Salário para o cargo de Gerente de enfermagem
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de enfermagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de enfermagem

Um Gerente de enfermagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de enfermagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de enfermagem

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • implementar programas de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • delegar funções;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • planejar ações de capacitação;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • prestar consultoria;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • realizar convênios e parcerias;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • liderar pessoas;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • nomear ouvidores;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • analisar indicadores de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • evidenciar acessibilidade;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • contratar auditorias;
    • realizar pesquisas;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • promover atividades científicas;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • participar em conselhos;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • avaliar programas implementados;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • aprovar contratações e demissões;
    • planejar ações de educação permanente;
    • definir investimentos e custeio;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar criatividade;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • prestar auditoria;
    • elaborar plano estratégico;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • prestar assessoria;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • contornar situações adversas;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • produzir material técnico-científico;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • levantar custo por departamento;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;


    Setores que mais contratam Gerente de enfermagem no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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