Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de circo no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de música no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar cursos;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar entidades de ensino;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- elaborar relatórios;
- assessorar editoras;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- coordenar comissões;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- dar entrevistas;
- elaborar ementas;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- assessorar grupos artísticos;
- analisar processos de recepção artística;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- coordenar publicações;
- programar espetáculos;
- difundir resultados de pesquisa;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- elaborar projetos de pesquisa;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- dar palestras e conferências;
- realizar curadoria;
- prestar atendimento a alunos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- coordenar grupos de pesquisa;
- supervisionar produções de natureza artística;
- identificar pré-requisitos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- definir objetivos de cursos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- participar de conselhos editoriais;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- trabalhar em equipe;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- programar palestras e conferências;
- definir grades curriculares;
- participar de comissões;
- participar de debates na mídia;
- prestar consultoria;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- demonstrar percepção estética;
- analisar processos de criação artística;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- organizar exposições;
- definir carga horária;
- coordenar cursos;
- supervisionar alunos em estágios;
- organizar oficinas e minicursos;
- coordenar grupos de estudo;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- assessorar a mídia;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- organizar festivais e mostras;
- ministrar oficinas e minicursos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir programas de cursos;
- demonstrar atitude crítica;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- organizar concertos e recitais;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- emitir pareceres;
- constituir equipes de trabalho;
- avaliar alunos;
- participar de bancas de concurso;
Setores que mais contratam Professor de música no ensino superior no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de música
- Educação infantil - creche
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas