Salário para o cargo de Diretor de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de marketing - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • executar plano de marketing e vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;

Atividades

  • redigir relatórios;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
  • instituir metodologia de trabalho;
  • mostrar coerência;
  • trabalhar com ética;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • motivar equipe;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • dimensionar recursos;
  • aprovar normas e instruções;
  • aproveitar oportunidades;
  • gerir pós-venda;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
  • promover inovação;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • mostrar otimismo;
  • expor ideias em público;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar conflitos;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • elaborar plano de contingência;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • disseminar plano de marketing;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • prospectar formadores de opinião;
  • avaliar exequibilidade de projetos;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • estimular processo de comunicação;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • transformar dados em informação;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
  • avaliar resultados (negócios e processos);
  • fazer exposições na mídia;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • realizar pesquisas (top of mind);
  • delegar responsabilidades;
  • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
  • tomar decisões;
  • orientar planejamento da produção;
  • demonstrar visão de futuro;
  • analisar viabilidade econômica;
  • validar métodos;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • mostrar criatividade;
  • mostrar versatilidade;
  • manipular tendência de mercado;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • focalizar na busca de resultados;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;


Setores que mais contratam Diretor de marketing no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Restaurantes e similares




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