Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
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- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- comunicar-se;
- ensinar;
Atividades
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- medir o conhecimento específico;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- escolher material didático e pedagógico;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- definir o calendário;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- estabelecer empatia com os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- preparar-se para concursos docentes;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- atender pais e alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- adequar o planejamento às aulas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- expressar-se com clareza;
- escolher livro didático;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- administrar conflitos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- requisitar material pedagógico;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- interagir com os alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras