Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de química no ensino médio
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- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aulas;
Atividades
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- adequar o planejamento às aulas;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- administrar conflitos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- dialogar com os alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- expressar-se com clareza;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- medir o conhecimento específico;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- influir na definição dos planos de carreira;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- escolher material didático e pedagógico;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- definir o calendário;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- escolher livro didático;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- interagir com os alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- estabelecer empatia com os alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- requisitar material pedagógico;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- atender pais e alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras