Salário para o cargo de Produtor de rádio
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de rádio

Um Produtor de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.754,91 e R$ 6.345,34, com a média salarial de R$ 2.893,94 e o salário mediana em R$ 2.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.893,94 34.727,23 723,48 15,23
1º Quartil 1.754,91 21.058,98 438,73 9,23
Salário Mediana 2.178,00 26.136,00 544,50 11,46
3º Quartil 4.839,23 58.070,73 1.209,81 25,46
Teto Salarial 6.345,34 76.144,09 1.586,34 33,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.615 - 14.015 6.437,79 2.615,13 5.541,00 11.571,00 14.015,14
Porto Alegre - RS 1.905 - 5.241 2.465,29 1.905,00 1.991,00 4.327,15 5.241,17
Curitiba - PR 2.043 - 7.572 3.546,14 2.043,00 2.593,00 6.251,40 7.571,88
Belo Horizonte - MG 2.199 - 5.951 3.597,41 2.199,00 3.829,00 4.913,50 5.951,38
Bento Goncalves - RS 1.585 - 2.097 1.682,20 1.585,40 1.731,00 1.731,00 2.096,64
Cachoeira Paulista - SP 1.903 - 2.379 1.933,50 1.903,00 1.933,50 1.964,00 2.378,86
Caxias do Sul - RS 1.656 - 2.097 1.703,80 1.656,30 1.724,00 1.731,00 2.096,64
Tubarão - SC 1.554 - 3.023 1.962,00 1.554,00 1.825,00 2.495,50 3.022,62
Rio de Janeiro - RJ 2.441 - 8.460 4.776,38 2.441,00 5.290,00 6.984,50 8.459,84
Passo Fundo - RS 1.500 - 2.180 1.681,00 1.500,00 1.709,50 1.800,00 2.180,21
Poços de Caldas - MG 1.867 - 2.261 1.867,00 1.867,00 1.867,00 1.867,00 2.261,37
Criciúma - SC 1.445 - 3.182 2.202,00 1.445,00 2.300,00 2.627,00 3.181,90
São Carlos - SC 1.750 - 2.746 1.853,40 1.750,00 1.750,00 2.267,00 2.745,86
Florianópolis - SC 2.800 - 7.759 3.848,60 2.800,00 3.126,00 6.406,00 7.759,14
Rio do Sul - SC 2.500 - 5.260 3.248,59 2.500,00 3.200,00 4.342,95 5.260,31
Santarém - PA 1.412 - 1.885 1.457,60 1.412,00 1.412,00 1.556,00 1.884,67


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.792 - 11.741 4.484,56 1.791,81 2.760,19 9.693,81 11.741,44
Rio Grande do Sul 1.611 - 3.432 2.011,84 1.610,57 1.731,00 2.833,32 3.431,80
Santa Catarina 1.554 - 4.611 2.494,26 1.553,91 2.367,00 3.807,27 4.611,48
Minas Gerais 1.505 - 5.153 2.750,56 1.505,36 2.500,00 4.254,16 5.152,77
Paraná 1.860 - 6.572 3.204,98 1.860,27 2.593,00 5.426,00 6.572,13
Rio de Janeiro 1.452 - 7.756 3.198,72 1.451,50 2.441,00 6.403,75 7.756,41
Goiás 1.457 - 3.024 1.816,67 1.457,00 1.715,00 2.497,00 3.024,44
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.922,00 1.412,00 1.818,00 2.700,00 3.270,32
Sergipe 2.047 - 3.783 2.536,00 2.047,00 2.511,50 3.123,00 3.782,67
Rondônia 1.500 - 3.645 2.080,17 1.500,00 2.000,00 3.009,00 3.644,59
Pará 1.412 - 2.897 1.613,33 1.412,00 1.454,00 2.392,00 2.897,26
Bahia 1.585 - 3.135 2.166,50 1.585,00 2.190,65 2.587,87 3.134,51
Espírito Santo 2.164 - 3.199 2.315,20 2.164,00 2.164,00 2.641,00 3.198,86


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de rádio

Produtores artísticos e culturais devem:

  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • saldar débitos;
    • mixar áudio;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • gerenciar cronograma;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • pesquisar temáticas;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • distribuir tarefas;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • demonstrar flexibilidade;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • contratar locações;
    • pesquisar tendências;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • organizar ensaios;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • gerar animações;
    • controlar execução financeira;
    • definir temática;
    • selecionar repertório;
    • contratar elenco;
    • demonstrar paciência;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • montar produto final em mídias;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • criar repertório;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • construir mapa de produção;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • definir equipe técnica;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • masterizar áudio;
    • editar vídeo;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • contratar equipamentos;
    • definir identidade visual do projeto;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • orçar projeto;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • contratar equipe técnica;
    • estudar roteiro;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • adequar conteúdo;
    • elaborar relatórios;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • identificar público-alvo;
    • editar áudio;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • analisar qualidade do produto final;
    • acompanhar ensaios;
    • definir fluxograma financeiro;
    • adequar propostas aos recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • definir cronogramas;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • criar roteiro;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • demonstrar proatividade;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;


    Setores que mais contratam Produtor de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Produção de filmes para publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Telecomunicações por satélite
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: