Salário para o cargo de Professor de sociologia do ensino superior
CBO 2347-70 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de sociologia do ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de sociologia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • preparar aulas;
  • ministrar aula;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • elaborar plano de ensino;
  • supervisionar estágios;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;

Atividades

  • coordenar cursos;
  • pesquisar bibliografia;
  • participar de órgãos colegiados;
  • coordenar programas de estágio;
  • demonstrar capacidade de expressão oral;
  • examinar monografias, teses e dissertações;
  • prestar contas dos recursos financeiros;
  • definir perfil profissional;
  • trabalhar com a comunidade;
  • orientar pesquisadores;
  • rever prática docente;
  • acompanhar atividades de estágio;
  • selecionar candidatos em concursos;
  • acompanhar execução do projeto;
  • atualizar dados e informações conjunturais;
  • elaborar plano de aula;
  • manter-se atualizado;
  • emitir laudos e pareceres técnicos;
  • avaliar iniciação ao exercício profissional;
  • participar de eventos técnico-científicos;
  • indicar bibliografia;
  • organizar eventos acadêmicos;
  • prestar serviços à comunidade;
  • construir currículo do curso;
  • verificar frequência;
  • definir linhas de pesquisa e extensão;
  • avaliar participação em classe e extraclasse;
  • elaborar programas e projetos de estágio;
  • definir ementas e programas;
  • definir critérios de avaliação;
  • definir atividades extra-sala;
  • participar da elaboração de editais para concursos;
  • avaliar produção do orientado;
  • orientar formulação do projeto;
  • identificar perfil dos docentes;
  • orientar formação de acervos;
  • supervisionar atividades de campo;
  • exercer papéis de cidadania;
  • elaborar trabalhos científicos;
  • gerenciar recursos financeiros e materiais;
  • definir objetivos da disciplina;
  • prestar consultoria;
  • selecionar recursos didáticos;
  • definir diretrizes de avaliação do curso;
  • coordenar projetos de pesquisa;
  • selecionar bibliografia;
  • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
  • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
  • orientar construção de objeto de pesquisa;
  • formular questões;
  • analisar resultados de avaliações;
  • julgar trabalhos acadêmicos;
  • avaliar provas;
  • rever bibliografia;
  • responder perguntas;
  • promover debates;
  • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
  • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
  • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
  • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
  • provocar reflexões;
  • realizar reuniões de orientação;
  • avaliar execução de pesquisa;
  • montar cronograma;
  • organizar publicações;
  • demonstrar capacidade de polemização;
  • utilizar recursos audiovisuais;
  • integrar comissões;
  • demonstrar capacidade de redação;
  • examinar produto final;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • demonstrar capacidade de argumentação;
  • arguir candidatos à titulação;
  • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
  • realizar experiências extra-sala;
  • demonstrar capacidade de contextualização;
  • readequar processo de ensino-aprendizagem;
  • divulgar resultados;
  • definir metodologia;
  • definir política de capacitação docente;
  • apresentar conteúdos de disciplinas;
  • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
  • organizar atividades didáticas;
  • identificar demandas da sociedade;
  • definir perfil dos docentes;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • preparar orientando para exame de qualificação;
  • demonstrar capacidade de reflexão;
  • controlar frequência;
  • discutir textos;
  • sugerir bibliografia;
  • examinar relatórios de campo;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • dar entrevistas;
  • demonstrar criatividade;
  • prever formas de avaliação;
  • avaliar ementas e programas;
  • realizar leituras;
  • elaborar relatórios;
  • propor a realização de convênios e parcerias;
  • coordenar projetos de extensão;
  • avaliar execução de atividades de extensão;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • definir perfil dos alunos;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • elaborar textos;
  • avaliar currículos e memoriais;
  • construir política de estágio;
  • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
  • comentar resultados de avaliações;
  • demonstrar capacidade de problematizar;
  • chefiar departamentos acadêmicos;
  • demonstrar capacidade de mobilização;
  • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
  • captar recursos para pesquisa e extensão;
  • organizar seminários;
  • assessorar projetos de instituições;
  • selecionar recursos humanos;
  • orientar iniciação ao exercício profissional;
  • preparar orientando para defesa do trabalho;
  • elaborar projetos de extensão;
  • identificar campos de estágio;
  • elaborar material didático;
  • executar pesquisas;


Setores que mais contratam Professor de sociologia do ensino superior no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação




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