Salário para o cargo de Professor na área de deficiência física
CBO 2392-10 > Professores de educação especial

Professor na área de deficiência física - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor na área de deficiência física

Um Professor na área de deficiência física trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.058,38 e R$ 5.526,48, com a média salarial de R$ 2.904,79 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor na área de deficiência física

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.904,79 34.857,45 726,20 18,27
1º Quartil 2.058,38 24.700,51 514,59 12,94
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,30
3º Quartil 4.214,73 50.576,76 1.053,68 26,51
Teto Salarial 5.526,48 66.317,77 1.381,62 34,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Descalvado - SP 3.349 - 5.664 4.165,13 3.348,74 4.231,00 4.676,00 5.663,71
Rio Branco - AC 1.641 - 2.597 1.877,57 1.640,94 1.863,00 2.144,25 2.597,18
Curitiba - PR 2.433 - 5.595 3.115,78 2.432,75 2.751,00 4.619,58 5.595,38
Sorocaba - SP 1.822 - 3.876 2.873,63 1.822,00 3.200,00 3.200,00 3.875,94
Maringá - PR 2.751 - 4.864 3.042,88 2.751,00 2.751,00 4.015,83 4.864,10
Itatinga - SP 2.600 - 3.434 2.735,58 2.600,00 2.835,00 2.835,00 3.433,84
Macaé - RJ 1.412 - 2.180 1.510,00 1.412,00 1.412,00 1.800,00 2.180,21
Corupa - SC 3.889 - 5.558 4.374,47 3.888,50 4.420,00 4.589,00 5.558,33
Marau - RS 1.926 - 5.472 3.085,08 1.926,33 2.400,00 4.518,00 5.472,34
Rio Verde - GO 3.479 - 4.436 3.628,73 3.479,00 3.662,00 3.662,00 4.435,52
Fartura - SP 2.241 - 4.107 2.506,77 2.241,25 2.330,00 3.390,50 4.106,68
Campinas - SP 1.581 - 3.911 2.122,00 1.581,00 2.000,00 3.229,00 3.911,06
Ijuí - RS 1.785 - 2.341 1.853,78 1.785,00 1.891,00 1.932,50 2.340,70
Matupa - MT 1.412 - 3.997 2.260,89 1.412,00 2.700,00 3.300,00 3.997,06
Antônio Carlos - SC 2.650 - 6.420 3.238,89 2.650,00 2.650,00 5.300,00 6.419,52
Rio Bonito do Iguaçu - PR 2.751 - 6.664 3.668,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Douradina - PR 2.050 - 2.483 2.050,00 2.050,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02
São Jorge D Oeste - PR 1.500 - 3.997 2.775,00 1.500,00 3.150,00 3.300,00 3.997,06
Paiçandu - PR 2.213 - 3.332 2.616,38 2.212,50 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Floresta - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.014 - 5.471 3.285,51 2.013,79 3.200,00 4.516,78 5.470,86
Paraná 2.241 - 5.555 3.076,23 2.240,76 2.751,00 4.585,96 5.554,66
Acre 1.641 - 2.597 1.877,57 1.640,94 1.863,00 2.144,25 2.597,18
Santa Catarina 2.367 - 6.013 3.878,30 2.367,43 4.420,00 4.964,79 6.013,50
Rio Grande do Sul 1.638 - 4.345 2.314,44 1.637,56 2.210,00 3.587,22 4.344,95
Rio de Janeiro 1.412 - 2.848 1.647,59 1.412,00 1.412,00 2.351,33 2.848,01
Mato Grosso 1.412 - 3.755 2.328,14 1.412,00 2.578,00 3.100,00 3.754,81
Minas Gerais 1.519 - 3.393 2.310,54 1.519,33 2.432,00 2.801,33 3.393,06
Goiás 2.765 - 4.436 3.455,08 2.765,33 3.662,00 3.662,00 4.435,52
Mato Grosso do Sul 2.438 - 4.738 3.173,78 2.438,00 3.173,00 3.911,50 4.737,73
Espírito Santo 1.412 - 4.135 2.267,38 1.412,00 2.100,00 3.414,00 4.135,14
Amazonas 1.790 - 2.542 1.975,40 1.790,00 2.099,00 2.099,00 2.542,37


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor na área de deficiência física

Professores de educação especial devem:

  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;

  • Atividades

    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • orientar estágios dos alunos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • participar de associações da categoria;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • ensinar língua portuguesa;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • ensinar atividades recreativas;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar das associações da área;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • ministrar palestras e cursos;
    • proceder com ética;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • elaborar plano de aulas;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • avaliar rendimento escolar;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • demonstrar tolerância;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • dominar língua de sinais;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • definir conteúdos escolares;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • participar de palestras e cursos;
    • planejar atividades extraclasse;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • elaborar material visual para alunos;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • alfabetizar em braile;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • elaborar códigos de interação social;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • participar de conselhos de classe;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • dominar braile;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • coordenar curso;


    Setores que mais contratam Professor na área de deficiência física no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Distribuição de água por caminhões




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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