Quanto ganha um Diretor de vendas
Um Diretor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.730,53 e R$ 67.488,14, com a média salarial de R$ 28.303,51 e o salário mediana em R$ 26.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 28.303,51 | 339.642,12 | 7.075,88 | 134,78 |
1º Quartil | 8.730,53 | 104.766,36 | 2.182,63 | 41,57 |
Salário Mediana | 26.000,00 | 312.000,00 | 6.500,00 | 123,81 |
3º Quartil | 55.718,69 | 668.624,28 | 13.929,67 | 265,33 |
Teto Salarial | 67.488,14 | 809.857,68 | 16.872,04 | 321,37 |
Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
- Diretores de Áreas de apoio
- Diretores de comercialização e marketing
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing
Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Funções e atividades do Diretor de vendas
Diretores de comercialização e marketing devem:
- comunicar-se;
- atuar na definição do planejamento estratégico;
- participar na definição de políticas de recursos humanos;
- executar plano de marketing e vendas;
- gerir qualidade da venda;
- demonstrar competências pessoais;
- definir plano de marketing e vendas;
Atividades
- promover inovação;
- gerenciar custos e prazos logísticos;
- motivar equipe;
- atuar na definição de linhas de produto;
- prospectar formadores de opinião;
- implantar novas metodologias de trabalho;
- fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
- trabalhar em equipe;
- avaliar desempenho da equipe;
- demonstrar respeito a chefes e subordinados;
- orientar planejamento da produção;
- mostrar criatividade;
- acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
- mostrar otimismo;
- estimular processo de comunicação;
- dialogar com públicos de interesse da empresa;
- desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
- definir plano de investimento com grupo gestor;
- demonstrar capacidade de liderança;
- analisar viabilidade econômica;
- promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
- trabalhar com ética;
- mostrar coerência;
- revisar plano de marketing e vendas;
- avaliar nível de satisfação da equipe;
- fazer exposições na mídia;
- redigir relatórios;
- transformar dados em informação;
- definir metas e padrões de qualidade;
- fazer cumprir política comercial da empresa;
- utilizar tecnologia da informação;
- acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
- dimensionar recursos;
- diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
- focalizar na busca de resultados;
- validar métodos;
- instituir metodologia de trabalho;
- promover rastreabilidade do produto;
- expor ideias em público;
- disseminar informações ao público de interesse da empresa;
- implementar planos de marketing e vendas;
- definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
- aprovar contratação de terceiros;
- manipular tendência de mercado;
- tomar decisões;
- contribuir na elaboração de descrição de cargos;
- administrar conflitos;
- participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
- delegar responsabilidades;
- especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
- elaborar plano de contingência;
- aprovar normas e instruções;
- identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
- definir perfil de qualificação do pessoal;
- realizar ações preventivas e corretivas;
- verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
- demonstrar visão de futuro;
- prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
- aproveitar oportunidades;
- promover campanhas internas de conscientização;
- fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
- gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
- zelar pela apresentação pessoal;
- minimizar rupturas de vendas;
- analisar plano de marketing e vendas;
- avaliar exequibilidade de projetos;
- mostrar versatilidade;
- trabalhar com responsabilidade social;
- avaliar resultados (negócios e processos);
- monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
- gerir pós-venda;
Setores que mais contratam Diretor de vendas no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Consultoria em tecnologia da informação
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Seguros não-vida
- Administração de cartões de crédito
- Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Cooperativas de crédito mútuo