Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aulas;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- administrar conflitos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- escolher material didático e pedagógico;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- requisitar material pedagógico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- expressar-se com clareza;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- escolher livro didático;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- preparar-se para concursos docentes;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- definir o calendário;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- interagir com os alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- influir na definição dos planos de carreira;
- adequar o planejamento às aulas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- medir o conhecimento específico;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- atender pais e alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estabelecer empatia com os alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- dialogar com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras