Salário para o cargo de Diretor de programas de televisão
CBO 2622-15 > Diretores de espetáculos

Diretor de programas de televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de programas de televisão

Um Diretor de programas de televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.885,84 e R$ 49.504,46, com a média salarial de R$ 13.916,46 e o salário mediana em R$ 8.266,66 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de programas de televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.916,46 166.997,50 3.479,11 70,23
1º Quartil 1.885,84 22.630,05 471,46 9,52
Salário Mediana 8.266,66 99.199,92 2.066,67 41,72
3º Quartil 37.754,21 453.050,54 9.438,55 190,54
Teto Salarial 49.504,46 594.053,46 12.376,11 249,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 7.530 - 77.176 28.557,73 7.530,17 22.439,00 63.716,72 77.175,61
São Paulo - SP 3.236 - 48.973 17.121,36 3.235,67 13.700,00 40.432,68 48.973,28
Florianópolis - SC 2.023 - 13.827 6.774,79 2.022,59 6.000,00 11.415,97 13.827,37
Brasília - DF 6.227 - 12.570 7.709,50 6.226,89 8.302,52 10.378,15 12.570,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.565 - 41.456 13.322,80 2.564,82 6.000,00 34.226,38 41.456,02
Rio de Janeiro 7.530 - 77.176 28.557,73 7.530,17 22.439,00 63.716,72 77.175,61
Santa Catarina 1.685 - 12.927 5.669,72 1.684,80 6.000,00 10.672,57 12.926,93
Distrito Federal 6.227 - 12.570 7.709,50 6.226,89 8.302,52 10.378,15 12.570,33
Paraná 1.922 - 4.931 2.605,58 1.921,74 2.312,47 4.071,00 4.930,92


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de programas de televisão

Diretores de espetáculos devem:

  • comunicar-se;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • avaliar os resultados;
  • planejar produção;
  • executar grades de programação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • decupar conteúdo;
  • formar equipe;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • criar projetos;
  • desenvolver ideias;

  • Atividades

    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • promover reuniões com as equipes;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • definir cenários e locações;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • coletar informações, dados;
    • redigir textos para periódicos;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • divulgar a realização na mídia;
    • indicar equipe artística;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • supervisionar a organização da produção;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • acompanhar audiência;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • interagir com o público;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • elaborar roteiros;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • indicar equipe de produção;
    • administrar conflitos;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • realizar testes técnicos;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • pesquisar temas;
    • criar o formato da obra;
    • analisar as demandas do mercado;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • elaborar orçamento;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • encomendar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • aprovar equipes;
    • realizar interface com setores afins;
    • conceituar projetos;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • mapear os recursos necessários;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • controlar falhas de exibição;
    • reformatar produto;
    • prestar assessorias;
    • desenvolver parcerias;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • dirigir ensaios;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • supervisionar a pré-produção;
    • interagir com as equipes;
    • planejar mídia;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • administrar o tempo da realização;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • indicar equipe técnica;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • supervisionar a criação;
    • indicar equipe de programação;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;


    Setores que mais contratam Diretor de programas de televisão no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Agências de publicidade
    • Programadoras
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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