Salário para o cargo de Professor de música no ensino superior
CBO 2349-15 > Professores de artes do ensino superior

Professor de música no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de música no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • planejar cursos;
  • atuar no ensino da arte;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • dar entrevistas;
  • dar palestras e conferências;
  • organizar concertos e recitais;
  • realizar curadoria;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • assessorar editoras;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • coordenar cursos;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • demonstrar percepção estética;
  • participar de conselhos editoriais;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • elaborar relatórios;
  • constituir equipes de trabalho;
  • assessorar grupos artísticos;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • demonstrar atitude crítica;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • analisar processos de recepção artística;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • identificar pré-requisitos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar ementas;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • coordenar publicações;
  • assessorar a mídia;
  • participar de bancas de concurso;
  • prestar atendimento a alunos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • avaliar alunos;
  • organizar exposições;
  • analisar processos de criação artística;
  • participar de debates na mídia;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • programar palestras e conferências;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • prestar consultoria;
  • participar de comissões;
  • definir carga horária;
  • organizar festivais e mostras;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • emitir pareceres;
  • assessorar entidades de ensino;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • coordenar comissões;
  • trabalhar em equipe;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • programar espetáculos;
  • definir programas de cursos;
  • definir objetivos de cursos;


Setores que mais contratam Professor de música no ensino superior no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de música
  • Educação infantil - creche
  • Ensino médio
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas




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