Salário para o cargo de Professor de psicologia no ensino médio
CBO 2321-60 > Professores do ensino médio

Professor de psicologia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de psicologia no ensino médio

Um Professor de psicologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.332,97 e R$ 33.884,62, com a média salarial de R$ 9.682,27 e o salário mediana em R$ 1.875,57 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de psicologia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.682,27 116.187,28 2.420,57 56,65
1º Quartil 1.332,97 15.995,63 333,24 7,80
Salário Mediana 1.875,57 22.506,78 468,89 10,97
3º Quartil 25.841,86 310.102,33 6.460,47 151,20
Teto Salarial 33.884,62 406.615,48 8.471,16 198,26


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Teresópolis - RJ 1.090 - 1.320 1.090,00 1.090,00 1.090,00 1.090,00 1.320,24
Porto Alegre - RS 2.159 - 4.324 2.815,50 2.159,00 2.680,00 3.570,00 4.324,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.090 - 2.097 1.252,45 1.090,00 1.090,00 1.731,66 2.097,43
São Paulo 1.418 - 154.135 28.601,28 1.417,54 2.746,18 127.254,58 154.134,56
Rio Grande do Sul 2.008 - 4.239 2.795,80 2.007,64 2.680,00 3.499,50 4.238,70


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de psicologia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • medir o conhecimento específico;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • dialogar com os alunos;
    • administrar conflitos;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • requisitar material pedagógico;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • definir o calendário;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • atender pais e alunos;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • escolher livro didático;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • interagir com os alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • constituir comissões de sindicância;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;


    Setores que mais contratam Professor de psicologia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Ensino fundamental
    • Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de centros de assistência psicossocial
    • Atividades associativas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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