Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com outras Áreas;

Atividades

  • controlar situações adversas;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • validar soluções;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • demonstrar criatividade;
  • conduzir reuniões;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • demonstrar expressão verbal;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • aprovar produtos do projeto;
  • monitorar resultados;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • dispensar funcionários;
  • selecionar profissionais;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • elaborar análise de risco;
  • controlar escopo do projeto;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • antever cenários futuros;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • demonstrar liderança;
  • divulgar resultados da área;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • corrigir desvios;
  • homologar plano de contingência;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • negociar com fornecedores;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • trabalhar em equipe;
  • traçar plano de comunicação;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • tomar decisões;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • distribuir serviços à equipe;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • estabelecer metas;
  • estabelecer prioridades;
  • relatar andamento de projetos;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • definir matriz de responsabilidades;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • garantir integração dos produtos;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • adaptar-se a mudanças;
  • promover integração da equipe;
  • demonstrar organização;
  • traçar plano de contingência;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • divulgar planos e metas da área;
  • demonstrar proatividade;


Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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