Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- comunicar-se;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- estabelecer empatia com os alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- atender pais e alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- definir o calendário;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- requisitar material pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- medir o conhecimento específico;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- expressar-se com clareza;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- escolher livro didático;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- interagir com os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- administrar conflitos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- adequar o planejamento às aulas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras