Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- comunicar-se;
Atividades
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- administrar conflitos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- requisitar material pedagógico;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- adequar o planejamento às aulas;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- medir o conhecimento específico;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- escolher livro didático;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- influir na definição dos planos de carreira;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- interagir com os alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- definir o calendário;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- atender pais e alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- estabelecer empatia com os alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- escolher material didático e pedagógico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras