Salário para o cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes do espetáculo no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes do espetáculo no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • atuar no ensino da arte;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;

Atividades

  • organizar oficinas e minicursos;
  • assessorar a mídia;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • definir carga horária;
  • programar espetáculos;
  • coordenar comissões;
  • analisar processos de criação artística;
  • prestar consultoria;
  • participar de debates na mídia;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • avaliar alunos;
  • assessorar entidades de ensino;
  • participar de conselhos editoriais;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • demonstrar percepção estética;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar atitude crítica;
  • coordenar grupos de estudo;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • organizar exposições;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • constituir equipes de trabalho;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • prestar atendimento a alunos;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • coordenar publicações;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • coordenar cursos;
  • identificar pré-requisitos;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • definir programas de cursos;
  • definir grades curriculares;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • dar palestras e conferências;
  • assessorar grupos artísticos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • emitir pareceres;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • realizar curadoria;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • participar de bancas de concurso;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • elaborar ementas;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • participar de comissões;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • assessorar editoras;
  • definir objetivos de cursos;
  • analisar processos de recepção artística;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • organizar festivais e mostras;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • dar entrevistas;


Setores que mais contratam Professor de artes do espetáculo no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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