Salário para o cargo de Professor de geografia do ensino superior
CBO 2347-40 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de geografia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de geografia do ensino superior

Um Professor de geografia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.851,25 e R$ 6.756,55, com a média salarial de R$ 3.054,18 e o salário mediana em R$ 2.443,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.054,18 36.650,10 763,54 41,70
1º Quartil 1.851,25 22.215,00 462,81 25,27
Salário Mediana 2.443,50 29.322,00 610,88 33,36
3º Quartil 5.152,83 61.834,00 1.288,21 70,35
Teto Salarial 6.756,55 81.078,60 1.689,14 92,24


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 1.649 - 5.987 2.788,86 1.649,00 2.685,00 4.943,00 5.987,11


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de geografia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • supervisionar estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • preparar aulas;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • ministrar aula;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • elaborar plano de ensino;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;

  • Atividades

    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • controlar frequência;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • supervisionar atividades de campo;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • coordenar cursos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • divulgar resultados;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • discutir textos;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • rever prática docente;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • orientar pesquisadores;
    • responder perguntas;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • indicar bibliografia;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • definir atividades extra-sala;
    • promover debates;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • examinar relatórios de campo;
    • definir ementas e programas;
    • rever bibliografia;
    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • selecionar recursos didáticos;
    • prestar serviços à comunidade;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • definir critérios de avaliação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • avaliar produção do orientado;
    • orientar formulação do projeto;
    • organizar publicações;
    • sugerir bibliografia;
    • identificar perfil dos docentes;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • provocar reflexões;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • realizar leituras;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar textos;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar reuniões de orientação;
    • manter-se atualizado;
    • definir objetivos da disciplina;
    • definir perfil profissional;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • organizar atividades didáticas;
    • executar pesquisas;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • coordenar programas de estágio;
    • definir perfil dos docentes;
    • realizar experiências extra-sala;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • assessorar projetos de instituições;
    • coordenar projetos de extensão;
    • dar entrevistas;
    • comentar resultados de avaliações;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • prever formas de avaliação;
    • examinar produto final;
    • selecionar recursos humanos;
    • orientar formação de acervos;
    • integrar comissões;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • analisar resultados de avaliações;
    • organizar seminários;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • arguir candidatos à titulação;
    • selecionar bibliografia;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • elaborar material didático;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • identificar campos de estágio;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • prestar consultoria;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • montar cronograma;
    • trabalhar com a comunidade;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • definir perfil dos alunos;
    • avaliar ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • definir política de capacitação docente;
    • avaliar provas;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • formular questões;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • definir metodologia;
    • elaborar plano de aula;
    • exercer papéis de cidadania;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • identificar demandas da sociedade;
    • verificar frequência;
    • construir currículo do curso;
    • construir política de estágio;


    Setores que mais contratam Professor de geografia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

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