Salário para o cargo de Professor de filologia germânica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia germânica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia germânica

Um Professor de filologia germânica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia germânica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia germânica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;

  • Atividades

    • organizar edições críticas;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • realizar atividades de editoração;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • preparar programas de cursos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • organizar edições diplomáticas;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • traduzir textos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • avaliar grade curricular;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar antologias;
    • elaborar dicionários;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • planejar orçamento;
    • participar da correção de exames;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • supervisionar estágios;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • publicar trabalhos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • discutir propostas curriculares;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • publicar traduções de textos;
    • escrever verbetes;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • programar atividades de pesquisa;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • relacionar teoria e prática;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • divulgar a produção discente;
    • participar de colegiados;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • elaborar críticas literárias;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • realizar autoavaliação;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar projetos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • elaborar glossários;
    • organizar concursos literários;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • promover o estudo de textos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • distribuir disciplinas;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • montar equipe de pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar tese de doutorado;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;


    Setores que mais contratam Professor de filologia germânica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional