Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;

Atividades

  • controlar situações adversas;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • adaptar-se a mudanças;
  • demonstrar organização;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • divulgar resultados da área;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • traçar plano de comunicação;
  • divulgar planos e metas da área;
  • aprovar produtos do projeto;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • antever cenários futuros;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • estabelecer metas;
  • distribuir serviços à equipe;
  • dispensar funcionários;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • negociar com fornecedores;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • elaborar análise de risco;
  • controlar escopo do projeto;
  • demonstrar liderança;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • homologar plano de contingência;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • corrigir desvios;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • trabalhar em equipe;
  • garantir integração dos produtos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • relatar andamento de projetos;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • demonstrar expressão verbal;
  • tomar decisões;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • conduzir reuniões;
  • estabelecer prioridades;
  • selecionar profissionais;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • promover integração da equipe;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • monitorar resultados;
  • traçar plano de contingência;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • demonstrar proatividade;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • validar soluções;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • homologar equipamentos e softwares;


Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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