Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
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- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes do espetáculo no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar no ensino da arte;
- desenvolver pesquisa em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- realizar curadoria;
- prestar consultoria;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- definir grades curriculares;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- coordenar comissões;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir carga horária;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- coordenar cursos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- trabalhar em equipe;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar da definição de políticas culturais;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar entidades de ensino;
- participar de bancas de concurso;
- demonstrar percepção estética;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- difundir resultados de pesquisa;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- definir objetivos de cursos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- programar palestras e conferências;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- organizar festivais e mostras;
- analisar processos de recepção artística;
- assessorar editoras;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- assessorar grupos artísticos;
- organizar exposições;
- assessorar a mídia;
- supervisionar alunos em estágios;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- organizar oficinas e minicursos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- participar de debates na mídia;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- participar de comissões;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- analisar processos de criação artística;
- demonstrar atitude crítica;
- coordenar grupos de estudo;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- emitir pareceres;
- coordenar publicações;
- programar espetáculos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- prestar atendimento a alunos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- participar de conselhos editoriais;
- dar entrevistas;
- definir programas de cursos;
- elaborar ementas;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- elaborar relatórios;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- constituir equipes de trabalho;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- identificar pré-requisitos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- avaliar alunos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- dar palestras e conferências;
Setores que mais contratam Professor de artes do espetáculo no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental