Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
Atividades
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- escolher livro didático;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- influir na definição dos planos de carreira;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- estabelecer empatia com os alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- preparar-se para concursos docentes;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- requisitar material pedagógico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- atender pais e alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- definir o calendário;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- interagir com os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- administrar conflitos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- dialogar com os alunos;
- expressar-se com clareza;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- adequar o planejamento às aulas;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- medir o conhecimento específico;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras