Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

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Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com outras Áreas;
  • administrar equipes;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;

Atividades

  • supervisionar produtividade da equipe;
  • adaptar-se a mudanças;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • aprovar produtos do projeto;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • corrigir desvios;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • estabelecer metas;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • monitorar resultados;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • traçar plano de comunicação;
  • demonstrar expressão verbal;
  • distribuir serviços à equipe;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • elaborar análise de risco;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • selecionar profissionais;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • divulgar resultados da área;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • controlar escopo do projeto;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • demonstrar liderança;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • garantir integração dos produtos;
  • divulgar planos e metas da área;
  • conduzir reuniões;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • controlar situações adversas;
  • validar soluções;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • traçar plano de contingência;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • antever cenários futuros;
  • dispensar funcionários;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • estabelecer prioridades;
  • homologar plano de contingência;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • relatar andamento de projetos;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • tomar decisões;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • demonstrar proatividade;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • demonstrar criatividade;
  • trabalhar em equipe;
  • negociar com fornecedores;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • promover integração da equipe;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • demonstrar organização;
  • controlar custos e prazos de execução;


Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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