Salário para o cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes do espetáculo no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes do espetáculo no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • atuar no ensino da arte;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • analisar processos de recepção artística;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • programar palestras e conferências;
  • assessorar entidades de ensino;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • definir objetivos de cursos;
  • prestar atendimento a alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • definir carga horária;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • organizar exposições;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • avaliar alunos;
  • participar de bancas de concurso;
  • programar espetáculos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • assessorar editoras;
  • assessorar grupos artísticos;
  • assessorar a mídia;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • analisar processos de criação artística;
  • dar palestras e conferências;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • coordenar comissões;
  • coordenar cursos;
  • elaborar ementas;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • prestar consultoria;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • dar entrevistas;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • coordenar publicações;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de comissões;
  • participar de debates na mídia;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • realizar curadoria;
  • definir programas de cursos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar atitude crítica;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • coordenar grupos de estudo;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • identificar pré-requisitos;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • demonstrar percepção estética;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • participar de conselhos editoriais;


Setores que mais contratam Professor de artes do espetáculo no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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