Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • atualizar-se na Área;
  • comunicar-se;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • participar de atividades administrativas;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • produzir material de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • preencher relatórios de atividades;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • planejar estágios;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • avaliar material didático;
    • produzir vídeos;
    • coordenar eventos;
    • atuar em debates;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • auto avaliar-se;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar cursos;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • exercer cargos de representação;
    • atuar em projetos de extensão;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • produzir artigos para divulgação;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • coordenar pesquisas;
    • coordenar reuniões;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • gerenciar projetos;
    • produzir transparências;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • orientar monitores;
    • dialogar com os alunos;
    • estudar a legislação educacional;
    • estudar outros idiomas;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • planejar eventos e seminários;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • gerenciar convênios;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • coordenar convênios;
    • demonstrar postura ética;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • atribuir notas e conceitos;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • atuar em comissões editoriais;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • realizar eventos;
    • produzir cartazes;
    • organizar coletâneas;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • coordenar projetos de extensão;
    • exercer cargos de direção;
    • participar de associações de classe;
    • planejar pesquisas;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • avaliar currículos de alunos;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • estudar a produção científica da área;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • planejar projetos de extensão;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • coordenar cursos;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • coordenar estágios;
    • participar de atividades culturais;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • proferir palestras;
    • planejar aulas;
    • prever fontes de financiamento;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • produzir hipertextos;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • participar de comissões;
    • participar de colegiados;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • sistematizar conteúdos;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • elaborar pareceres;
    • demonstrar postura crítica;
    • desenvolver atividades interativas;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • organizar publicações;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • mapear campos para estágio;
    • participar de reuniões;
    • discutir resultados de avaliação;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • participar de associações científicas;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • avaliar projetos de extensão;
    • redigir publicações científicas;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: