Quanto ganha um Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Um Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.939,11 e R$ 9.090,42, com a média salarial de R$ 3.791,54 e o salário mediana em R$ 2.698,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.791,54 | 45.498,53 | 947,89 | 31,42 |
1º Quartil | 1.939,11 | 23.269,38 | 484,78 | 16,07 |
Salário Mediana | 2.698,00 | 32.376,00 | 674,50 | 22,36 |
3º Quartil | 6.932,74 | 83.192,88 | 1.733,19 | 57,46 |
Teto Salarial | 9.090,42 | 109.085,01 | 2.272,60 | 75,34 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
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Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.788 - 15.521 | 5.644,69 | 1.788,10 | 3.740,00 | 12.814,34 | 15.521,11 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.648 - 10.513 | 3.998,13 | 1.647,67 | 2.719,50 | 8.679,59 | 10.512,98 |
Brasília - DF | 1.839 - 7.772 | 3.456,23 | 1.839,00 | 2.695,00 | 6.416,27 | 7.771,58 |
Belo Horizonte - MG | 1.757 - 8.637 | 3.619,08 | 1.757,22 | 2.867,00 | 7.130,99 | 8.637,27 |
Curitiba - PR | 1.709 - 6.665 | 3.030,51 | 1.709,11 | 2.500,00 | 5.502,44 | 6.664,73 |
Salvador - BA | 1.512 - 5.219 | 2.645,96 | 1.512,00 | 2.518,00 | 4.308,53 | 5.218,62 |
Goiânia - GO | 1.592 - 7.448 | 3.233,98 | 1.592,14 | 2.421,50 | 6.149,05 | 7.447,91 |
Manaus - AM | 1.471 - 7.282 | 2.840,94 | 1.470,67 | 1.725,00 | 6.012,18 | 7.282,14 |
Fortaleza - CE | 1.742 - 42.108 | 10.118,09 | 1.741,80 | 3.384,50 | 34.764,40 | 42.107,68 |
Belém - PA | 1.561 - 7.261 | 3.164,55 | 1.561,44 | 2.729,00 | 5.994,40 | 7.260,60 |
Campinas - SP | 1.676 - 10.743 | 3.966,90 | 1.676,20 | 2.614,00 | 8.869,40 | 10.742,88 |
São Luís - MA | 1.700 - 6.512 | 3.171,84 | 1.699,75 | 2.860,00 | 5.376,75 | 6.512,48 |
Porto Alegre - RS | 2.025 - 15.672 | 5.632,37 | 2.024,75 | 3.277,00 | 12.938,75 | 15.671,80 |
Santa Maria do Oeste - PR | 3.654 - 4.426 | 3.654,00 | 3.654,00 | 3.654,00 | 3.654,00 | 4.425,83 |
Santo André - SP | 1.696 - 13.635 | 4.841,12 | 1.696,00 | 2.027,00 | 11.257,00 | 13.634,82 |
Ribeirão Preto - SP | 1.720 - 7.326 | 3.542,89 | 1.720,05 | 3.294,00 | 6.048,75 | 7.326,43 |
Feira de Santana - BA | 1.509 - 3.186 | 1.936,94 | 1.509,00 | 1.762,50 | 2.630,25 | 3.185,84 |
Lauro de Freitas - BA | 1.759 - 5.073 | 2.598,73 | 1.758,67 | 1.932,00 | 4.188,00 | 5.072,63 |
São José dos Campos - SP | 1.597 - 8.462 | 4.077,00 | 1.597,33 | 3.771,00 | 6.986,00 | 8.461,65 |
São Caetano do Sul - SP | 3.068 - 5.267 | 3.849,40 | 3.067,67 | 3.885,00 | 4.348,33 | 5.266,83 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.760 - 10.099 | 4.159,05 | 1.760,15 | 3.190,00 | 8.337,63 | 10.098,79 |
Rio de Janeiro | 1.573 - 10.265 | 3.801,42 | 1.572,96 | 2.428,80 | 8.475,25 | 10.265,48 |
Minas Gerais | 1.625 - 7.319 | 3.219,24 | 1.624,91 | 2.473,00 | 6.042,76 | 7.319,18 |
Paraná | 1.661 - 6.040 | 3.093,93 | 1.660,93 | 2.802,00 | 4.986,29 | 6.039,54 |
Santa Catarina | 1.658 - 6.668 | 3.070,26 | 1.658,09 | 2.290,00 | 5.505,29 | 6.668,17 |
Bahia | 1.525 - 5.035 | 2.527,30 | 1.524,65 | 2.162,00 | 4.156,82 | 5.034,87 |
Rio Grande do Sul | 1.635 - 9.107 | 3.612,91 | 1.635,04 | 2.766,00 | 7.519,21 | 9.107,49 |
Goiás | 1.548 - 6.890 | 3.035,49 | 1.548,31 | 2.515,50 | 5.688,33 | 6.889,88 |
Distrito Federal | 1.839 - 7.772 | 3.456,23 | 1.839,00 | 2.695,00 | 6.416,27 | 7.771,58 |
Pará | 1.642 - 7.109 | 3.400,71 | 1.641,93 | 3.102,00 | 5.869,55 | 7.109,37 |
Pernambuco | 1.454 - 4.613 | 2.167,68 | 1.454,04 | 1.658,50 | 3.808,80 | 4.613,33 |
Ceará | 1.651 - 36.805 | 9.306,79 | 1.651,11 | 2.824,00 | 30.386,78 | 36.805,38 |
Espírito Santo | 1.578 - 9.223 | 3.628,91 | 1.577,63 | 2.637,00 | 7.614,88 | 9.223,37 |
Maranhão | 1.608 - 9.164 | 3.756,43 | 1.607,71 | 2.669,50 | 7.566,14 | 9.164,34 |
Amazonas | 1.471 - 7.282 | 2.840,94 | 1.470,67 | 1.725,00 | 6.012,18 | 7.282,14 |
Paraíba | 1.415 - 23.512 | 6.528,70 | 1.414,80 | 2.106,50 | 19.411,40 | 23.511,67 |
Mato Grosso | 1.533 - 9.769 | 3.562,17 | 1.533,00 | 2.203,50 | 8.065,75 | 9.769,48 |
Rio Grande do Norte | 1.596 - 32.092 | 8.170,61 | 1.596,25 | 2.860,00 | 26.495,00 | 32.091,54 |
Tocantins | 1.571 - 6.706 | 3.536,94 | 1.571,00 | 3.514,50 | 5.536,25 | 6.705,67 |
Sergipe | 1.452 - 16.172 | 4.719,94 | 1.451,50 | 2.206,50 | 13.351,50 | 16.171,74 |
Acre | 2.165 - 4.525 | 3.012,29 | 2.164,67 | 3.083,00 | 3.735,67 | 4.524,75 |
Piauí | 1.447 - 31.387 | 6.673,45 | 1.447,00 | 1.952,00 | 25.913,00 | 31.386,60 |
Alagoas | 1.435 - 4.617 | 2.189,27 | 1.434,50 | 1.617,00 | 3.811,50 | 4.616,60 |
Amapá | 1.462 - 6.262 | 3.153,60 | 1.462,00 | 2.835,00 | 5.170,00 | 6.262,06 |
Mato Grosso do Sul | 1.531 - 4.366 | 2.279,64 | 1.530,50 | 2.100,00 | 3.605,00 | 4.366,48 |
Rondônia | 2.504 - 8.199 | 4.245,13 | 2.503,50 | 3.710,50 | 6.769,00 | 8.198,82 |
Roraima | 2.192 - 3.897 | 2.710,06 | 2.191,50 | 2.736,25 | 3.217,50 | 3.897,13 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
Atividades
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- selecionar os conteúdos;
- expressar-se com clareza;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- construir relações de confiança com os alunos;
- propor estudos interdisciplinares;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- consultar bibliotecas;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- organizar a bibliografia;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- preencher formulários com notas e faltas;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- registrar atividades extracurriculares;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- demonstrar controle emocional;
- avaliar a frequência dos alunos;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- ministrar aulas;
- propor critérios para a composição das classes;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- consultar legislação;
- propor opções para o horário de trabalho;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- agir eticamente;
- estimular a troca de conhecimento;
- listar material escolar básico;
- organizar atividades comunitárias;
- propor atividades culturais;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- colocar-se disponível para os alunos;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- contextualizar os conhecimentos;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- revelar interesses multidisciplinares;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- respeitar os limites dos alunos;
- registrar avaliações e resultados;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- propor calendário de avaliação escrita;
- sistematizar o conhecimento;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- elaborar o projeto pedagógico;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- aprender novas tecnologias;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- trabalhar em equipe;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
- analisar o plano de gestão da escola;
- preencher diário de classe;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- definir processos e critérios de avaliação;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- prever recursos materiais e didáticos;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- participar das assembleias escolares;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- demonstrar liderança;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
- demonstrar solidariedade;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
Setores que mais contratam Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de organizações religiosas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br