Salário para o cargo de Professor de psicologia no ensino médio
CBO 2321-60 > Professores do ensino médio

Professor de psicologia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de psicologia no ensino médio

Um Professor de psicologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.919,33 e R$ 12.264,37, com a média salarial de R$ 4.568,29 e o salário mediana em R$ 2.945,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de psicologia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.568,29 54.819,43 1.142,07 28,92
1º Quartil 1.919,33 23.031,93 479,83 12,15
Salário Mediana 2.945,00 35.340,00 736,25 18,64
3º Quartil 9.353,33 112.240,00 2.338,33 59,21
Teto Salarial 12.264,37 147.172,46 3.066,09 77,64


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Canoas - RS 2.225 - 3.567 2.814,05 2.224,50 2.945,00 2.945,30 3.567,44
Rio de Janeiro - RJ 1.711 - 2.072 1.711,00 1.711,00 1.711,00 1.711,00 2.072,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 2.139 - 4.156 2.876,54 2.139,33 2.945,00 3.431,20 4.155,97
São Paulo 1.686 - 41.807 9.839,28 1.686,28 3.813,50 34.516,00 41.806,81
Rio de Janeiro 1.507 - 2.072 1.638,18 1.507,00 1.711,00 1.711,00 2.072,41


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de psicologia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • preparar aulas;

  • Atividades

    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • expressar-se com clareza;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • administrar conflitos;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • constituir comissões de sindicância;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • interagir com os alunos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • medir o conhecimento específico;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • escolher livro didático;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • requisitar material pedagógico;
    • atender pais e alunos;
    • definir o calendário;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • dialogar com os alunos;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;


    Setores que mais contratam Professor de psicologia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Atividades de centros de assistência psicossocial
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista