Salário para o cargo de Técnico de telefonia
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de telefonia - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de telefonia

Técnicos em telecomunicações devem:

  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar treinamento;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;

Atividades

  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • demonstrar iniciativa;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • substituir componentes do sistema;
  • orientar equipes de trabalho;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • testar conexões;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • elaborar rotinas de teste;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • executar rotinas de teste;
  • demonstrar poder de concentração;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • absorver novas tecnologias;
  • demonstrar visão espacial;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • efetuar ajustes;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • treinar usuário final;
  • trocar componentes;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • consultar manual de instalação;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • especificar planos de trabalho;
  • organizar o tempo;
  • treinar equipe de trabalho;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • interagir com os clientes;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • redimensionar equipamentos;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • levantar o custo do projeto;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • elaborar esquemas;
  • trabalhar em equipe;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • especificar mão-de-obra;
  • redimensionar a rede;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • demonstrar habilidade manual;
  • avaliar entroncamento;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • ativar o sistema;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • verificar alimentação do sistema;
  • analisar relatórios técnicos;
  • instalar cabeamento;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • verificar a infraestrutura;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • efetuar ajustes do sistema;


Setores que mais contratam Técnico de telefonia no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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