Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- escolher livro didático;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- interagir com os alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- administrar conflitos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- escolher material didático e pedagógico;
- medir o conhecimento específico;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- definir o calendário;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- estabelecer empatia com os alunos;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- adequar o planejamento às aulas;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- dialogar com os alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- requisitar material pedagógico;
- atender pais e alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras