Salário para o cargo de Diretor de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Diretor de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Diretor de marketing

Um Diretor de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.926,59 e R$ 67.824,10, com a média salarial de R$ 24.198,81 e o salário mediana em R$ 17.885,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.198,81 290.385,73 6.049,70 113,89
1º Quartil 4.926,59 59.119,08 1.231,65 23,19
Salário Mediana 17.885,00 214.620,00 4.471,25 84,18
3º Quartil 51.725,55 620.706,66 12.931,39 243,45
Teto Salarial 67.824,10 813.889,19 16.956,02 319,22


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 12.276 - 78.332 38.648,10 12.276,18 40.000,00 64.671,06 78.331,52
Rio de Janeiro - RJ 2.795 - 65.349 27.323,48 2.795,06 28.806,00 53.952,86 65.349,32
Barueri - SP 13.849 - 73.713 36.089,69 13.848,89 35.091,00 60.857,67 73.712,63
Belo Horizonte - MG 1.703 - 46.219 14.290,74 1.703,17 6.313,00 38.158,33 46.218,52
Curitiba - PR 1.967 - 54.104 14.346,08 1.966,67 4.000,00 44.668,67 54.104,03
Goiânia - GO 1.754 - 15.254 5.203,96 1.754,00 3.000,00 12.594,17 15.254,43
Porto Alegre - RS 2.220 - 58.502 20.128,12 2.220,00 10.714,29 48.300,00 58.502,41
Maringá - PR 1.918 - 15.251 4.628,71 1.918,00 2.250,00 12.591,50 15.251,20
Campinas - SP 3.021 - 76.702 31.864,90 3.020,67 35.000,00 63.325,33 76.701,54
Foz do Iguaçu - PR 1.500 - 2.261 1.591,67 1.500,00 1.500,00 1.866,67 2.260,96
Florianópolis - SC 4.717 - 43.604 20.703,00 4.717,33 20.780,00 36.000,00 43.604,28
Brasília - DF 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Fortaleza - CE 2.350 - 39.365 13.590,55 2.350,00 7.814,00 32.500,00 39.364,98
Recife - PE 1.606 - 34.370 12.000,82 1.606,00 4.250,00 28.376,50 34.370,47
Osasco - SP 16.706 - 51.529 27.435,60 16.705,50 25.574,50 42.542,50 51.528,75
Ribeirão Preto - SP 3.000 - 58.139 14.890,50 3.000,00 4.189,00 48.000,00 58.139,04
Ananindeua - PA 2.698 - 3.870 3.084,44 2.697,50 3.195,00 3.195,00 3.869,88
João Pessoa - PB 1.755 - 9.937 3.842,38 1.755,00 2.570,00 8.204,00 9.936,93
Sorocaba - SP 1.740 - 81.758 21.882,86 1.740,00 2.500,00 67.500,00 81.758,03
Salvador - BA 2.153 - 14.589 5.323,00 2.153,00 5.000,00 12.045,00 14.589,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.665 - 75.347 33.881,04 5.665,40 35.000,00 62.206,77 75.346,71
Paraná 1.637 - 34.374 8.881,38 1.636,53 2.500,00 28.379,79 34.374,45
Rio de Janeiro 2.320 - 64.011 25.314,49 2.320,42 20.250,00 52.847,67 64.010,68
Minas Gerais 1.593 - 41.162 10.838,56 1.592,67 3.600,00 33.983,39 41.161,70
Santa Catarina 1.767 - 39.297 11.713,74 1.766,58 3.750,00 32.443,58 39.296,64
Rio Grande do Sul 1.789 - 53.228 14.937,76 1.788,55 5.241,50 43.945,18 53.227,72
Goiás 1.782 - 23.058 6.888,43 1.781,56 3.000,00 19.036,44 23.057,51
Ceará 1.428 - 53.603 13.568,79 1.427,57 2.762,00 44.255,14 53.603,16
Pernambuco 1.486 - 28.764 7.978,04 1.486,33 3.150,00 23.748,00 28.764,29
Bahia 1.619 - 9.336 4.289,19 1.619,25 3.531,50 7.707,75 9.335,86
Paraíba 1.641 - 22.861 6.269,60 1.640,67 2.824,00 18.874,00 22.860,76
Pará 2.037 - 6.135 3.333,71 2.037,33 3.195,00 5.065,00 6.134,88
Distrito Federal 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Maranhão 1.447 - 21.061 5.179,18 1.447,00 2.600,00 17.388,00 21.060,87
Mato Grosso do Sul 1.650 - 8.479 3.351,64 1.650,00 2.650,00 7.000,00 8.478,61
Rondônia 1.500 - 2.877 1.740,00 1.500,00 1.600,00 2.375,00 2.876,67
Rio Grande do Norte 1.494 - 8.116 3.088,60 1.493,50 2.447,50 6.701,00 8.116,45
Espírito Santo 2.239 - 21.197 6.682,25 2.239,00 3.200,00 17.500,00 21.196,53
Mato Grosso 1.600 - 16.941 5.406,00 1.600,00 3.955,50 13.987,00 16.941,47
Amazonas 2.247 - 63.959 13.421,67 2.247,00 6.479,50 52.805,00 63.959,00
Sergipe 2.426 - 18.168 8.354,00 2.426,00 6.000,00 15.000,00 18.168,45
Acre 1.412 - 2.725 1.964,80 1.412,00 2.112,00 2.250,00 2.725,27
Tocantins 1.500 - 8.721 2.960,00 1.500,00 2.000,00 7.200,00 8.720,86


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • executar plano de marketing e vendas;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • definir plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • aproveitar oportunidades;
    • mostrar otimismo;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • tomar decisões;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • estimular processo de comunicação;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • prospectar formadores de opinião;
    • orientar planejamento da produção;
    • focalizar na busca de resultados;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • transformar dados em informação;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • redigir relatórios;
    • dimensionar recursos;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • manipular tendência de mercado;
    • motivar equipe;
    • aprovar normas e instruções;
    • mostrar criatividade;
    • administrar conflitos;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • promover inovação;
    • analisar viabilidade econômica;
    • trabalhar com ética;
    • delegar responsabilidades;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • trabalhar em equipe;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • demonstrar visão de futuro;
    • gerir pós-venda;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • mostrar coerência;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • avaliar desempenho da equipe;
    • elaborar plano de contingência;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • disseminar plano de marketing;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • fazer exposições na mídia;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • expor ideias em público;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • mostrar versatilidade;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • validar métodos;
    • revisar plano de marketing e vendas;


    Setores que mais contratam Diretor de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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