Salário para o cargo de Diretor de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • administrar recursos humanos;
  • desenvolver negócios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • planejar atividades técnicas;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • definir tecnologias de construção;
  • supervisionar contratos de obras;

Atividades

  • acompanhar custos de obras;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • aprovar propostas comerciais;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • definir processos de construção;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • propor metas;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • analisar legislação pertinente;
  • demonstrar versatilidade;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • controlar indicadores de resultados;
  • realizar inspeções às obras;
  • analisar impacto ambiental;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • demonstrar iniciativa;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • aprovar propostas técnicas;
  • analisar custos;
  • manter-se atualizado;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • analisar contratos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • realocar equipes de trabalho;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • analisar projetos;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • indicar responsáveis por obras;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • selecionar editais de licitações;
  • demonstrar criatividade;
  • aprovar organograma de obras;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • formar parcerias;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • analisar experiências anteriores;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • analisar mercado;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;


Setores que mais contratam Diretor de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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