Salário para o cargo de Professor de música no ensino superior
CBO 2349-15 > Professores de artes do ensino superior

Professor de música no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de música no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • prestar atendimento a alunos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • prestar consultoria;
  • analisar processos de recepção artística;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • definir objetivos de cursos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • definir grades curriculares;
  • avaliar alunos;
  • coordenar publicações;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • analisar processos de criação artística;
  • dar entrevistas;
  • elaborar relatórios;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • dar palestras e conferências;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • participar de conselhos editoriais;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • emitir pareceres;
  • assessorar grupos artísticos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • assessorar a mídia;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • identificar pré-requisitos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • realizar curadoria;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • definir programas de cursos;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • coordenar cursos;
  • demonstrar percepção estética;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • demonstrar atitude crítica;
  • participar de debates na mídia;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • assessorar entidades de ensino;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • organizar concertos e recitais;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • constituir equipes de trabalho;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • elaborar ementas;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • assessorar editoras;
  • programar palestras e conferências;
  • programar espetáculos;
  • participar de bancas de concurso;
  • participar de comissões;
  • coordenar comissões;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir carga horária;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • organizar exposições;


Setores que mais contratam Professor de música no ensino superior no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de música
  • Educação infantil - creche
  • Ensino médio
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas




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