Salário para o cargo de Técnico de telefonia
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de telefonia - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de telefonia

Técnicos em telecomunicações devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • reparar equipamentos;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • ministrar treinamento;
  • elaborar documentação técnica;

Atividades

  • definir plataforma de equipamentos;
  • demonstrar habilidade manual;
  • redimensionar a rede;
  • demonstrar visão espacial;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • especificar planos de trabalho;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • ativar o sistema;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • instalar cabeamento;
  • treinar equipe de trabalho;
  • especificar mão-de-obra;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • demonstrar poder de concentração;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • absorver novas tecnologias;
  • verificar a infraestrutura;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • trocar componentes;
  • organizar o tempo;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • consultar manual de instalação;
  • interagir com os clientes;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • redimensionar equipamentos;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • efetuar ajustes;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • executar rotinas de teste;
  • analisar relatórios técnicos;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • elaborar esquemas;
  • verificar alimentação do sistema;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • elaborar rotinas de teste;
  • testar conexões;
  • levantar o custo do projeto;
  • avaliar entroncamento;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • treinar usuário final;
  • substituir componentes do sistema;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • orientar equipes de trabalho;


Setores que mais contratam Técnico de telefonia no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: