Salário para o cargo de Gestor em turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Gestor em turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Gestor em turismo (turismólogo)

Um Gestor em turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gestor em turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Gestor em turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • produzir resultados;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;
  • traçar plano operacional;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • analisar mercado;
  • coordenar equipes;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • implementar projetos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • controlar reservas;
    • programar promoções;
    • visualizar futuro;
    • avaliar relatórios;
    • corrigir desvios;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • elaborar planos de turismo;
    • definir políticas de qualidade;
    • gerir informação turística;
    • inventariar oferta turística;
    • gerir reuniões participativas;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • contatar fornecedores;
    • identificar público alvo;
    • definir indicadores de desempenho;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • firmar contratos de compras;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • monitorar eventos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • conceder entrevistas;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • acompanhar contratos negociados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • firmar contratos de seguros;
    • monitorar projetos;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • demonstrar proatividade;
    • representar empresa em eventos;
    • comparar condições da concorrência;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • orientar equipes;
    • adequar estratégias e planos;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • capacitar equipes;
    • assessorar a realização de eventos;
    • coordenar cerimonial;
    • demonstrar visão de mercado;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • analisar legislação pertinente;
    • zelar pela imagem da organização;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar metas;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • demonstrar criatividade;
    • definir prioridades;
    • promover funcionários;
    • aprovar orçamentos;
    • informar-se da situação da organização;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • demonstrar confiabilidade;
    • avaliar margem de lucros;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • realizar visitas de inspeção;
    • aprovar alterações de padrão;
    • escolher formas de divulgação;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • gerir custos;
    • receber visitantes;
    • elaborar programas turísticos;
    • definir políticas de manutenção;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • definir estratégias de vendas;
    • controlar divulgação de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • demonstrar objetividade;
    • planejar eventos;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • calcular retorno de investimento;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • acompanhar concorrência;
    • escolher produtos para promoção;
    • tomar decisões;
    • demonstrar dinamismo;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • organizar eventos;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • pesquisar fornecedores;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • estabelecer parcerias;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • autorizar investimento;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • fixar metas;
    • aprovar eventos;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • identificar nichos de mercado;
    • selecionar equipes;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • estabelecer relações institucionais;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • escolher produtos para veiculação;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • analisar pontos turísticos;
    • implementar parcerias;
    • captar eventos;
    • prestar contas a superiores;
    • definir políticas de segurança;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • definir estratégias de marketing;
    • elaborar plano de negócios;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • programar eventos;
    • definir objetivos;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • avaliar vendas;
    • detectar tendências de mercado;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • visitar parceiros;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • contratar auditorias;


    Setores que mais contratam Gestor em turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social