Quanto ganha um Professor de física no ensino médio
Um Professor de física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.030,05 e R$ 12.627,53, com a média salarial de R$ 4.819,41 e o salário mediana em R$ 2.961,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.819,41 | 57.832,97 | 1.204,85 | 41,41 |
1º Quartil | 2.030,05 | 24.360,54 | 507,51 | 17,44 |
Salário Mediana | 2.961,00 | 35.532,00 | 740,25 | 25,44 |
3º Quartil | 9.630,29 | 115.563,51 | 2.407,57 | 82,74 |
Teto Salarial | 12.627,53 | 151.530,34 | 3.156,88 | 108,49 |
Categorias profissionais do cargo
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Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.743 - 16.769 | 5.764,45 | 1.742,98 | 3.553,00 | 13.844,45 | 16.768,81 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.673 - 10.296 | 4.285,02 | 1.673,46 | 3.647,50 | 8.500,05 | 10.295,51 |
Belém - PA | 2.055 - 15.657 | 6.149,13 | 2.054,87 | 5.432,00 | 12.926,67 | 15.657,17 |
Brasília - DF | 1.674 - 15.772 | 5.337,69 | 1.674,07 | 2.625,00 | 13.021,29 | 15.771,77 |
Niterói - RJ | 2.147 - 16.176 | 5.251,13 | 2.147,18 | 2.937,00 | 13.354,64 | 16.175,54 |
Goiânia - GO | 1.576 - 13.959 | 4.969,17 | 1.576,25 | 3.234,00 | 11.525,00 | 13.959,43 |
Curitiba - PR | 1.741 - 9.515 | 5.315,07 | 1.741,14 | 6.648,00 | 7.855,59 | 9.514,93 |
Belo Horizonte - MG | 1.845 - 23.722 | 7.509,50 | 1.845,00 | 2.875,50 | 19.585,14 | 23.722,11 |
Teresina - PI | 1.693 - 30.580 | 9.691,48 | 1.693,33 | 5.798,00 | 25.246,67 | 30.579,52 |
Manaus - AM | 1.483 - 9.229 | 3.775,27 | 1.482,80 | 2.637,00 | 7.619,44 | 9.228,89 |
Guarulhos - SP | 1.520 - 4.656 | 2.159,43 | 1.519,60 | 1.765,00 | 3.843,97 | 4.655,93 |
Recife - PE | 1.744 - 13.514 | 6.466,64 | 1.744,40 | 5.988,50 | 11.157,00 | 13.513,69 |
Salvador - BA | 1.695 - 24.660 | 6.752,40 | 1.695,25 | 2.989,00 | 20.359,25 | 24.659,73 |
Campinas - SP | 1.634 - 12.451 | 4.346,84 | 1.633,50 | 3.060,00 | 10.279,50 | 12.450,84 |
Aracaju - SE | 1.615 - 5.807 | 2.860,00 | 1.615,25 | 2.642,50 | 4.794,25 | 5.806,94 |
Santo André - SP | 1.903 - 15.642 | 5.036,39 | 1.902,50 | 2.630,50 | 12.914,00 | 15.641,82 |
Ribeirão Preto - SP | 1.696 - 6.767 | 3.365,66 | 1.696,00 | 3.489,00 | 5.586,76 | 6.766,85 |
Macapá - AP | 1.791 - 9.499 | 4.428,94 | 1.790,75 | 4.114,00 | 7.842,50 | 9.499,07 |
Fortaleza - CE | 1.618 - 6.017 | 2.716,92 | 1.617,67 | 2.129,00 | 4.967,67 | 6.016,99 |
Ananindeua - PA | 1.810 - 42.983 | 11.188,28 | 1.810,33 | 5.478,00 | 35.487,33 | 42.983,32 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.655 - 12.429 | 4.594,63 | 1.655,29 | 3.029,00 | 10.261,77 | 12.429,36 |
Rio de Janeiro | 1.717 - 13.248 | 4.762,59 | 1.716,88 | 2.944,00 | 10.937,87 | 13.248,28 |
Pará | 1.833 - 17.124 | 6.051,74 | 1.833,00 | 3.921,00 | 14.138,08 | 17.124,47 |
Minas Gerais | 1.565 - 12.285 | 4.123,08 | 1.565,15 | 2.361,00 | 10.142,60 | 12.285,02 |
Goiás | 1.668 - 11.673 | 4.391,63 | 1.668,45 | 2.724,00 | 9.637,11 | 11.672,76 |
Santa Catarina | 1.607 - 10.025 | 4.047,18 | 1.606,55 | 2.860,00 | 8.276,91 | 10.025,24 |
Paraná | 1.512 - 9.241 | 3.735,37 | 1.511,52 | 2.762,00 | 7.629,29 | 9.240,82 |
Rio Grande do Sul | 1.938 - 11.222 | 4.472,42 | 1.938,06 | 3.281,00 | 9.265,31 | 11.222,42 |
Distrito Federal | 1.674 - 15.772 | 5.337,69 | 1.674,07 | 2.625,00 | 13.021,29 | 15.771,77 |
Bahia | 1.580 - 12.967 | 4.352,63 | 1.580,00 | 2.553,00 | 10.705,26 | 12.966,53 |
Pernambuco | 1.631 - 30.608 | 9.200,23 | 1.631,16 | 4.843,50 | 25.270,55 | 30.608,44 |
Ceará | 1.522 - 21.420 | 5.903,85 | 1.522,29 | 2.693,00 | 17.684,46 | 21.419,95 |
Piauí | 1.653 - 44.007 | 12.455,65 | 1.653,14 | 5.806,00 | 36.332,77 | 44.007,34 |
Amazonas | 1.483 - 9.229 | 3.775,27 | 1.482,80 | 2.637,00 | 7.619,44 | 9.228,89 |
Sergipe | 1.681 - 5.681 | 2.851,57 | 1.680,60 | 2.650,00 | 4.690,60 | 5.681,40 |
Rio Grande do Norte | 1.566 - 10.482 | 4.017,95 | 1.565,80 | 2.719,00 | 8.653,80 | 10.481,74 |
Mato Grosso | 1.860 - 9.452 | 4.233,76 | 1.859,80 | 3.091,00 | 7.804,00 | 9.452,44 |
Amapá | 1.588 - 9.499 | 3.982,26 | 1.587,50 | 3.980,00 | 7.842,50 | 9.499,07 |
Espírito Santo | 1.634 - 9.053 | 3.890,68 | 1.634,25 | 3.302,00 | 7.474,50 | 9.053,34 |
Paraíba | 1.553 - 8.964 | 3.474,79 | 1.552,67 | 2.466,50 | 7.401,00 | 8.964,31 |
Mato Grosso do Sul | 1.605 - 9.358 | 4.063,71 | 1.605,00 | 3.407,50 | 7.726,00 | 9.357,96 |
Tocantins | 1.562 - 9.318 | 4.527,13 | 1.562,00 | 4.577,00 | 7.693,00 | 9.317,99 |
Maranhão | 1.418 - 8.557 | 3.158,14 | 1.418,00 | 2.542,00 | 7.065,00 | 8.557,34 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- atender pais e alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- estabelecer empatia com os alunos;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- definir o calendário;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- escolher livro didático;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- preparar-se para concursos docentes;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- administrar conflitos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- medir o conhecimento específico;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- influir na definição dos planos de carreira;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- expressar-se com clareza;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- propor a contratação de serviços especializados;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- interagir com os alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- constituir comissões de sindicância;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- dialogar com os alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- requisitar material pedagógico;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br