Salário para o cargo de Diretor de programas de rádio
CBO 2622-10 > Diretores de espetáculos

Diretor de programas de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de programas de rádio

Um Diretor de programas de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.373,39 e R$ 8.196,69, com a média salarial de R$ 3.167,12 e o salário mediana em R$ 1.917,11 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de programas de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.167,12 38.005,48 791,78 15,08
1º Quartil 1.373,39 16.480,72 343,35 6,54
Salário Mediana 1.917,11 23.005,26 479,28 9,13
3º Quartil 6.251,15 75.013,76 1.562,79 29,77
Teto Salarial 8.196,69 98.360,29 2.049,17 39,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.500 - 7.472 4.840,03 3.500,00 4.960,57 6.168,53 7.471,51
São João Del Rei - MG 1.121 - 1.503 1.163,86 1.120,99 1.149,19 1.241,13 1.503,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.786 - 6.637 3.242,28 1.786,40 2.855,56 5.479,42 6.636,83
Rio Grande do Sul 1.345 - 2.468 1.493,74 1.345,30 1.361,80 2.038,00 2.468,49
Minas Gerais 1.121 - 9.278 2.797,66 1.120,99 1.214,07 7.659,62 9.277,56


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de programas de rádio

Diretores de espetáculos devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • decupar conteúdo;
  • criar projetos;
  • planejar produção;
  • executar grades de programação;
  • avaliar os resultados;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • formar equipe;
  • desenvolver ideias;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • adquirir conteúdo e formatos;
    • interagir com as equipes;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • indicar equipe técnica;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • supervisionar a pré-produção;
    • pesquisar temas;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • criar o formato da obra;
    • promover reuniões com as equipes;
    • elaborar orçamento;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • mapear os recursos necessários;
    • elaborar roteiros;
    • indicar equipe artística;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • conceituar projetos;
    • desenvolver parcerias;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • analisar as demandas do mercado;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • prestar assessorias;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • supervisionar a organização da produção;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • administrar o tempo da realização;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • acompanhar audiência;
    • supervisionar a criação;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • aprovar equipes;
    • indicar equipe de produção;
    • encomendar conteúdo;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • realizar interface com setores afins;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • indicar equipe de programação;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • definir cenários e locações;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • divulgar a realização na mídia;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • coletar informações, dados;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • dirigir ensaios;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • realizar testes técnicos;
    • reformatar produto;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • redigir textos para periódicos;
    • interagir com o público;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • controlar falhas de exibição;
    • planejar mídia;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • demonstrar capacidade de criatividade;


    Setores que mais contratam Diretor de programas de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de organizações religiosas
    • Programadoras
    • Edição integrada à impressão de jornais
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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