Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;

Atividades

  • acompanhar execução orçamentária;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • demonstrar liderança;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • demonstrar criatividade;
  • trabalhar em equipe;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • promover integração da equipe;
  • selecionar profissionais;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • tomar decisões;
  • dispensar funcionários;
  • estabelecer metas;
  • traçar plano de contingência;
  • validar soluções;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • monitorar resultados;
  • relatar andamento de projetos;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • divulgar resultados da área;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • elaborar análise de risco;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • garantir integração dos produtos;
  • demonstrar organização;
  • antever cenários futuros;
  • controlar escopo do projeto;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • divulgar planos e metas da área;
  • homologar plano de contingência;
  • adaptar-se a mudanças;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • distribuir serviços à equipe;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • estabelecer prioridades;
  • controlar situações adversas;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • aprovar produtos do projeto;
  • traçar plano de comunicação;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • conduzir reuniões;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • negociar com fornecedores;
  • corrigir desvios;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • demonstrar expressão verbal;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • demonstrar proatividade;


Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

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Filólogos, tradutores ,intérpretes

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