Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
Atividades
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- expressar-se com clareza;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- definir o calendário;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- estabelecer empatia com os alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- adequar o planejamento às aulas;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- requisitar material pedagógico;
- influir na definição dos planos de carreira;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- interagir com os alunos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- atender pais e alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- dialogar com os alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- escolher livro didático;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- administrar conflitos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras