Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • administrar equipes;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • participar da simulação de plano de contingência;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • demonstrar expressão verbal;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • aprovar produtos do projeto;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • divulgar planos e metas da área;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • garantir integração dos produtos;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • demonstrar organização;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • traçar plano de comunicação;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • adaptar-se a mudanças;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • relatar andamento de projetos;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • promover integração da equipe;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • distribuir serviços à equipe;
  • antever cenários futuros;
  • conduzir reuniões;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar liderança;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • dispensar funcionários;
  • corrigir desvios;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • estabelecer metas;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • elaborar análise de risco;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • selecionar profissionais;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • traçar plano de contingência;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar situações adversas;
  • negociar com fornecedores;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • controlar escopo do projeto;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • monitorar resultados;
  • tomar decisões;
  • validar soluções;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • homologar plano de contingência;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • divulgar resultados da área;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • demonstrar proatividade;


Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor