Salário para o cargo de Diretor de vendas
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de vendas

Um Diretor de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.730,53 e R$ 67.488,14, com a média salarial de R$ 28.303,51 e o salário mediana em R$ 26.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 28.303,51 339.642,12 7.075,88 134,78
1º Quartil 8.730,53 104.766,36 2.182,63 41,57
Salário Mediana 26.000,00 312.000,00 6.500,00 123,81
3º Quartil 55.718,69 668.624,28 13.929,67 265,33
Teto Salarial 67.488,14 809.857,68 16.872,04 321,37


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de vendas

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • comunicar-se;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir plano de marketing e vendas;

Atividades

  • promover inovação;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • motivar equipe;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • prospectar formadores de opinião;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • orientar planejamento da produção;
  • mostrar criatividade;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • mostrar otimismo;
  • estimular processo de comunicação;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • analisar viabilidade econômica;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • trabalhar com ética;
  • mostrar coerência;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • fazer exposições na mídia;
  • redigir relatórios;
  • transformar dados em informação;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • fazer cumprir política comercial da empresa;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • dimensionar recursos;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • focalizar na busca de resultados;
  • validar métodos;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • expor ideias em público;
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • aprovar contratação de terceiros;
  • manipular tendência de mercado;
  • tomar decisões;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • administrar conflitos;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • delegar responsabilidades;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • elaborar plano de contingência;
  • aprovar normas e instruções;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • demonstrar visão de futuro;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • aproveitar oportunidades;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • mostrar versatilidade;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
  • gerir pós-venda;


Setores que mais contratam Diretor de vendas no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Seguros não-vida
  • Administração de cartões de crédito
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Cooperativas de crédito mútuo




Profissões em Destaque: