Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de creche
- Professor de minimaternal
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-primário
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- avaliar as práticas pedagógicas;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a educação dos alunos;
- organizar as atividades;
- interagir com a família e a comunidade;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- pesquisar;
Atividades
- ministrar aulas;
- revisar o planejamento;
- programar atividades extraclasses;
- criar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- guardar o material;
- estabelecer limites;
- rever normas de conduta com as crianças;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- ministrar reuniões de pais;
- estabelecer rotinas;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- preparar o ambiente para as atividades;
- realizar autoavaliação;
- criar situações de aprendizagem;
- atender pais;
- programar atividades diárias;
- acompanhar a refeição;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- prestar esclarecimento aos pais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- acolher os alunos;
- demonstrar paciência;
- convidar personalidades e entidades;
- organizar comemorações de aniversário;
- construir material didático;
- pesquisar conteúdos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- preparar projetos pedagógicos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar autocontrole;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- passear com os alunos;
- promover atividades integradoras;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- orientar sobre noções de higiene;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar disciplina;
- selecionar recursos didáticos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- orientar sobre noções de segurança;
- escrever para os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- demonstrar ética;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- organizar eventos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- acompanhar momento de sono;
- registrar frequência dos alunos;
- manter-se atualizado;
- receber alunos novos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- mostrar-se atento;
- demonstrar bom humor;
- organizar o espaço das atividades;
- comprar material;
- selecionar material;
- estudar casos (situações especiais);
- discutir casos específicos com a coordenação;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- mediar situações de conflitos no grupo;
- prestar primeiros socorros;
- brincar com os alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- observar a interação dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- demonstrar alegria;
- agrupar os alunos;
- organizar a refeição;
- preparar a sala;
- organizar o material didático;
- promover encontros e atividades com os pais;
- contar histórias;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- demonstrar sensibilidade;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- demonstrar bom senso;
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- dançar;
- demonstrar organização;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- demonstrar disposição;
- ler para os alunos;
- requisitar material;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- convocar pais de alunos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- controlar a saída de alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- preparar reunião de pais;
- passar lição de casa;
- levantar bibliografia;
- atender alunos, individualmente;
- enviar comunicados ao pais;
- realizar visitas temáticas;
- reelaborar o planejamento;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- pesquisar recursos didáticos;
- improvisar atividades;
- documentar as observações;
- estimar a necessidade de material;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- cantar;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- registrar ocorrências;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- conferir material;
- demonstrar empatia;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar preparo físico;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- expor conteúdos;
- demonstrar criatividade;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-primário no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas