Salário para o cargo de Diretor de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de obras pública e civil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Quanto ganha um Diretor de obras pública e civil

Um Diretor de obras pública e civil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.014,72 e R$ 51.937,69, com a média salarial de R$ 17.327,11 e o salário mediana em R$ 8.410,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de obras pública e civil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 17.327,11 207.925,36 4.331,78 81,82
1º Quartil 4.014,72 48.176,63 1.003,68 18,96
Salário Mediana 8.410,50 100.926,00 2.102,63 39,71
3º Quartil 39.609,90 475.318,79 9.902,47 187,03
Teto Salarial 51.937,69 623.252,26 12.984,42 245,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.461 - 67.995 29.841,24 5.461,15 29.546,50 56.137,54 67.995,47
Brasília - DF 4.492 - 23.711 9.349,07 4.491,60 8.273,00 19.575,80 23.710,80
Belo Horizonte - MG 10.023 - 74.425 33.230,13 10.023,34 29.800,00 61.445,60 74.424,75
Salvador - BA 2.596 - 10.095 5.162,98 2.595,73 5.512,00 8.334,20 10.094,63
Rio de Janeiro - RJ 16.411 - 62.378 25.492,70 16.411,00 17.806,50 51.500,00 62.378,35
Barão de Cocais - MG 4.200 - 5.342 4.278,75 4.200,00 4.200,00 4.410,00 5.341,52
Contagem - MG 1.485 - 68.203 9.317,00 1.485,00 1.485,00 56.309,00 68.203,15
Itapema - SC 2.591 - 5.778 3.650,20 2.591,00 4.000,00 4.770,00 5.777,57
São Bernardo do Campo - SP 20.000 - 78.730 45.287,20 20.000,00 45.000,00 65.000,00 78.729,95
São José do Rio Preto - SP 3.800 - 54.505 19.324,80 3.800,00 9.000,00 45.000,00 54.505,35
Barueri - SP 7.786 - 50.840 32.497,78 7.786,00 39.417,92 41.974,00 50.840,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.391 - 63.338 25.558,63 3.390,56 25.325,00 52.292,36 63.338,08
Minas Gerais 2.313 - 59.667 18.482,96 2.312,85 5.724,00 49.261,85 59.667,43
Bahia 2.314 - 10.384 5.113,55 2.314,33 5.512,00 8.573,17 10.384,08
Distrito Federal 4.492 - 23.711 9.349,07 4.491,60 8.273,00 19.575,80 23.710,80
Paraná 2.329 - 14.795 5.050,24 2.329,00 3.000,00 12.214,75 14.794,87
Santa Catarina 2.503 - 50.083 15.983,94 2.502,50 6.135,00 41.349,00 50.083,15
Rio de Janeiro 6.424 - 52.190 20.850,43 6.423,67 17.613,00 43.088,67 52.190,29
Rio Grande do Sul 1.791 - 43.604 14.196,50 1.791,00 10.596,00 36.000,00 43.604,28
Goiás 2.405 - 61.597 17.761,44 2.405,00 8.349,00 50.855,00 61.597,10
Paraíba 3.431 - 97.949 18.211,71 3.431,00 9.041,00 80.867,00 97.948,54
Mato Grosso 1.992 - 23.258 7.626,86 1.992,00 3.500,00 19.202,00 23.258,04
Pernambuco 1.412 - 20.530 7.471,33 1.412,00 4.000,00 16.950,00 20.530,35
Ceará 11.007 - 57.158 27.162,67 11.007,00 29.285,00 47.190,00 57.157,94
Alagoas 2.255 - 39.996 7.964,49 2.255,00 2.627,98 33.021,00 39.996,03
Maranhão 2.333 - 18.402 6.615,33 2.333,00 2.416,50 15.193,00 18.402,22
Espírito Santo 3.000 - 30.281 10.488,80 3.000,00 8.800,00 25.000,00 30.280,75
Pará 3.612 - 57.539 25.509,60 3.612,00 26.500,00 47.505,00 57.539,48


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • planejar atividades técnicas;
  • supervisionar contratos de obras;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir tecnologias de construção;
  • desenvolver negócios;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • administrar recursos humanos;

  • Atividades

    • reavaliar planejamento de obras;
    • estabelecer contatos com clientes;
    • indicar responsáveis por obras;
    • promover programas de qualidade e produtividade;
    • elaborar relatórios para diretoria;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar custos das ocorrências de garantia;
    • aprovar propostas comerciais;
    • definir processos de construção;
    • participar da formulação da política de recursos humanos;
    • participar de feiras, cursos e congressos;
    • aprovar termos aditivos contratuais;
    • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
    • selecionar editais de licitações;
    • acompanhar custos de obras;
    • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
    • acompanhar cronograma físico-financeiro;
    • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
    • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
    • monitorar ocorrências de garantia;
    • analisar experiências anteriores;
    • negociar aquisições estratégicas;
    • aprovar organograma de obras;
    • analisar contratos;
    • demonstrar versatilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
    • analisar mercado;
    • desenvolver novas tecnologias e produtos;
    • aprovar propostas técnicas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento;
    • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
    • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
    • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
    • realizar estudos técnicos preliminares;
    • pesquisar novos produtos e fornecedores;
    • controlar indicadores de resultados;
    • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • analisar impacto ambiental;
    • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
    • definir nível de autonomia das gerências;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
    • analisar custos;
    • aprovar promoções de funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar o grau de satisfação do cliente;
    • realocar equipes de trabalho;
    • avaliar tecnicamente a concorrência;
    • implementar políticas de recursos humanos;
    • propor metas;
    • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
    • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
    • analisar relatórios gerenciais;
    • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
    • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
    • negociar subcontratações estratégicas;
    • supervisionar equipe de trabalho;
    • analisar projetos;
    • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
    • analisar legislação pertinente;
    • relacionar-se com entidades de classes;
    • formar parcerias;
    • demonstrar iniciativa;
    • realizar inspeções às obras;
    • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
    • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • prospectar oportunidades de negócios;
    • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
    • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;


    Setores que mais contratam Diretor de obras pública e civil no mercado de trabalho

    • Construção de edifícios
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Instalação e manutenção elétrica
    • Serviços de engenharia
    • Administração pública em geral
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
    • Outras obras de engenharia civil
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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