Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de minimaternal
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de creche
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-primário
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar as atividades;
- realizar tarefas administrativas;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- planejar a prática educacional;
- pesquisar;
- interagir com a família e a comunidade;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- organizar a refeição;
- estimar a necessidade de material;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- revisar o planejamento;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- desenvolver trabalhos coletivos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- preparar reunião de pais;
- organizar o material didático;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- promover atividades integradoras;
- dançar;
- comprar material;
- controlar a saída de alunos;
- levantar bibliografia;
- enviar comunicados ao pais;
- passear com os alunos;
- observar a interação dos alunos;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar sensibilidade;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- mostrar-se atento;
- acompanhar momento de sono;
- preparar adaptação de casos especiais;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- pesquisar recursos didáticos;
- demonstrar bom humor;
- realizar visitas temáticas;
- registrar entrevistas com os pais;
- reelaborar o planejamento;
- estabelecer limites;
- construir material didático;
- programar atividades extraclasses;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- estudar casos (situações especiais);
- programar atividades diárias;
- organizar eventos;
- demonstrar paciência;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar bom senso;
- registrar ocorrências;
- ler para os alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- escrever para os alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- criar recursos didáticos;
- organizar o espaço das atividades;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- receber alunos novos;
- atender pais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- passar lição de casa;
- expor conteúdos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar preparo físico;
- manter-se atualizado;
- demonstrar ética;
- ministrar reuniões de pais;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- demonstrar alegria;
- estabelecer rotinas;
- brincar com os alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- ministrar aulas;
- preparar projetos pedagógicos;
- requisitar material;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- guardar o material;
- demonstrar disposição;
- demonstrar flexibilidade;
- contar histórias;
- acompanhar a refeição;
- observar o comportamento dos alunos;
- convocar pais de alunos;
- atender alunos, individualmente;
- promover encontros e atividades com os pais;
- preparar o ambiente para as atividades;
- convidar personalidades e entidades;
- preparar a sala;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- definir estratégias pedagógicas;
- realizar autoavaliação;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- registrar frequência dos alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- selecionar material;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar disciplina;
- organizar comemorações de aniversário;
- improvisar atividades;
- rever normas de conduta com as crianças;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- prestar esclarecimento aos pais;
- pesquisar conteúdos;
- demonstrar criatividade;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- demonstrar organização;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- alfabetizar os alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- agrupar os alunos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- cantar;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar empatia;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- conferir material;
- orientar sobre noções de segurança;
- acolher os alunos;
- documentar as observações;
- analisar situações de aprendizagem;
- prestar primeiros socorros;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-primário no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas