Salário para o cargo de Professor de física no ensino médio
CBO 2321-30 > Professores do ensino médio

Professor de física no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de física no ensino médio

Um Professor de física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.509,03 e R$ 21.549,96, com a média salarial de R$ 6.668,79 e o salário mediana em R$ 2.254,80 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de física no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.668,79 80.025,46 1.667,20 54,92
1º Quartil 1.509,03 18.108,38 377,26 12,43
Salário Mediana 2.254,80 27.057,60 563,70 18,57
3º Quartil 16.434,92 197.219,08 4.108,73 135,34
Teto Salarial 21.549,96 258.599,57 5.387,49 177,47


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.376 - 52.242 12.235,54 1.375,97 2.600,87 43.131,64 52.242,34
Rio de Janeiro - RJ 1.299 - 12.340 4.305,32 1.299,01 2.498,48 10.188,17 12.340,22
Campinas - SP 1.881 - 8.222 3.441,80 1.881,18 2.497,00 6.788,51 8.222,45
Chiador - MG 1.067 - 3.440 1.558,18 1.067,00 1.100,00 2.840,00 3.439,89
Brasília - DF 1.216 - 21.046 6.539,86 1.216,11 2.432,75 17.376,00 21.046,33
Salvador - BA 1.209 - 5.995 2.428,57 1.208,81 1.671,81 4.949,47 5.994,94
Goiânia - GO 2.246 - 23.187 9.485,59 2.246,33 8.379,00 19.143,14 23.186,75
Belém - PA 1.184 - 10.262 4.234,06 1.183,96 3.594,00 8.472,20 10.261,78
Marica - RJ 2.500 - 3.391 2.581,82 2.500,00 2.500,00 2.800,00 3.391,44
Maringá - PR 1.087 - 3.756 1.453,22 1.086,98 1.086,98 3.101,30 3.756,39
João Pessoa - PB 1.220 - 9.559 3.792,22 1.219,59 3.483,00 7.891,63 9.558,58
Recife - PE 1.164 - 11.051 5.656,36 1.164,29 6.570,25 9.123,40 11.050,54
Balneário Camboriú - SC 1.050 - 6.662 3.734,94 1.050,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Manaus - AM 1.243 - 4.354 2.114,45 1.242,73 1.952,40 3.595,00 4.354,37
Campina Grande - PB 1.067 - 16.161 5.428,17 1.067,00 3.620,70 13.343,00 16.161,44
Guarulhos - SP 1.619 - 5.404 2.395,67 1.618,80 1.937,09 4.461,58 5.404,00
Cabo Frio - RJ 1.112 - 2.759 1.534,73 1.112,00 1.293,00 2.278,20 2.759,42
Vilhena - RO 1.600 - 1.938 1.600,00 1.600,00 1.600,00 1.600,00 1.937,97
Fortaleza - CE 1.100 - 4.050 2.234,41 1.100,00 2.201,88 3.344,00 4.050,35
São Bernardo do Campo - SP 1.386 - 23.792 5.028,66 1.386,30 1.500,20 19.642,48 23.791,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.395 - 42.258 10.387,50 1.395,17 2.497,00 34.888,42 42.257,90
Rio de Janeiro 1.263 - 44.711 10.665,92 1.262,64 2.499,24 36.913,73 44.711,02
Minas Gerais 1.054 - 7.738 2.742,15 1.054,01 1.800,00 6.388,60 7.738,07
Paraná 1.087 - 8.078 2.881,43 1.086,98 1.864,17 6.669,04 8.077,74
Santa Catarina 1.284 - 7.264 2.960,48 1.284,19 2.189,80 5.997,41 7.264,24
Rio Grande do Sul 1.274 - 8.741 3.078,98 1.273,60 2.181,10 7.216,62 8.740,98
Pará 1.177 - 8.881 3.618,55 1.177,21 2.476,88 7.332,26 8.881,05
Bahia 1.114 - 4.815 2.028,80 1.114,48 1.572,72 3.975,08 4.814,74
Espírito Santo 1.178 - 5.341 2.563,47 1.177,85 2.464,88 4.409,57 5.341,00
Distrito Federal 1.216 - 21.046 6.539,86 1.216,11 2.432,75 17.376,00 21.046,33
Goiás 1.464 - 23.163 8.336,90 1.464,15 4.212,00 19.123,16 23.162,54
Paraíba 1.210 - 11.412 4.273,01 1.210,43 3.452,00 9.421,47 11.411,56
Pernambuco 1.193 - 10.728 4.796,47 1.192,86 4.408,95 8.857,20 10.728,11
Ceará 1.187 - 5.023 2.384,13 1.187,04 2.035,50 4.147,00 5.022,97
Mato Grosso do Sul 1.050 - 2.715 1.503,32 1.050,00 1.468,52 2.241,13 2.714,52
Mato Grosso 1.162 - 4.011 2.331,17 1.162,45 2.429,77 3.311,59 4.011,09
Amazonas 1.243 - 4.354 2.114,45 1.242,73 1.952,40 3.595,00 4.354,37
Rondônia 1.600 - 3.052 1.731,43 1.600,00 1.600,00 2.520,00 3.052,30
Rio Grande do Norte 478 - 25.280 7.373,61 477,75 6.393,50 20.871,50 25.280,19
Alagoas 1.077 - 2.035 1.268,89 1.076,78 1.229,76 1.680,00 2.034,87
Maranhão 1.541 - 76.783 15.583,70 1.540,56 2.959,00 63.392,41 76.782,79


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de física no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • preparar aulas;
  • ensinar;

  • Atividades

    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • expressar-se com clareza;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • administrar conflitos;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • requisitar material pedagógico;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • escolher livro didático;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • medir o conhecimento específico;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • atender pais e alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • interagir com os alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • definir o calendário;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;


    Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Administração pública em geral
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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