Quanto ganha um Professor de filologia germânica
Um Professor de filologia germânica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.302,00 | 39.624,00 | 825,50 | 21,80 |
1º Quartil | 2.043,88 | 24.526,50 | 510,97 | 13,49 |
Salário Mediana | 3.130,00 | 37.560,00 | 782,50 | 20,66 |
3º Quartil | 4.888,60 | 58.663,20 | 1.222,15 | 32,27 |
Teto Salarial | 6.410,08 | 76.920,95 | 1.602,52 | 42,32 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de outras línguas e literaturas
- Professor de literatura espanhola
- Professor de filologia e crítica textual
- Professor de língua italiana
- Professor de línguas estrangeiras modernas
- Professor de literatura alemã
- Professor de filologia
- Professor de francês
- Professor de teoria da literatura
- Professor de língua espanhola
- Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas
- Professor de semiótica
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Principais locais de trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções e atividades do Professor de filologia germânica
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:
Atividades
- elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- relacionar teoria e prática;
- participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- organizar horários, cronogramas, etc;
- participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
- definir conteúdos programáticos;
- participar de discussões sobre a área, pela internet;
- participar de colegiados;
- representar os pares em comissões externas à instituição;
- elaborar notas e resenhas sobre livros;
- publicar traduções de textos;
- elaborar dicionários;
- organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
- sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
- publicar trabalhos;
- realizar atividades de editoração;
- demonstrar capacidade de reflexão;
- preparar instrumentos de avaliação;
- frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- prever recursos financeiros para pesquisa;
- preparar programas de cursos;
- orientar trabalhos de monitoria;
- disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- programar atividades de pesquisa;
- montar equipe de pesquisa;
- elaborar relatórios e monografias;
- elaborar tese de doutorado;
- atualizar conteúdos programáticos;
- apresentar trabalhos em congressos científicos;
- organizar eventos científicos e culturais;
- estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
- demonstrar capacidade de liderança;
- participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- orientar dissertações de mestrado;
- analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
- atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- estimular senso crítico dos alunos;
- realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- atualizar-se na carreira acadêmica;
- promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
- organizar edições didáticas de obras literárias;
- promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- organizar atlas linguísticos;
- organizar concursos literários;
- selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
- traduzir textos;
- avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
- demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
- supervisionar estágios;
- planejar e implementar grades curriculares;
- realizar atualização bibliográfica;
- articular conhecimento de diferentes áreas;
- proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
- estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
- divulgar a produção discente;
- avaliar grade curricular;
- ministrar cursos de ensino à distância;
- elaborar exames de proficiência em línguas;
- orientar trabalhos de iniciação científica;
- escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- prestar assessoria a instituições de ensino;
- realizar revisão de textos e traduções;
- orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- programar atividades de laboratório de língua e informática;
- organizar edições críticas;
- trabalhar em equipe;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- participar da elaboração de propostas curriculares;
- realizar levantamento bibliográfico;
- participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- avaliar as necessidades dos alunos;
- realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
- realizar autoavaliação;
- avaliar o projeto pedagógico do curso;
- selecionar textos para estudo;
- participar de júri de premiação cultural;
- programar o uso de equipamentos de apoio;
- realizar discussões teórico-metodológicas;
- avaliar exame nacional de cursos;
- elaborar pareceres para editoras;
- analisar processos de comunicação em instituições;
- elaborar material didático e paradidático;
- estabelecer critérios de avaliação;
- realizar palestras, conferências, etc;
- participar da correção de exames;
- estruturar projetos pedagógicos na área;
- elaborar críticas literárias;
- elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
- elaborar projetos;
- elaborar dissertação de mestrado;
- escrever textos relacionados à pesquisa;
- orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
- realizar estudos interdisciplinares;
- orientar trabalhos de especialização;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- organizar e editar publicações científicas;
- demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
- participar da organização de bancas examinadoras;
- promover o estudo de textos;
- organizar edições diplomáticas;
- desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
- avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
- sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- elaborar glossários;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
- organizar antologias;
- discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
- dar atendimento individual aos alunos;
- avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- promover estudos inter e transdisciplinares;
- promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
- planejar orçamento;
- discutir propostas curriculares;
- elaborar e implementar projetos de extensão;
- orientar teses de doutorado;
- discutir resultados da produção discente;
- discutir questões sociais e culturais, em classe;
- distribuir disciplinas;
- escrever verbetes;
- promover intercâmbios científicos e culturais;
- analisar princípios metodológicos da área;
- demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
- avaliar a produção escrita de alunos;
- desenvolver atividades de pós-doutorado;
- elaborar pareceres para publicações científicas;
- indicar bibliografia;
- elaborar livros didáticos de língua e literatura;
Setores que mais contratam Professor de filologia germânica no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br