Salário para o cargo de Diretor de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • desenvolver negócios;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • supervisionar contratos de obras;
  • administrar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnicas;
  • definir tecnologias de construção;

Atividades

  • aprovar organograma de obras;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • indicar responsáveis por obras;
  • formar parcerias;
  • analisar custos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • selecionar editais de licitações;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • acompanhar custos de obras;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • analisar mercado;
  • demonstrar criatividade;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • analisar contratos;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • demonstrar versatilidade;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • aprovar propostas comerciais;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • realizar inspeções às obras;
  • propor metas;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • manter-se atualizado;
  • aprovar propostas técnicas;
  • controlar indicadores de resultados;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • definir processos de construção;
  • analisar impacto ambiental;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • analisar projetos;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • realocar equipes de trabalho;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • analisar legislação pertinente;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • analisar experiências anteriores;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • promover programas de qualidade e produtividade;


Setores que mais contratam Diretor de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




Profissões em Destaque: