Salário para o cargo de Professor de biologia no ensino médio
CBO 2321-10 > Professores do ensino médio

Professor de biologia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de biologia no ensino médio

Um Professor de biologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.473,30 e R$ 20.813,67, com a média salarial de R$ 6.473,42 e o salário mediana em R$ 2.162,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de biologia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.473,42 77.681,02 1.618,35 53,19
1º Quartil 1.473,30 17.679,62 368,33 12,11
Salário Mediana 2.162,00 25.944,00 540,50 17,77
3º Quartil 15.873,39 190.480,68 3.968,35 130,44
Teto Salarial 20.813,67 249.763,99 5.203,42 171,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.492 - 53.155 12.947,77 1.492,36 3.713,00 43.885,51 53.155,45
Rio de Janeiro - RJ 1.141 - 23.007 6.121,13 1.140,56 2.082,75 18.995,09 23.007,43
Goiânia - GO 1.316 - 4.867 2.240,50 1.316,37 1.775,97 4.018,38 4.867,18
Recife - PE 1.508 - 11.819 5.519,47 1.507,80 5.069,85 9.758,20 11.819,42
Belém - PA 1.391 - 14.483 5.410,39 1.391,21 3.615,57 11.957,00 14.482,68
Brasília - DF 1.347 - 12.298 3.789,85 1.346,80 1.898,95 10.153,64 12.298,39
Presidente Prudente - SP 3.143 - 8.980 4.662,57 3.142,53 3.859,53 7.413,61 8.979,59
Vila Velha - ES 1.194 - 5.671 2.655,32 1.193,53 2.194,21 4.682,30 5.671,35
Curitiba - PR 1.142 - 6.748 2.620,30 1.141,88 1.937,55 5.570,80 6.747,52
Guarulhos - SP 1.217 - 94.242 20.477,77 1.217,40 1.422,60 77.807,24 94.242,46
Jundiaí - SP 1.369 - 4.008 2.256,01 1.369,35 2.308,98 3.308,80 4.007,72
Ituverava - SP 2.993 - 7.779 4.809,07 2.992,89 4.861,41 6.422,43 7.779,04
Belo Horizonte - MG 1.071 - 5.701 2.132,61 1.071,00 1.443,11 4.706,45 5.700,59
Fortaleza - CE 1.008 - 5.912 3.000,26 1.007,95 3.122,43 4.881,25 5.912,32
Piracicaba - SP 1.417 - 2.974 1.753,38 1.416,70 1.416,70 2.455,51 2.974,19
Manaus - AM 1.150 - 5.722 2.308,02 1.150,00 1.562,40 4.723,85 5.721,66
Cariacica - ES 2.120 - 10.222 4.285,75 2.119,79 3.369,43 8.439,06 10.221,64
Araçatuba - SP 1.215 - 4.904 1.822,32 1.215,00 1.417,50 4.048,75 4.903,97
Uberlândia - MG 1.316 - 6.505 3.741,83 1.315,67 4.516,20 5.370,75 6.505,21
Bauru - SP 1.512 - 12.801 3.107,46 1.512,19 1.560,96 10.568,80 12.801,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.278 - 33.781 8.585,65 1.277,67 2.602,34 27.889,56 33.780,67
Rio de Janeiro 1.170 - 23.163 6.227,55 1.170,47 2.244,69 19.123,91 23.163,45
Minas Gerais 1.064 - 5.754 2.448,55 1.064,13 1.683,62 4.750,69 5.754,18
Espírito Santo 1.230 - 6.105 2.716,56 1.230,50 2.366,28 5.040,27 6.104,93
Paraná 1.147 - 107.339 21.670,11 1.147,11 1.709,08 88.619,86 107.339,03
Goiás 1.269 - 5.629 2.444,62 1.269,37 1.775,97 4.646,95 5.628,53
Pernambuco 2.061 - 12.440 6.048,80 2.060,61 5.961,25 10.270,72 12.440,21
Pará 1.451 - 12.719 4.396,48 1.450,99 2.623,48 10.501,30 12.719,49
Santa Catarina 1.182 - 8.019 3.135,55 1.182,33 2.352,10 6.620,21 8.018,59
Rio Grande do Sul 1.183 - 7.792 2.734,83 1.183,24 1.685,95 6.433,36 7.792,27
Distrito Federal 1.347 - 12.298 3.789,85 1.346,80 1.898,95 10.153,64 12.298,39
Mato Grosso do Sul 1.162 - 4.375 1.930,46 1.162,03 1.500,00 3.612,12 4.375,11
Mato Grosso 1.466 - 5.243 2.409,47 1.465,58 1.732,78 4.328,68 5.243,02
Ceará 1.008 - 9.352 3.336,66 1.007,95 2.857,35 7.721,13 9.352,06
Amazonas 1.150 - 5.722 2.308,02 1.150,00 1.562,40 4.723,85 5.721,66
Bahia 635 - 3.052 1.522,34 634,79 1.410,70 2.520,00 3.052,30
Piauí 1.100 - 6.723 2.692,10 1.100,00 2.068,00 5.550,60 6.723,05
Amapá 1.045 - 6.467 2.765,88 1.045,00 2.400,00 5.339,40 6.467,24
Paraíba 1.158 - 10.368 3.307,71 1.157,52 1.782,00 8.559,60 10.367,64


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de biologia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • ensinar;

  • Atividades

    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • atender pais e alunos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • medir o conhecimento específico;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • escolher livro didático;
    • constituir comissões de sindicância;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • definir o calendário;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • interagir com os alunos;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • dialogar com os alunos;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • requisitar material pedagógico;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • expressar-se com clareza;


    Setores que mais contratam Professor de biologia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - graduação
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista