Salário para o cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
CBO 2313-35 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de língua portuguesa do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.024,74 e R$ 9.482,14, com a média salarial de R$ 3.961,59 e o salário mediana em R$ 2.833,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.961,59 47.539,09 990,40 31,60
1º Quartil 2.024,74 24.296,93 506,19 16,15
Salário Mediana 2.833,00 33.996,00 708,25 22,60
3º Quartil 7.231,49 86.777,85 1.807,87 57,68
Teto Salarial 9.482,14 113.785,72 2.370,54 75,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.827 - 20.455 6.542,92 1.827,10 3.356,00 16.887,90 20.455,13
Rio de Janeiro - RJ 1.730 - 8.125 3.719,38 1.729,57 3.033,00 6.708,43 8.125,45
Brasília - DF 1.905 - 9.098 4.819,77 1.905,25 4.977,00 7.511,42 9.098,06
Belo Horizonte - MG 1.764 - 11.692 4.481,39 1.764,24 2.973,00 9.652,63 11.691,55
Goiânia - GO 1.825 - 9.346 4.222,63 1.825,32 3.718,00 7.716,45 9.346,39
Curitiba - PR 1.742 - 7.402 3.501,55 1.742,43 3.190,00 6.111,53 7.402,46
Recife - PE 1.770 - 6.036 3.246,57 1.769,96 3.150,00 4.983,20 6.035,81
Florianópolis - SC 1.975 - 10.031 4.231,22 1.975,36 3.104,00 8.281,71 10.031,06
Niterói - RJ 1.885 - 15.934 7.042,88 1.884,85 5.931,00 13.155,43 15.934,25
Salvador - BA 1.513 - 5.946 2.656,17 1.512,78 2.110,00 4.909,08 5.946,02
Campinas - SP 2.001 - 9.951 4.081,08 2.000,83 3.013,00 8.216,00 9.951,47
Teresina - PI 1.571 - 6.003 2.956,27 1.570,50 2.986,00 4.955,80 6.002,61
Vitoria - ES 2.323 - 10.708 5.354,11 2.322,63 4.225,00 8.840,75 10.708,18
Guarulhos - SP 1.801 - 10.330 4.397,77 1.801,00 3.577,00 8.528,50 10.329,98
Santo André - SP 2.141 - 13.602 6.098,23 2.140,63 5.002,00 11.229,63 13.601,66
Porto Alegre - RS 1.597 - 9.154 3.933,39 1.596,88 2.802,00 7.557,50 9.153,87
Fortaleza - CE 1.507 - 15.500 4.523,86 1.506,81 2.190,00 12.796,82 15.499,89
Ribeirão Preto - SP 1.778 - 4.530 2.695,40 1.777,57 2.720,00 3.739,71 4.529,65
São Caetano do Sul - SP 3.094 - 7.278 4.295,83 3.094,29 4.061,00 6.009,14 7.278,45
Campos dos Goytacazes - RJ 1.487 - 7.892 3.871,55 1.487,29 4.025,00 6.515,86 7.892,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.866 - 12.005 4.592,94 1.865,57 3.234,00 9.911,26 12.004,81
Rio de Janeiro 1.628 - 10.458 4.112,20 1.627,60 2.796,00 8.633,91 10.457,65
Minas Gerais 1.705 - 9.987 3.939,84 1.705,31 2.834,00 8.245,40 9.987,07
Paraná 1.609 - 6.371 2.972,75 1.609,38 2.397,50 5.260,07 6.371,15
Santa Catarina 1.914 - 9.310 3.943,58 1.913,89 3.009,00 7.686,35 9.309,94
Goiás 1.651 - 8.068 3.422,34 1.650,95 2.456,00 6.660,83 8.067,80
Rio Grande do Sul 1.822 - 7.187 3.359,24 1.822,13 2.755,50 5.934,03 7.187,47
Bahia 1.459 - 5.334 2.549,69 1.459,39 2.207,00 4.403,97 5.334,22
Pernambuco 1.545 - 9.207 3.552,04 1.545,17 2.586,00 7.601,39 9.207,03
Distrito Federal 1.905 - 9.098 4.819,77 1.905,25 4.977,00 7.511,42 9.098,06
Espírito Santo 1.714 - 8.316 3.665,49 1.714,18 2.938,00 6.865,55 8.315,75
Ceará 1.420 - 15.481 4.585,66 1.419,68 1.996,00 12.781,30 15.481,09
Pará 1.640 - 6.927 3.356,40 1.640,47 3.145,00 5.718,93 6.926,94
Piauí 1.514 - 28.010 7.286,44 1.513,92 2.939,50 23.125,34 28.010,11
Rio Grande do Norte 1.562 - 6.147 2.897,67 1.561,82 2.610,00 5.074,73 6.146,66
Mato Grosso do Sul 1.677 - 7.516 3.320,61 1.677,36 2.470,00 6.205,36 7.516,12
Mato Grosso 1.697 - 5.269 2.805,14 1.697,10 2.340,00 4.350,10 5.268,97
Maranhão 1.573 - 4.507 2.395,13 1.573,32 2.227,00 3.721,33 4.507,39
Amazonas 1.464 - 10.239 3.476,23 1.463,71 1.800,00 8.453,71 10.239,39
Tocantins 1.728 - 9.731 3.717,46 1.727,71 2.708,75 8.033,86 9.730,85
Alagoas 1.442 - 5.390 2.628,07 1.441,57 2.572,00 4.450,00 5.389,97
Roraima 1.631 - 4.431 2.573,63 1.631,17 2.387,50 3.658,00 4.430,68
Sergipe 1.463 - 4.596 2.410,38 1.462,50 2.047,50 3.794,83 4.596,42
Paraíba 1.490 - 9.165 4.506,88 1.489,83 4.835,00 7.567,00 9.165,38
Acre 1.790 - 4.598 2.879,23 1.789,67 3.006,00 3.796,33 4.598,23
Amapá 1.412 - 5.280 2.349,60 1.412,00 1.908,50 4.359,00 5.279,75
Rondônia 1.578 - 6.927 2.808,70 1.577,50 1.889,00 5.719,00 6.927,02


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • promover a educação dos alunos;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;

  • Atividades

    • registrar atividades extracurriculares;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • selecionar os conteúdos;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • organizar atividades comunitárias;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • sistematizar o conhecimento;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • participar das assembleias escolares;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • organizar a bibliografia;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • propor atividades culturais;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • ministrar aulas;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • consultar legislação;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • demonstrar controle emocional;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • registrar avaliações e resultados;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • preencher diário de classe;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • demonstrar solidariedade;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • aprender novas tecnologias;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • listar material escolar básico;
    • demonstrar liderança;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • expressar-se com clareza;
    • agir eticamente;


    Setores que mais contratam Professor de língua portuguesa do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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