Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de música no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- atuar no ensino da arte;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- planejar cursos;
Atividades
- assessorar instituições artístico-culturais;
- analisar processos de recepção artística;
- coordenar comissões;
- coordenar cursos;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- organizar exposições;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- participar de bancas de concurso;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- supervisionar produções de natureza artística;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- identificar pré-requisitos;
- prestar atendimento a alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- coordenar grupos de estudo;
- constituir equipes de trabalho;
- prestar consultoria;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- analisar processos de criação artística;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- participar da definição de políticas culturais;
- coordenar publicações;
- avaliar alunos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- assessorar a mídia;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- dar entrevistas;
- organizar concertos e recitais;
- programar espetáculos;
- assessorar editoras;
- trabalhar em equipe;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- demonstrar atitude crítica;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- coordenar grupos de pesquisa;
- assessorar grupos artísticos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- programar palestras e conferências;
- ministrar oficinas e minicursos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- definir programas de cursos;
- demonstrar percepção estética;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- emitir pareceres;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- realizar curadoria;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- difundir resultados de pesquisa;
- participar de conselhos editoriais;
- supervisionar alunos em estágios;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- elaborar relatórios;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- definir grades curriculares;
- assessorar entidades de ensino;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- definir carga horária;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- definir objetivos de cursos;
- dar palestras e conferências;
- participar de debates na mídia;
- organizar festivais e mostras;
- participar de comissões;
- elaborar projetos de pesquisa;
- elaborar ementas;
- organizar oficinas e minicursos;
Setores que mais contratam Professor de música no ensino superior no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de música
- Educação infantil - creche
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas