 2.023 - 14.979 5.851,85 2.023,33 4.750,00 12.366,67 14.978,88
Roraima 3.923 - 19.106 10.201,96 3.922,67 10.612,00 15.774,17 19.106,14
Piauí 1.588 - 15.919 5.592,16 1.588,00 3.949,00 13.142,50 15.918,59
Rondônia 3.064 - 18.960 7.006,41 3.064,25 4.800,00 15.653,75 18.960,29
Amapá 1.414 - 9.814 3.741,21 1.414,00 2.437,50 8.102,67 9.814,19
Acre 1.500 - 6.056 2.845,33 1.500,00 2.686,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de enfermagem

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • levantar custo por departamento;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • planejar eventos gerontológicos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • promover atividades científicas;
    • liderar pessoas;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • elaborar plano estratégico;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • avaliar resultados financeiros;
    • demonstrar empatia;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • avaliar programas implementados;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • definir instruções de serviços internos;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • implementar ações de sensibilização;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • analisar indicadores de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • delegar funções;
    • realizar convênios e parcerias;
    • evidenciar acessibilidade;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • prestar assessoria;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar em conselhos;
    • contornar situações adversas;
    • definir investimentos e custeio;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • planejar ações de capacitação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • propor auditorias;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • realizar pesquisas;
    • planejar ações de sensibilização;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • contratar auditorias;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • prestar auditoria;
    • calcular custo de tratamentos;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • prestar consultoria;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • produzir material técnico-científico;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • definir estratégias de avaliação;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;


    Setores que mais contratam Gerente de enfermagem no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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