Salário para o cargo de Professor de filologia germânica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia germânica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia germânica

Um Professor de filologia germânica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia germânica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia germânica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • relacionar teoria e prática;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • participar de colegiados;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar dicionários;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • publicar trabalhos;
    • realizar atividades de editoração;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • preparar programas de cursos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • programar atividades de pesquisa;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar tese de doutorado;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar atlas linguísticos;
    • organizar concursos literários;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • traduzir textos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • supervisionar estágios;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • divulgar a produção discente;
    • avaliar grade curricular;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar edições críticas;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • selecionar textos para estudo;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar da correção de exames;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar críticas literárias;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar projetos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • promover o estudo de textos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar glossários;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar antologias;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • planejar orçamento;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • orientar teses de doutorado;
    • discutir resultados da produção discente;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • distribuir disciplinas;
    • escrever verbetes;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;


    Setores que mais contratam Professor de filologia germânica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: