Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- preparar-se para concursos docentes;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- interagir com os alunos;
- medir o conhecimento específico;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- expressar-se com clareza;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- requisitar material pedagógico;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- escolher livro didático;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- dialogar com os alunos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- adequar o planejamento às aulas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- definir o calendário;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- administrar conflitos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- atender pais e alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras