Salário para o cargo de Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação
CBO 1425-35 > Gerentes de tecnologia da informação

Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

Um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.020,68 e R$ 11.927,20, com a média salarial de R$ 4.720,75 e o salário mediana em R$ 3.358,08 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.720,75 56.648,98 1.180,19 22,40
1º Quartil 2.020,68 24.248,19 505,17 9,59
Salário Mediana 3.358,08 40.296,96 839,52 15,93
3º Quartil 9.096,20 109.154,34 2.274,05 43,16
Teto Salarial 11.927,20 143.126,45 2.981,80 56,59


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.008 - 15.818 6.433,37 2.007,83 5.000,00 13.059,74 15.818,34
Salvador - BA 2.885 - 9.964 5.294,56 2.884,96 4.912,18 8.225,96 9.963,53
Rio de Janeiro - RJ 1.890 - 12.086 5.220,81 1.889,56 4.193,55 9.978,66 12.086,45
Barueri - SP 1.787 - 16.041 7.501,41 1.787,12 9.500,00 13.243,75 16.041,23
Belo Horizonte - MG 1.472 - 9.200 3.414,03 1.471,59 2.151,80 7.595,52 9.199,92
Brasília - DF 1.668 - 11.664 4.801,79 1.668,08 4.133,45 9.629,64 11.663,71
Curitiba - PR 1.538 - 9.048 3.437,48 1.538,24 2.206,92 7.469,87 9.047,73
Goiânia - GO 1.250 - 5.263 2.449,81 1.250,23 2.000,00 4.345,49 5.263,39
Porto Alegre - RS 3.060 - 17.430 8.080,49 3.060,00 7.226,50 14.390,00 17.429,60
Santana de Parnaíba - SP 2.141 - 10.876 4.421,41 2.140,81 3.610,72 8.979,09 10.875,75
Lins - SP 1.449 - 2.140 1.628,46 1.449,29 1.666,70 1.767,13 2.140,40
Recife - PE 1.321 - 5.106 2.393,74 1.320,50 2.000,00 4.215,51 5.105,96
Manaus - AM 1.050 - 5.299 2.237,77 1.050,00 1.925,29 4.375,00 5.299,13
Osasco - SP 1.200 - 10.541 4.004,20 1.200,00 2.799,49 8.702,63 10.540,88
Aparecida de Goiânia - GO 1.200 - 4.183 1.727,86 1.200,00 1.500,00 3.453,23 4.182,65
Criciúma - SC 2.529 - 16.358 7.249,89 2.528,89 7.098,00 13.505,28 16.358,00
João Pessoa - PB 1.500 - 5.336 2.412,14 1.500,00 2.135,92 4.405,67 5.336,28
Divinópolis - MG 1.552 - 5.626 2.258,73 1.551,95 1.598,51 4.644,50 5.625,56
Uberlândia - MG 1.450 - 6.662 2.938,95 1.450,00 1.901,20 5.500,00 6.661,77
Mogi das Cruzes - SP 1.925 - 4.724 2.568,75 1.925,00 2.300,00 3.900,00 4.723,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.588 - 14.931 5.570,16 1.588,01 3.600,00 12.327,02 14.930,86
Bahia 2.674 - 9.964 5.182,42 2.674,39 4.912,18 8.225,96 9.963,53
Minas Gerais 1.346 - 8.063 3.068,25 1.346,38 2.000,00 6.656,51 8.062,57
Rio de Janeiro 1.613 - 11.954 4.886,67 1.612,67 4.000,00 9.869,50 11.954,23
Paraná 1.447 - 7.284 2.890,35 1.446,73 1.932,00 6.013,98 7.284,31
Goiás 1.185 - 5.878 2.480,96 1.185,07 1.615,00 4.853,18 5.878,32
Distrito Federal 1.668 - 11.664 4.801,79 1.668,08 4.133,45 9.629,64 11.663,71
Rio Grande do Sul 1.457 - 14.881 5.636,80 1.457,00 4.106,00 12.285,53 14.880,60
Santa Catarina 1.885 - 13.154 5.570,67 1.885,33 4.431,71 10.860,04 13.154,00
Pernambuco 1.145 - 4.617 2.126,74 1.144,86 1.684,31 3.812,07 4.617,30
Espírito Santo 1.316 - 4.971 2.243,14 1.316,11 1.863,44 4.103,79 4.970,64
Mato Grosso 1.100 - 3.686 1.713,15 1.100,25 1.466,89 3.042,80 3.685,53
Amazonas 1.050 - 5.299 2.237,77 1.050,00 1.925,29 4.375,00 5.299,13
Paraíba 1.500 - 5.336 2.337,67 1.500,00 2.133,16 4.405,67 5.336,28
Ceará 1.718 - 8.735 5.129,27 1.718,30 5.942,80 7.212,00 8.735,39
Maranhão 1.045 - 2.059 1.385,00 1.045,00 1.450,00 1.700,00 2.059,09
Pará 1.400 - 4.512 2.135,02 1.400,00 1.922,69 3.725,47 4.512,40


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • traçar plano de comunicação;
    • coordenar implantação do projeto;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • demonstrar organização;
    • elaborar análise de risco;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • acionar plano de contingência;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • antever cenários futuros;
    • corrigir desvios;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • homologar plano de contingência;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • traçar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • relatar andamento de projetos;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • identificar necessidades de clientes;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar situações adversas;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • garantir integração dos produtos;
    • divulgar resultados da área;
    • aprovar produtos do projeto;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • conduzir reuniões;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • revisar pontos auditados;
    • promover integração da equipe;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • demonstrar liderança;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • demonstrar proatividade;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • divulgar planos e metas da área;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar com fornecedores;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • estimar benefícios de soluções;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • tomar decisões;
    • estabelecer prioridades;
    • dispensar funcionários;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • selecionar profissionais;
    • estabelecer metas;
    • analisar demandas;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • analisar escopo do negócio;
    • registrar ocorrências;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • controlar andamento do projeto;
    • validar soluções;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • adaptar-se a mudanças;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • demonstrar expressão verbal;
    • controlar escopo do projeto;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • distribuir serviços à equipe;
    • monitorar resultados;


    Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação superior - graduação
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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