Salário para o cargo de Professor de ensino pré-primário
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-primário - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-primário

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • planejar a prática educacional;
  • cuidar dos alunos;
  • pesquisar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • organizar as atividades;
  • realizar tarefas administrativas;

Atividades

  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • ler para os alunos;
  • programar atividades extraclasses;
  • levantar bibliografia;
  • passar lição de casa;
  • criar situações de aprendizagem;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • estabelecer rotinas;
  • registrar frequência dos alunos;
  • acompanhar a refeição;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • preparar a sala;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • organizar eventos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • conferir material;
  • comprar material;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preparar reunião de pais;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar preparo físico;
  • escrever para os alunos;
  • demonstrar ética;
  • pesquisar conteúdos;
  • demonstrar disposição;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar disciplina;
  • organizar o material didático;
  • demonstrar empatia;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • demonstrar criatividade;
  • guardar o material;
  • selecionar material;
  • dançar;
  • organizar o espaço das atividades;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • estabelecer limites;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • realizar autoavaliação;
  • cantar;
  • promover a convivência social (socializar);
  • convocar pais de alunos;
  • demonstrar dinamismo;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • construir material didático;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • passear com os alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • agrupar os alunos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • reelaborar o planejamento;
  • atender pais;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar flexibilidade;
  • brincar com os alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • acolher os alunos;
  • manter-se atualizado;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • observar a interação dos alunos;
  • improvisar atividades;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • realizar visitas temáticas;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • controlar a saída de alunos;
  • contar histórias;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • organizar a refeição;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • promover atividades integradoras;
  • acompanhar momento de sono;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • participar de eventos da comunidade;
  • demonstrar autocontrole;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • mostrar-se atento;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • revisar o planejamento;
  • expor conteúdos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • criar recursos didáticos;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar bom humor;
  • alfabetizar os alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • atender alunos, individualmente;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • estimar a necessidade de material;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • documentar as observações;
  • programar atividades diárias;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • requisitar material;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • registrar ocorrências;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • receber alunos novos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-primário no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




Profissões em Destaque: