Salário para o cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes do espetáculo no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes do espetáculo no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • atuar no ensino da arte;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;

Atividades

  • emitir pareceres;
  • realizar curadoria;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • demonstrar atitude crítica;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar ementas;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • coordenar publicações;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • programar palestras e conferências;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • participar de conselhos editoriais;
  • constituir equipes de trabalho;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir objetivos de cursos;
  • participar de comissões;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • assessorar grupos artísticos;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • coordenar cursos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • assessorar entidades de ensino;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • definir carga horária;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • definir programas de cursos;
  • avaliar alunos;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • identificar pré-requisitos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • participar de bancas de concurso;
  • prestar atendimento a alunos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • coordenar comissões;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • dar palestras e conferências;
  • dar entrevistas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • assessorar a mídia;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • analisar processos de criação artística;
  • coordenar grupos de estudo;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar exposições;
  • prestar consultoria;
  • participar de debates na mídia;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • analisar processos de recepção artística;
  • assessorar editoras;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • programar espetáculos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • elaborar relatórios;


Setores que mais contratam Professor de artes do espetáculo no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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