Quanto ganha um Professor de psicologia no ensino médio
Um Professor de psicologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.919,33 e R$ 12.264,37, com a média salarial de R$ 4.568,29 e o salário mediana em R$ 2.945,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.568,29 | 54.819,43 | 1.142,07 | 28,92 |
1º Quartil | 1.919,33 | 23.031,93 | 479,83 | 12,15 |
Salário Mediana | 2.945,00 | 35.340,00 | 736,25 | 18,64 |
3º Quartil | 9.353,33 | 112.240,00 | 2.338,33 | 59,21 |
Teto Salarial | 12.264,37 | 147.172,46 | 3.066,09 | 77,64 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Canoas - RS | 2.225 - 3.567 | 2.814,05 | 2.224,50 | 2.945,00 | 2.945,30 | 3.567,44 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.711 - 2.072 | 1.711,00 | 1.711,00 | 1.711,00 | 1.711,00 | 2.072,41 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio Grande do Sul | 2.139 - 4.156 | 2.876,54 | 2.139,33 | 2.945,00 | 3.431,20 | 4.155,97 |
São Paulo | 1.686 - 41.807 | 9.839,28 | 1.686,28 | 3.813,50 | 34.516,00 | 41.806,81 |
Rio de Janeiro | 1.507 - 2.072 | 1.638,18 | 1.507,00 | 1.711,00 | 1.711,00 | 2.072,41 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de psicologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- expressar-se com clareza;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- administrar conflitos;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- constituir comissões de sindicância;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- interagir com os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- propor a contratação de serviços especializados;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- medir o conhecimento específico;
- escolher material didático e pedagógico;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- preparar-se para concursos docentes;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- adequar o planejamento às aulas;
- escolher livro didático;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- requisitar material pedagógico;
- atender pais e alunos;
- definir o calendário;
- influir na definição dos planos de carreira;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- dialogar com os alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
Setores que mais contratam Professor de psicologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino médio
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Atividades associativas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br