Salário para o cargo de Professor de filologia românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia românica

Um Professor de filologia românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • participar da correção de exames;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • promover o estudo de textos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • relacionar teoria e prática;
    • participar de colegiados;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • planejar orçamento;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar dicionários;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • indicar bibliografia;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • distribuir disciplinas;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • realizar atividades de editoração;
    • traduzir textos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • elaborar projetos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar críticas literárias;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • organizar edições críticas;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • discutir resultados da produção discente;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • elaborar tese de doutorado;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • escrever verbetes;
    • supervisionar estágios;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • organizar antologias;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • discutir propostas curriculares;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • publicar traduções de textos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • divulgar a produção discente;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar glossários;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • realizar autoavaliação;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • programar atividades de pesquisa;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • organizar concursos literários;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • selecionar textos para estudo;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • preparar programas de cursos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • orientar teses de doutorado;
    • trabalhar em equipe;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;


    Setores que mais contratam Professor de filologia românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: