Salário para o cargo de Professor de física no ensino médio
CBO 2321-30 > Professores do ensino médio

Professor de física no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de física no ensino médio

Um Professor de física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.030,05 e R$ 12.627,53, com a média salarial de R$ 4.819,41 e o salário mediana em R$ 2.961,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de física no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.819,41 57.832,97 1.204,85 41,41
1º Quartil 2.030,05 24.360,54 507,51 17,44
Salário Mediana 2.961,00 35.532,00 740,25 25,44
3º Quartil 9.630,29 115.563,51 2.407,57 82,74
Teto Salarial 12.627,53 151.530,34 3.156,88 108,49


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.743 - 16.769 5.764,45 1.742,98 3.553,00 13.844,45 16.768,81
Rio de Janeiro - RJ 1.673 - 10.296 4.285,02 1.673,46 3.647,50 8.500,05 10.295,51
Belém - PA 2.055 - 15.657 6.149,13 2.054,87 5.432,00 12.926,67 15.657,17
Brasília - DF 1.674 - 15.772 5.337,69 1.674,07 2.625,00 13.021,29 15.771,77
Niterói - RJ 2.147 - 16.176 5.251,13 2.147,18 2.937,00 13.354,64 16.175,54
Goiânia - GO 1.576 - 13.959 4.969,17 1.576,25 3.234,00 11.525,00 13.959,43
Curitiba - PR 1.741 - 9.515 5.315,07 1.741,14 6.648,00 7.855,59 9.514,93
Belo Horizonte - MG 1.845 - 23.722 7.509,50 1.845,00 2.875,50 19.585,14 23.722,11
Teresina - PI 1.693 - 30.580 9.691,48 1.693,33 5.798,00 25.246,67 30.579,52
Manaus - AM 1.483 - 9.229 3.775,27 1.482,80 2.637,00 7.619,44 9.228,89
Guarulhos - SP 1.520 - 4.656 2.159,43 1.519,60 1.765,00 3.843,97 4.655,93
Recife - PE 1.744 - 13.514 6.466,64 1.744,40 5.988,50 11.157,00 13.513,69
Salvador - BA 1.695 - 24.660 6.752,40 1.695,25 2.989,00 20.359,25 24.659,73
Campinas - SP 1.634 - 12.451 4.346,84 1.633,50 3.060,00 10.279,50 12.450,84
Aracaju - SE 1.615 - 5.807 2.860,00 1.615,25 2.642,50 4.794,25 5.806,94
Santo André - SP 1.903 - 15.642 5.036,39 1.902,50 2.630,50 12.914,00 15.641,82
Ribeirão Preto - SP 1.696 - 6.767 3.365,66 1.696,00 3.489,00 5.586,76 6.766,85
Macapá - AP 1.791 - 9.499 4.428,94 1.790,75 4.114,00 7.842,50 9.499,07
Fortaleza - CE 1.618 - 6.017 2.716,92 1.617,67 2.129,00 4.967,67 6.016,99
Ananindeua - PA 1.810 - 42.983 11.188,28 1.810,33 5.478,00 35.487,33 42.983,32


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.655 - 12.429 4.594,63 1.655,29 3.029,00 10.261,77 12.429,36
Rio de Janeiro 1.717 - 13.248 4.762,59 1.716,88 2.944,00 10.937,87 13.248,28
Pará 1.833 - 17.124 6.051,74 1.833,00 3.921,00 14.138,08 17.124,47
Minas Gerais 1.565 - 12.285 4.123,08 1.565,15 2.361,00 10.142,60 12.285,02
Goiás 1.668 - 11.673 4.391,63 1.668,45 2.724,00 9.637,11 11.672,76
Santa Catarina 1.607 - 10.025 4.047,18 1.606,55 2.860,00 8.276,91 10.025,24
Paraná 1.512 - 9.241 3.735,37 1.511,52 2.762,00 7.629,29 9.240,82
Rio Grande do Sul 1.938 - 11.222 4.472,42 1.938,06 3.281,00 9.265,31 11.222,42
Distrito Federal 1.674 - 15.772 5.337,69 1.674,07 2.625,00 13.021,29 15.771,77
Bahia 1.580 - 12.967 4.352,63 1.580,00 2.553,00 10.705,26 12.966,53
Pernambuco 1.631 - 30.608 9.200,23 1.631,16 4.843,50 25.270,55 30.608,44
Ceará 1.522 - 21.420 5.903,85 1.522,29 2.693,00 17.684,46 21.419,95
Piauí 1.653 - 44.007 12.455,65 1.653,14 5.806,00 36.332,77 44.007,34
Amazonas 1.483 - 9.229 3.775,27 1.482,80 2.637,00 7.619,44 9.228,89
Sergipe 1.681 - 5.681 2.851,57 1.680,60 2.650,00 4.690,60 5.681,40
Rio Grande do Norte 1.566 - 10.482 4.017,95 1.565,80 2.719,00 8.653,80 10.481,74
Mato Grosso 1.860 - 9.452 4.233,76 1.859,80 3.091,00 7.804,00 9.452,44
Amapá 1.588 - 9.499 3.982,26 1.587,50 3.980,00 7.842,50 9.499,07
Espírito Santo 1.634 - 9.053 3.890,68 1.634,25 3.302,00 7.474,50 9.053,34
Paraíba 1.553 - 8.964 3.474,79 1.552,67 2.466,50 7.401,00 8.964,31
Mato Grosso do Sul 1.605 - 9.358 4.063,71 1.605,00 3.407,50 7.726,00 9.357,96
Tocantins 1.562 - 9.318 4.527,13 1.562,00 4.577,00 7.693,00 9.317,99
Maranhão 1.418 - 8.557 3.158,14 1.418,00 2.542,00 7.065,00 8.557,34


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de física no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas;
  • ensinar;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;

  • Atividades

    • atender pais e alunos;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • definir o calendário;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • escolher livro didático;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • administrar conflitos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • medir o conhecimento específico;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • expressar-se com clareza;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • interagir com os alunos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • dialogar com os alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • requisitar material pedagógico;


    Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de condicionamento físico
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor