Salário para o cargo de Diretor de programas de rádio
CBO 2622-10 > Diretores de espetáculos

Diretor de programas de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de programas de rádio

Um Diretor de programas de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.221,42 e R$ 9.607,23, com a média salarial de R$ 3.167,12 e o salário mediana em R$ 1.917,11 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de programas de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.167,12 38.005,48 791,78 15,08
1º Quartil 1.221,42 14.657,02 305,35 5,82
Salário Mediana 1.917,11 23.005,26 479,28 9,13
3º Quartil 7.326,88 87.922,58 1.831,72 34,89
Teto Salarial 9.607,23 115.286,73 2.401,81 45,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.500 - 7.472 4.840,03 3.500,00 4.960,57 6.168,53 7.471,51
São João Del Rei - MG 1.121 - 1.503 1.163,86 1.120,99 1.149,19 1.241,13 1.503,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.786 - 6.637 3.242,28 1.786,40 2.855,56 5.479,42 6.636,83
Rio Grande do Sul 1.345 - 2.468 1.493,74 1.345,30 1.361,80 2.038,00 2.468,49
Minas Gerais 1.121 - 9.278 2.797,66 1.120,99 1.214,07 7.659,62 9.277,56


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de programas de rádio

Diretores de espetáculos devem:

  • formar equipe;
  • criar projetos;
  • decupar conteúdo;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver ideias;
  • planejar produção;
  • comunicar-se;
  • avaliar os resultados;
  • executar grades de programação;

  • Atividades

    • realizar testes técnicos;
    • criar o formato da obra;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • acompanhar audiência;
    • coletar informações, dados;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • realizar interface com setores afins;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • controlar falhas de exibição;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • administrar o tempo da realização;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • supervisionar a pré-produção;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • administrar conflitos;
    • pesquisar temas;
    • divulgar a realização na mídia;
    • redigir textos para periódicos;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • dirigir ensaios;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • analisar as demandas do mercado;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • indicar equipe de produção;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • supervisionar a criação;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • prestar assessorias;
    • encomendar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • supervisionar a organização da produção;
    • elaborar roteiros;
    • indicar equipe técnica;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • reformatar produto;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • planejar mídia;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • interagir com o público;
    • definir cenários e locações;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • indicar equipe de programação;
    • desenvolver parcerias;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • indicar equipe artística;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • conceituar projetos;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • elaborar orçamento;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • mapear os recursos necessários;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • interagir com as equipes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • aprovar equipes;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • identificar público alvo;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • promover reuniões com as equipes;
    • aprovar o conteúdo dos programas;


    Setores que mais contratam Diretor de programas de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Programadoras
    • Edição integrada à impressão de jornais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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