Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes do espetáculo no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- desenvolver pesquisa em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- participar da definição de políticas culturais;
- prestar atendimento a alunos;
- analisar processos de recepção artística;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- participar de debates na mídia;
- programar espetáculos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- dar entrevistas;
- assessorar a mídia;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- assessorar grupos artísticos;
- participar de bancas de concurso;
- constituir equipes de trabalho;
- elaborar relatórios;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- prestar consultoria;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- definir programas de cursos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- definir grades curriculares;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- supervisionar alunos em estágios;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- coordenar comissões;
- assessorar entidades de ensino;
- demonstrar atitude crítica;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- assessorar editoras;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- organizar exposições;
- coordenar grupos de estudo;
- realizar curadoria;
- trabalhar em equipe;
- programar palestras e conferências;
- coordenar cursos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- participar de conselhos editoriais;
- difundir resultados de pesquisa;
- elaborar ementas;
- analisar processos de criação artística;
- avaliar alunos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- demonstrar percepção estética;
- dar palestras e conferências;
- organizar oficinas e minicursos;
- identificar pré-requisitos;
- emitir pareceres;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir objetivos de cursos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- definir carga horária;
- elaborar projetos de pesquisa;
- coordenar publicações;
- participar de comissões;
- organizar festivais e mostras;
Setores que mais contratam Professor de artes do espetáculo no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental