Salário para o cargo de Professor de sociologia do ensino superior
CBO 2347-70 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de sociologia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de sociologia do ensino superior

Um Professor de sociologia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.988,29 e R$ 11.875,40, com a média salarial de R$ 4.491,29 e o salário mediana em R$ 2.596,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.491,29 53.895,43 1.122,82 54,61
1º Quartil 1.988,29 23.859,50 497,07 24,18
Salário Mediana 2.596,00 31.152,00 649,00 31,56
3º Quartil 9.056,69 108.680,26 2.264,17 110,12
Teto Salarial 11.875,40 142.504,81 2.968,85 144,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.686 - 3.886 2.347,33 1.686,00 2.214,00 3.208,50 3.886,23
Rio de Janeiro - RJ 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38
São Paulo - SP 1.950 - 11.577 4.586,40 1.950,00 2.756,00 9.558,00 11.576,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.515 - 9.904 3.602,23 1.515,00 2.266,00 8.176,67 9.903,82
Minas Gerais 1.721 - 4.012 2.428,17 1.720,67 2.405,00 3.312,00 4.011,59
Rio Grande do Sul 1.837 - 7.393 3.039,57 1.837,00 2.486,00 6.104,00 7.393,35
Rio de Janeiro 1.911 - 22.669 10.461,50 1.911,00 11.381,00 18.716,00 22.669,38


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de sociologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • construir projetos político-pedagógicos;
  • elaborar plano de ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • ministrar aula;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • preparar aulas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de redação;
    • pesquisar bibliografia;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • responder perguntas;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • identificar perfil dos docentes;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • organizar seminários;
    • identificar demandas da sociedade;
    • prestar serviços à comunidade;
    • coordenar cursos;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • participar de órgãos colegiados;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • definir ementas e programas;
    • rever bibliografia;
    • construir política de estágio;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • manter-se atualizado;
    • prever formas de avaliação;
    • avaliar provas;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • definir atividades extra-sala;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • elaborar textos;
    • examinar relatórios de campo;
    • coordenar projetos de extensão;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • divulgar resultados;
    • selecionar bibliografia;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • verificar frequência;
    • integrar comissões;
    • comentar resultados de avaliações;
    • assessorar projetos de instituições;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • realizar experiências extra-sala;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • prestar consultoria;
    • definir perfil profissional;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir política de capacitação docente;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • definir critérios de avaliação;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • arguir candidatos à titulação;
    • identificar campos de estágio;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • elaborar relatórios;
    • supervisionar atividades de campo;
    • executar pesquisas;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • avaliar produção do orientado;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar pesquisadores;
    • analisar resultados de avaliações;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • discutir textos;
    • examinar produto final;
    • selecionar recursos didáticos;
    • organizar atividades didáticas;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar leituras;
    • trabalhar com a comunidade;
    • sugerir bibliografia;
    • construir currículo do curso;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • promover debates;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • provocar reflexões;
    • orientar formação de acervos;
    • coordenar programas de estágio;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • avaliar ementas e programas;
    • rever prática docente;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • exercer papéis de cidadania;
    • acompanhar execução do projeto;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • elaborar material didático;
    • formular questões;
    • montar cronograma;
    • orientar formulação do projeto;
    • definir perfil dos docentes;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • indicar bibliografia;
    • selecionar recursos humanos;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • controlar frequência;
    • dar entrevistas;
    • definir perfil dos alunos;
    • organizar publicações;
    • definir metodologia;
    • definir objetivos da disciplina;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • realizar reuniões de orientação;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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