Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no ensino da arte;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;

Atividades

  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • coordenar comissões;
  • prestar atendimento a alunos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar entidades de ensino;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de conselhos editoriais;
  • constituir equipes de trabalho;
  • dar palestras e conferências;
  • identificar pré-requisitos;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • programar espetáculos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • assessorar grupos artísticos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • analisar processos de criação artística;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • coordenar grupos de estudo;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • avaliar alunos;
  • elaborar ementas;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • participar de bancas de concurso;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • assessorar editoras;
  • participar de comissões;
  • organizar festivais e mostras;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • coordenar cursos;
  • realizar curadoria;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • demonstrar atitude crítica;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • definir programas de cursos;
  • definir carga horária;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • definir objetivos de cursos;
  • coordenar publicações;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • assessorar a mídia;
  • definir grades curriculares;
  • prestar consultoria;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • elaborar relatórios;
  • organizar exposições;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • analisar processos de recepção artística;
  • participar de debates na mídia;
  • emitir pareceres;
  • dar entrevistas;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • solicitar infraestrutura de apoio;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque: