Salário para o cargo de Pedagogo especializado em deficiência física
CBO 2392-10 > Professores de educação especial

Pedagogo especializado em deficiência física - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo especializado em deficiência física

Um Pedagogo especializado em deficiência física trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.058,38 e R$ 5.526,48, com a média salarial de R$ 2.904,79 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo especializado em deficiência física

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.904,79 34.857,45 726,20 18,27
1º Quartil 2.058,38 24.700,51 514,59 12,94
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,30
3º Quartil 4.214,73 50.576,76 1.053,68 26,51
Teto Salarial 5.526,48 66.317,77 1.381,62 34,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Descalvado - SP 3.349 - 5.664 4.165,13 3.348,74 4.231,00 4.676,00 5.663,71
Rio Branco - AC 1.641 - 2.597 1.877,57 1.640,94 1.863,00 2.144,25 2.597,18
Curitiba - PR 2.433 - 5.595 3.115,78 2.432,75 2.751,00 4.619,58 5.595,38
Sorocaba - SP 1.822 - 3.876 2.873,63 1.822,00 3.200,00 3.200,00 3.875,94
Maringá - PR 2.751 - 4.864 3.042,88 2.751,00 2.751,00 4.015,83 4.864,10
Itatinga - SP 2.600 - 3.434 2.735,58 2.600,00 2.835,00 2.835,00 3.433,84
Macaé - RJ 1.412 - 2.180 1.510,00 1.412,00 1.412,00 1.800,00 2.180,21
Corupa - SC 3.889 - 5.558 4.374,47 3.888,50 4.420,00 4.589,00 5.558,33
Marau - RS 1.926 - 5.472 3.085,08 1.926,33 2.400,00 4.518,00 5.472,34
Rio Verde - GO 3.479 - 4.436 3.628,73 3.479,00 3.662,00 3.662,00 4.435,52
Fartura - SP 2.241 - 4.107 2.506,77 2.241,25 2.330,00 3.390,50 4.106,68
Campinas - SP 1.581 - 3.911 2.122,00 1.581,00 2.000,00 3.229,00 3.911,06
Ijuí - RS 1.785 - 2.341 1.853,78 1.785,00 1.891,00 1.932,50 2.340,70
Matupa - MT 1.412 - 3.997 2.260,89 1.412,00 2.700,00 3.300,00 3.997,06
Antônio Carlos - SC 2.650 - 6.420 3.238,89 2.650,00 2.650,00 5.300,00 6.419,52
Rio Bonito do Iguaçu - PR 2.751 - 6.664 3.668,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Douradina - PR 2.050 - 2.483 2.050,00 2.050,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02
São Jorge D Oeste - PR 1.500 - 3.997 2.775,00 1.500,00 3.150,00 3.300,00 3.997,06
Paiçandu - PR 2.213 - 3.332 2.616,38 2.212,50 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Floresta - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.014 - 5.471 3.285,51 2.013,79 3.200,00 4.516,78 5.470,86
Paraná 2.241 - 5.555 3.076,23 2.240,76 2.751,00 4.585,96 5.554,66
Acre 1.641 - 2.597 1.877,57 1.640,94 1.863,00 2.144,25 2.597,18
Santa Catarina 2.367 - 6.013 3.878,30 2.367,43 4.420,00 4.964,79 6.013,50
Rio Grande do Sul 1.638 - 4.345 2.314,44 1.637,56 2.210,00 3.587,22 4.344,95
Rio de Janeiro 1.412 - 2.848 1.647,59 1.412,00 1.412,00 2.351,33 2.848,01
Mato Grosso 1.412 - 3.755 2.328,14 1.412,00 2.578,00 3.100,00 3.754,81
Minas Gerais 1.519 - 3.393 2.310,54 1.519,33 2.432,00 2.801,33 3.393,06
Goiás 2.765 - 4.436 3.455,08 2.765,33 3.662,00 3.662,00 4.435,52
Mato Grosso do Sul 2.438 - 4.738 3.173,78 2.438,00 3.173,00 3.911,50 4.737,73
Espírito Santo 1.412 - 4.135 2.267,38 1.412,00 2.100,00 3.414,00 4.135,14
Amazonas 1.790 - 2.542 1.975,40 1.790,00 2.099,00 2.099,00 2.542,37


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo especializado em deficiência física

Professores de educação especial devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • formar profissionais para atuação na Área;

  • Atividades

    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • ensinar língua portuguesa;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar tolerância;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • elaborar plano de aulas;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • participar de palestras e cursos;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • elaborar códigos de interação social;
    • ministrar palestras e cursos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • participar das associações da área;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • avaliar rendimento escolar;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • coordenar curso;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • ensinar atividades recreativas;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • participar de associações da categoria;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • definir conteúdos escolares;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • orientar estágios dos alunos;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • elaborar material visual para alunos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • participar de conselhos de classe;
    • alfabetizar em braile;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • planejar atividades extraclasse;
    • demonstrar flexibilidade;
    • proceder com ética;
    • dominar língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • dominar braile;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Pedagogo especializado em deficiência física no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Distribuição de água por caminhões




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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