Salário para o cargo de Professor de sociologia do ensino superior
CBO 2347-70 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de sociologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de sociologia do ensino superior

Um Professor de sociologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.988,29 e R$ 11.875,40, com a média salarial de R$ 4.491,29 e o salário mediana em R$ 2.596,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.491,29 53.895,43 1.122,82 54,61
1º Quartil 1.988,29 23.859,50 497,07 24,18
Salário Mediana 2.596,00 31.152,00 649,00 31,56
3º Quartil 9.056,69 108.680,26 2.264,17 110,12
Teto Salarial 11.875,40 142.504,81 2.968,85 144,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.686 - 3.886 2.347,33 1.686,00 2.214,00 3.208,50 3.886,23
Rio de Janeiro - RJ 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38
São Paulo - SP 1.950 - 11.577 4.586,40 1.950,00 2.756,00 9.558,00 11.576,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.515 - 9.904 3.602,23 1.515,00 2.266,00 8.176,67 9.903,82
Minas Gerais 1.721 - 4.012 2.428,17 1.720,67 2.405,00 3.312,00 4.011,59
Rio Grande do Sul 1.837 - 7.393 3.039,57 1.837,00 2.486,00 6.104,00 7.393,35
Rio de Janeiro 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de sociologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • ministrar aula;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • preparar aulas;
  • supervisionar estágios;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • elaborar plano de ensino;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • orientar trabalhos acadêmicos;

  • Atividades

    • supervisionar atividades de campo;
    • selecionar recursos humanos;
    • realizar experiências extra-sala;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • promover debates;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • definir objetivos da disciplina;
    • assessorar projetos de instituições;
    • comentar resultados de avaliações;
    • montar cronograma;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • definir perfil dos alunos;
    • examinar produto final;
    • coordenar cursos;
    • coordenar programas de estágio;
    • definir atividades extra-sala;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • orientar formulação do projeto;
    • definir ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • sugerir bibliografia;
    • analisar resultados de avaliações;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • divulgar resultados;
    • organizar atividades didáticas;
    • examinar relatórios de campo;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • responder perguntas;
    • selecionar recursos didáticos;
    • prever formas de avaliação;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • verificar frequência;
    • provocar reflexões;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar ementas e programas;
    • realizar reuniões de orientação;
    • rever bibliografia;
    • elaborar projetos de extensão;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • trabalhar com a comunidade;
    • controlar frequência;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • construir currículo do curso;
    • definir perfil dos docentes;
    • definir critérios de avaliação;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • exercer papéis de cidadania;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • realizar leituras;
    • demonstrar criatividade;
    • prestar serviços à comunidade;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • arguir candidatos à titulação;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • dar entrevistas;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • organizar seminários;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • selecionar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • prestar consultoria;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • identificar demandas da sociedade;
    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • avaliar provas;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar textos;
    • identificar perfil dos docentes;
    • discutir textos;
    • definir metodologia;
    • manter-se atualizado;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • identificar campos de estágio;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • formular questões;
    • definir política de capacitação docente;
    • indicar bibliografia;
    • definir perfil profissional;
    • elaborar material didático;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • executar pesquisas;
    • organizar publicações;
    • integrar comissões;
    • acompanhar execução do projeto;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • orientar formação de acervos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • orientar pesquisadores;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • rever prática docente;
    • construir política de estágio;
    • avaliar produção do orientado;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • chefiar departamentos acadêmicos;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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