Quanto ganha um Professor de biologia no ensino médio
Um Professor de biologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.473,30 e R$ 20.813,67, com a média salarial de R$ 6.473,42 e o salário mediana em R$ 2.162,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.473,42 | 77.681,02 | 1.618,35 | 53,19 |
1º Quartil | 1.473,30 | 17.679,62 | 368,33 | 12,11 |
Salário Mediana | 2.162,00 | 25.944,00 | 540,50 | 17,77 |
3º Quartil | 15.873,39 | 190.480,68 | 3.968,35 | 130,44 |
Teto Salarial | 20.813,67 | 249.763,99 | 5.203,42 | 171,03 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.492 - 53.155 | 12.947,77 | 1.492,36 | 3.713,00 | 43.885,51 | 53.155,45 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.141 - 23.007 | 6.121,13 | 1.140,56 | 2.082,75 | 18.995,09 | 23.007,43 |
Goiânia - GO | 1.316 - 4.867 | 2.240,50 | 1.316,37 | 1.775,97 | 4.018,38 | 4.867,18 |
Recife - PE | 1.508 - 11.819 | 5.519,47 | 1.507,80 | 5.069,85 | 9.758,20 | 11.819,42 |
Belém - PA | 1.391 - 14.483 | 5.410,39 | 1.391,21 | 3.615,57 | 11.957,00 | 14.482,68 |
Brasília - DF | 1.347 - 12.298 | 3.789,85 | 1.346,80 | 1.898,95 | 10.153,64 | 12.298,39 |
Presidente Prudente - SP | 3.143 - 8.980 | 4.662,57 | 3.142,53 | 3.859,53 | 7.413,61 | 8.979,59 |
Vila Velha - ES | 1.194 - 5.671 | 2.655,32 | 1.193,53 | 2.194,21 | 4.682,30 | 5.671,35 |
Curitiba - PR | 1.142 - 6.748 | 2.620,30 | 1.141,88 | 1.937,55 | 5.570,80 | 6.747,52 |
Guarulhos - SP | 1.217 - 94.242 | 20.477,77 | 1.217,40 | 1.422,60 | 77.807,24 | 94.242,46 |
Jundiaí - SP | 1.369 - 4.008 | 2.256,01 | 1.369,35 | 2.308,98 | 3.308,80 | 4.007,72 |
Ituverava - SP | 2.993 - 7.779 | 4.809,07 | 2.992,89 | 4.861,41 | 6.422,43 | 7.779,04 |
Belo Horizonte - MG | 1.071 - 5.701 | 2.132,61 | 1.071,00 | 1.443,11 | 4.706,45 | 5.700,59 |
Fortaleza - CE | 1.008 - 5.912 | 3.000,26 | 1.007,95 | 3.122,43 | 4.881,25 | 5.912,32 |
Piracicaba - SP | 1.417 - 2.974 | 1.753,38 | 1.416,70 | 1.416,70 | 2.455,51 | 2.974,19 |
Manaus - AM | 1.150 - 5.722 | 2.308,02 | 1.150,00 | 1.562,40 | 4.723,85 | 5.721,66 |
Cariacica - ES | 2.120 - 10.222 | 4.285,75 | 2.119,79 | 3.369,43 | 8.439,06 | 10.221,64 |
Araçatuba - SP | 1.215 - 4.904 | 1.822,32 | 1.215,00 | 1.417,50 | 4.048,75 | 4.903,97 |
Uberlândia - MG | 1.316 - 6.505 | 3.741,83 | 1.315,67 | 4.516,20 | 5.370,75 | 6.505,21 |
Bauru - SP | 1.512 - 12.801 | 3.107,46 | 1.512,19 | 1.560,96 | 10.568,80 | 12.801,25 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.278 - 33.781 | 8.585,65 | 1.277,67 | 2.602,34 | 27.889,56 | 33.780,67 |
Rio de Janeiro | 1.170 - 23.163 | 6.227,55 | 1.170,47 | 2.244,69 | 19.123,91 | 23.163,45 |
Minas Gerais | 1.064 - 5.754 | 2.448,55 | 1.064,13 | 1.683,62 | 4.750,69 | 5.754,18 |
Espírito Santo | 1.230 - 6.105 | 2.716,56 | 1.230,50 | 2.366,28 | 5.040,27 | 6.104,93 |
Paraná | 1.147 - 107.339 | 21.670,11 | 1.147,11 | 1.709,08 | 88.619,86 | 107.339,03 |
Goiás | 1.269 - 5.629 | 2.444,62 | 1.269,37 | 1.775,97 | 4.646,95 | 5.628,53 |
Pernambuco | 2.061 - 12.440 | 6.048,80 | 2.060,61 | 5.961,25 | 10.270,72 | 12.440,21 |
Pará | 1.451 - 12.719 | 4.396,48 | 1.450,99 | 2.623,48 | 10.501,30 | 12.719,49 |
Santa Catarina | 1.182 - 8.019 | 3.135,55 | 1.182,33 | 2.352,10 | 6.620,21 | 8.018,59 |
Rio Grande do Sul | 1.183 - 7.792 | 2.734,83 | 1.183,24 | 1.685,95 | 6.433,36 | 7.792,27 |
Distrito Federal | 1.347 - 12.298 | 3.789,85 | 1.346,80 | 1.898,95 | 10.153,64 | 12.298,39 |
Mato Grosso do Sul | 1.162 - 4.375 | 1.930,46 | 1.162,03 | 1.500,00 | 3.612,12 | 4.375,11 |
Mato Grosso | 1.466 - 5.243 | 2.409,47 | 1.465,58 | 1.732,78 | 4.328,68 | 5.243,02 |
Ceará | 1.008 - 9.352 | 3.336,66 | 1.007,95 | 2.857,35 | 7.721,13 | 9.352,06 |
Amazonas | 1.150 - 5.722 | 2.308,02 | 1.150,00 | 1.562,40 | 4.723,85 | 5.721,66 |
Bahia | 635 - 3.052 | 1.522,34 | 634,79 | 1.410,70 | 2.520,00 | 3.052,30 |
Piauí | 1.100 - 6.723 | 2.692,10 | 1.100,00 | 2.068,00 | 5.550,60 | 6.723,05 |
Amapá | 1.045 - 6.467 | 2.765,88 | 1.045,00 | 2.400,00 | 5.339,40 | 6.467,24 |
Paraíba | 1.158 - 10.368 | 3.307,71 | 1.157,52 | 1.782,00 | 8.559,60 | 10.367,64 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de biologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- atender pais e alunos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- escolher livro didático;
- constituir comissões de sindicância;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- definir o calendário;
- estabelecer empatia com os alunos;
- interagir com os alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- dialogar com os alunos;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- adequar o planejamento às aulas;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- administrar conflitos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- escolher material didático e pedagógico;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- preparar-se para concursos docentes;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- propor a contratação de serviços especializados;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- influir na definição dos planos de carreira;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- requisitar material pedagógico;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- expressar-se com clareza;
Setores que mais contratam Professor de biologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br