Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
Atividades
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- definir o calendário;
- medir o conhecimento específico;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- preparar-se para concursos docentes;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- adequar o planejamento às aulas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- administrar conflitos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- atender pais e alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- dialogar com os alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- interagir com os alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- influir na definição dos planos de carreira;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- requisitar material pedagógico;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- estabelecer empatia com os alunos;
- escolher livro didático;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras