Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de creche
- Professor de minimaternal
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-primário
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- avaliar as práticas pedagógicas;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar dos alunos;
- pesquisar;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- planejar a prática educacional;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a educação dos alunos;
Atividades
- realizar autoavaliação;
- rever normas de conduta com as crianças;
- atender alunos, individualmente;
- dançar;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- definir estratégias pedagógicas;
- prestar esclarecimento aos pais;
- orientar sobre noções de segurança;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar alegria;
- requisitar material;
- organizar o material didático;
- preparar projetos pedagógicos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- contar histórias;
- revisar o planejamento;
- demonstrar sensibilidade;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- observar o comportamento dos alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar preparo físico;
- registrar ocorrências;
- demonstrar paciência;
- estudar casos (situações especiais);
- acolher os alunos;
- organizar eventos;
- pesquisar conteúdos;
- atender pais;
- organizar comemorações de aniversário;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- ministrar reuniões de pais;
- manter-se atualizado;
- ler para os alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- demonstrar disposição;
- convidar personalidades e entidades;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- organizar o espaço das atividades;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- programar atividades diárias;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- preparar reunião de pais;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- criar recursos didáticos;
- demonstrar organização;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- comprar material;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- programar atividades extraclasses;
- cantar;
- promover encontros e atividades com os pais;
- promover atividades integradoras;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar empatia;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar ética;
- realizar visitas temáticas;
- controlar a saída de alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- analisar situações de aprendizagem;
- demonstrar autocontrole;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- expor conteúdos;
- orientar sobre noções de higiene;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- pesquisar recursos didáticos;
- conferir material;
- enviar comunicados ao pais;
- improvisar atividades;
- alfabetizar os alunos;
- prestar primeiros socorros;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- observar a interação dos alunos;
- agrupar os alunos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- documentar as observações;
- passar lição de casa;
- estimar a necessidade de material;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- selecionar recursos didáticos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- construir material didático;
- levantar bibliografia;
- demonstrar flexibilidade;
- passear com os alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- demonstrar bom humor;
- registrar frequência dos alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- guardar o material;
- estabelecer limites;
- escrever para os alunos;
- preparar a sala;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- receber alunos novos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- reelaborar o planejamento;
- estabelecer rotinas;
- mostrar-se atento;
- demonstrar dinamismo;
- acompanhar momento de sono;
- brincar com os alunos;
- ministrar aulas;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- desenvolver trabalhos coletivos;
- acompanhar a refeição;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- organizar a refeição;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- demonstrar bom senso;
- planejar a rotina dos alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- registrar entrevistas com os pais;
- criar situações de aprendizagem;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- demonstrar disciplina;
- selecionar material;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-primário no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas