Salário para o cargo de Diretor de operações de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Quanto ganha um Diretor de operações de obras pública e civil

Um Diretor de operações de obras pública e civil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.804,46 e R$ 47.131,32, com a média salarial de R$ 17.059,84 e o salário mediana em R$ 8.687,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de operações de obras pública e civil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 17.059,84 204.718,08 4.264,96 81,24
1º Quartil 3.804,46 45.653,52 951,12 18,12
Salário Mediana 8.687,00 104.244,00 2.171,75 41,37
3º Quartil 38.911,95 466.943,40 9.727,99 185,30
Teto Salarial 47.131,32 565.575,84 11.782,83 224,43


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

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Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de operações de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • definir tecnologias de construção;
  • administrar recursos humanos;
  • desenvolver negócios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar contratos de obras;
  • planejar atividades técnicas;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;

Atividades

  • realizar inspeções às obras;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • analisar legislação pertinente;
  • selecionar editais de licitações;
  • realocar equipes de trabalho;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • definir processos de construção;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • manter-se atualizado;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • analisar projetos;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • demonstrar versatilidade;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • analisar contratos;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • aprovar propostas técnicas;
  • analisar impacto ambiental;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • controlar indicadores de resultados;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • propor metas;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • acompanhar custos de obras;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • aprovar organograma de obras;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • indicar responsáveis por obras;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • aprovar propostas comerciais;
  • analisar mercado;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • analisar experiências anteriores;
  • analisar custos;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • formar parcerias;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;


Setores que mais contratam Diretor de operações de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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