Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades institucionais;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- ensinar;
Atividades
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- definir o calendário;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- interagir com os alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- administrar conflitos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- preparar-se para concursos docentes;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- medir o conhecimento específico;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- dialogar com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- adequar o planejamento às aulas;
- estabelecer empatia com os alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- escolher material didático e pedagógico;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- escolher livro didático;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- atender pais e alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- influir na definição dos planos de carreira;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- requisitar material pedagógico;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras