Salário para o cargo de Técnico de seguros
CBO 3517-40 > Técnicos de seguros

Técnico de seguros - Descrição, atividades e funções do cargo

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros e para facilitar o relacionamento empresa- cliente, subscrevem e inspecionam riscos, operacionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, executam regulação e liquidação de sinistros. Desenvolvem novas modalidades de seguros. Elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos de seguros

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de seguros

Técnicos de seguros devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação técnica;
  • inspecionar riscos;
  • subscrever riscos;
  • comercializar seguros;
  • desenvolver produtos;

Atividades

  • elaborar parecer técnico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • agir com persuasão;
  • dar provas de credibilidade;
  • apurar rentabilidade do seguro;
  • agir com objetividade;
  • assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
  • calcular prêmios;
  • processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
  • apurar índice de sinistralidade do segurado;
  • recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;
  • raciocinar de forma lógica;
  • pesquisar legislação;
  • demonstrar capacidade de pesquisa;
  • enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
  • analisar condições propostas para o seguro;
  • analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
  • submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
  • demonstrar senso de observação;
  • agir com empatia;
  • monitorar resultados da carteira;
  • juntar documentação para licitações;
  • fornecer cotação e condições do seguro;
  • enviar avisos de renovação de seguros;
  • agir com paciência;
  • dar suporte técnico e comercial aos clientes;
  • requisitar laudos médicos e inspeções;
  • demonstrar capacidade de decisão;
  • sugerir valor segurável;


Setores que mais contratam Técnico de seguros no mercado de trabalho

  • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
  • Seguros não-vida
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Seguros de vida
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
  • Atividades de teleatendimento
  • Seguros-saúde
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Peritos e avaliadores de seguros




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