Salário para o cargo de Professor de sociologia do ensino superior
CBO 2347-70 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de sociologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de sociologia do ensino superior

Um Professor de sociologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.988,29 e R$ 11.875,40, com a média salarial de R$ 4.491,29 e o salário mediana em R$ 2.596,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.491,29 53.895,43 1.122,82 54,61
1º Quartil 1.988,29 23.859,50 497,07 24,18
Salário Mediana 2.596,00 31.152,00 649,00 31,56
3º Quartil 9.056,69 108.680,26 2.264,17 110,12
Teto Salarial 11.875,40 142.504,81 2.968,85 144,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.686 - 3.886 2.347,33 1.686,00 2.214,00 3.208,50 3.886,23
Rio de Janeiro - RJ 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38
São Paulo - SP 1.950 - 11.577 4.586,40 1.950,00 2.756,00 9.558,00 11.576,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.515 - 9.904 3.602,23 1.515,00 2.266,00 8.176,67 9.903,82
Minas Gerais 1.721 - 4.012 2.428,17 1.720,67 2.405,00 3.312,00 4.011,59
Rio Grande do Sul 1.837 - 7.393 3.039,57 1.837,00 2.486,00 6.104,00 7.393,35
Rio de Janeiro 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de sociologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • construir projetos político-pedagógicos;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • preparar aulas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • ministrar aula;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • supervisionar estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano de ensino;

  • Atividades

    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • identificar campos de estágio;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • demonstrar criatividade;
    • definir perfil dos alunos;
    • prestar consultoria;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • selecionar recursos humanos;
    • organizar atividades didáticas;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • controlar frequência;
    • identificar perfil dos docentes;
    • definir critérios de avaliação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • elaborar material didático;
    • organizar seminários;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • construir currículo do curso;
    • elaborar relatórios;
    • prever formas de avaliação;
    • orientar formulação do projeto;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • realizar experiências extra-sala;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • arguir candidatos à titulação;
    • identificar demandas da sociedade;
    • exercer papéis de cidadania;
    • definir perfil profissional;
    • avaliar produção do orientado;
    • pesquisar bibliografia;
    • coordenar projetos de extensão;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • executar pesquisas;
    • coordenar cursos;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • dar entrevistas;
    • divulgar resultados;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • organizar publicações;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • examinar relatórios de campo;
    • sugerir bibliografia;
    • assessorar projetos de instituições;
    • formular questões;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • manter-se atualizado;
    • rever prática docente;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • realizar reuniões de orientação;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • realizar leituras;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • verificar frequência;
    • definir perfil dos docentes;
    • coordenar programas de estágio;
    • acompanhar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • avaliar ementas e programas;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • examinar produto final;
    • definir metodologia;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • orientar formação de acervos;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • supervisionar atividades de campo;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • elaborar textos;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • montar cronograma;
    • provocar reflexões;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • analisar resultados de avaliações;
    • discutir textos;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • avaliar provas;
    • selecionar bibliografia;
    • integrar comissões;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • elaborar projetos de extensão;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • construir política de estágio;
    • prestar serviços à comunidade;
    • rever bibliografia;
    • comentar resultados de avaliações;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • responder perguntas;
    • indicar bibliografia;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • definir política de capacitação docente;
    • trabalhar com a comunidade;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • promover debates;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • definir objetivos da disciplina;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • orientar pesquisadores;
    • definir ementas e programas;
    • definir atividades extra-sala;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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