Salário para o cargo de Diretor de estúdio cinematográfico
CBO 2622-05 > Diretores de espetáculos

Diretor de estúdio cinematográfico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de estúdio cinematográfico

Um Diretor de estúdio cinematográfico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.628,41 e R$ 9.576,19, com a média salarial de R$ 4.327,71 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de estúdio cinematográfico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.327,71 51.932,56 1.081,93 20,71
1º Quartil 2.628,41 31.540,96 657,10 12,58
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,75
3º Quartil 7.303,21 87.638,57 1.825,80 34,95
Teto Salarial 9.576,19 114.914,32 2.394,05 45,83


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.402 - 9.864 4.583,46 2.402,00 3.500,00 8.143,50 9.863,65
Rio de Janeiro - RJ 1.650 - 21.493 5.572,00 1.650,00 3.500,00 17.745,00 21.493,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.185 - 9.864 4.480,12 2.185,33 3.500,00 8.143,50 9.863,65
Rio de Janeiro 1.650 - 21.493 5.572,00 1.650,00 3.500,00 17.745,00 21.493,28


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de estúdio cinematográfico

Diretores de espetáculos devem:

  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • planejar produção;
  • desenvolver ideias;
  • decupar conteúdo;
  • avaliar os resultados;
  • executar grades de programação;
  • criar projetos;
  • formar equipe;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • interagir com o público;
    • indicar equipe artística;
    • supervisionar a pré-produção;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • interagir com as equipes;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • realizar testes técnicos;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • promover reuniões com as equipes;
    • dirigir ensaios;
    • identificar público alvo;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • administrar o tempo da realização;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • realizar interface com setores afins;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • definir cenários e locações;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • supervisionar a organização da produção;
    • indicar equipe de programação;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • controlar falhas de exibição;
    • indicar equipe técnica;
    • desenvolver parcerias;
    • prestar assessorias;
    • acompanhar audiência;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • criar o formato da obra;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • indicar equipe de produção;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • aprovar equipes;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • supervisionar a criação;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • planejar mídia;
    • elaborar orçamento;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • encomendar conteúdo;
    • analisar as demandas do mercado;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • elaborar roteiros;
    • conceituar projetos;
    • administrar conflitos;
    • reformatar produto;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • mapear os recursos necessários;
    • redigir textos para periódicos;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • divulgar a realização na mídia;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • pesquisar temas;
    • coletar informações, dados;


    Setores que mais contratam Diretor de estúdio cinematográfico no mercado de trabalho

    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Agências de publicidade
    • Edição de revistas
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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