Salário para o cargo de Professor especializado em excepcionais
CBO 2392-15 > Professores de educação especial

Professor especializado em excepcionais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor especializado em excepcionais

Um Professor especializado em excepcionais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.105,28 e R$ 5.541,57, com a média salarial de R$ 2.917,96 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor especializado em excepcionais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.917,96 35.015,46 729,49 19,03
1º Quartil 2.105,28 25.263,37 526,32 13,73
Salário Mediana 2.692,00 32.304,00 673,00 17,55
3º Quartil 4.226,24 50.714,83 1.056,56 27,56
Teto Salarial 5.541,57 66.498,80 1.385,39 36,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ourinhos - SP 2.198 - 3.964 2.711,10 2.198,43 2.692,00 3.272,59 3.963,86
Macapá - AP 1.707 - 4.138 2.885,62 1.707,15 3.416,00 3.416,00 4.137,56
São Paulo - SP 1.955 - 6.380 3.272,86 1.954,55 2.697,00 5.267,18 6.379,77
Florianópolis - SC 3.693 - 5.679 4.057,63 3.692,78 4.000,00 4.688,22 5.678,52
Santos - SP 1.437 - 4.913 2.192,41 1.437,00 1.761,00 4.056,11 4.912,88
Pinhão - PR 2.321 - 2.851 2.328,96 2.321,00 2.321,00 2.354,08 2.851,33
Guarapari - ES 2.700 - 4.603 3.022,35 2.700,00 2.862,00 3.800,00 4.602,67
Belo Horizonte - MG 1.800 - 3.573 2.219,79 1.800,44 2.079,00 2.949,67 3.572,72
Curitiba - PR 1.901 - 4.745 2.803,46 1.900,67 2.751,00 3.917,42 4.744,89
Porto Alegre - RS 2.071 - 4.059 2.515,65 2.071,42 2.301,00 3.350,83 4.058,63
Lages - SC 2.500 - 6.056 4.206,25 2.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Rio de Janeiro - RJ 1.918 - 6.010 3.770,23 1.918,27 4.342,00 4.961,73 6.009,80
Rio do Sul - SC 3.600 - 5.814 4.514,29 3.600,00 4.800,00 4.800,00 5.813,90
Esteio - RS 1.929 - 4.492 2.949,80 1.928,62 3.374,00 3.708,56 4.491,91
Paranaguá - PR 2.751 - 6.664 3.851,40 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Nova Esperança - PR 2.096 - 5.081 2.942,27 2.095,88 2.751,00 4.195,13 5.081,26
Blumenau - SC 3.535 - 6.375 4.640,39 3.535,02 4.839,00 5.263,43 6.375,22
Aparecida de Goiânia - GO 2.421 - 5.924 3.292,33 2.421,28 2.862,00 4.891,00 5.924,13
Pirassununga - SP 1.977 - 4.820 3.128,50 1.976,81 3.890,00 3.979,24 4.819,77
Maracaí - SP 3.622 - 4.613 3.729,82 3.622,00 3.784,00 3.808,43 4.612,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.792 - 4.794 2.683,08 1.791,52 2.554,00 3.958,04 4.794,09
Paraná 2.093 - 4.875 2.900,21 2.092,86 2.751,00 4.025,23 4.875,48
Santa Catarina 2.156 - 6.336 3.910,39 2.156,16 4.400,00 5.231,33 6.336,34
Rio Grande do Sul 1.619 - 4.374 2.438,76 1.618,79 2.301,00 3.610,84 4.373,55
Minas Gerais 1.649 - 3.963 2.300,97 1.649,12 2.112,00 3.271,61 3.962,67
Espírito Santo 1.697 - 5.020 2.865,24 1.696,91 2.862,00 4.144,88 5.020,41
Mato Grosso do Sul 1.901 - 5.323 2.886,97 1.901,43 2.500,00 4.394,86 5.323,18
Amapá 1.707 - 4.138 2.885,62 1.707,15 3.416,00 3.416,00 4.137,56
Rio de Janeiro 1.499 - 5.804 3.074,98 1.499,47 2.536,00 4.791,84 5.804,01
Mato Grosso 1.907 - 6.999 3.378,82 1.907,45 3.189,00 5.778,36 6.998,93
Goiás 2.073 - 5.721 3.138,83 2.073,00 2.862,00 4.723,70 5.721,49
Rio Grande do Norte 2.001 - 2.645 2.080,22 2.000,97 2.022,00 2.184,00 2.645,33
Pará 1.549 - 4.815 3.029,08 1.549,00 3.620,00 3.975,33 4.815,04
Pernambuco 1.458 - 50.949 10.637,20 1.458,00 3.099,00 42.064,00 50.949,18
Ceará 1.412 - 3.865 2.297,33 1.412,00 1.958,00 3.191,00 3.865,03
Bahia 1.412 - 3.149 2.036,25 1.412,00 1.891,00 2.600,00 3.149,20
Maranhão 1.412 - 2.458 1.727,67 1.412,00 1.742,00 2.029,00 2.457,59
Distrito Federal 2.489 - 5.772 3.843,43 2.489,02 4.154,00 4.765,00 5.771,51
Acre 1.868 - 3.655 2.533,92 1.868,00 2.802,00 3.018,00 3.655,49
Amazonas 1.492 - 1.812 1.492,80 1.492,00 1.492,00 1.496,00 1.812,00


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor especializado em excepcionais

Professores de educação especial devem:

  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;

  • Atividades

    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • avaliar rendimento escolar;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • elaborar códigos de interação social;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • proceder com ética;
    • dominar braile;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • planejar atividades extraclasse;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • elaborar material visual para alunos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • participar das associações da área;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • elaborar plano de aulas;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • dominar língua de sinais;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • definir conteúdos escolares;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • ensinar língua portuguesa;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • ensinar atividades recreativas;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar de conselhos de classe;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • demonstrar tolerância;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • ministrar palestras e cursos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • alfabetizar em braile;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • orientar estágios dos alunos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • coordenar curso;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;


    Setores que mais contratam Professor especializado em excepcionais no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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