Salário para o cargo de Diretor de estúdio cinematográfico
CBO 2622-05 > Diretores de espetáculos

Diretor de estúdio cinematográfico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de estúdio cinematográfico

Um Diretor de estúdio cinematográfico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.779,55 e R$ 8.935,42, com a média salarial de R$ 3.677,39 e o salário mediana em R$ 2.733,70 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de estúdio cinematográfico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.677,39 44.128,72 919,35 17,64
1º Quartil 1.779,55 21.354,56 444,89 8,54
Salário Mediana 2.733,70 32.804,40 683,43 13,11
3º Quartil 6.814,53 81.774,40 1.703,63 32,69
Teto Salarial 8.935,42 107.225,04 2.233,86 42,86


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.066 - 14.535 7.353,74 3.065,69 7.515,37 12.000,00 14.534,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.663 - 11.455 4.636,05 1.662,54 3.459,74 9.457,68 11.455,43


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de estúdio cinematográfico

Diretores de espetáculos devem:

  • executar grades de programação;
  • formar equipe;
  • comunicar-se;
  • avaliar os resultados;
  • desenvolver ideias;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • criar projetos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar produção;
  • decupar conteúdo;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • definir a produção das peças promocionais;
    • pesquisar temas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • reformatar produto;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • supervisionar a criação;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • realizar interface com setores afins;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • coletar informações, dados;
    • aprovar equipes;
    • divulgar a realização na mídia;
    • prestar assessorias;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • realizar testes técnicos;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • desenvolver parcerias;
    • administrar conflitos;
    • indicar equipe de programação;
    • elaborar orçamento;
    • conceituar projetos;
    • definir cenários e locações;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • dirigir ensaios;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • supervisionar a pré-produção;
    • indicar equipe técnica;
    • analisar as demandas do mercado;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • indicar equipe de produção;
    • supervisionar a organização da produção;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • identificar público alvo;
    • interagir com o público;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • indicar equipe artística;
    • promover reuniões com as equipes;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • acompanhar audiência;
    • redigir textos para periódicos;
    • administrar o tempo da realização;
    • planejar mídia;
    • controlar falhas de exibição;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • criar o formato da obra;
    • encomendar conteúdo;
    • interagir com as equipes;
    • mapear os recursos necessários;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • elaborar roteiros;


    Setores que mais contratam Diretor de estúdio cinematográfico no mercado de trabalho

    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de televisão aberta
    • Programadoras
    • Estúdios cinematográficos
    • Comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades associativas
    • Produção de filmes para publicidade
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
    • Atividades de organizações políticas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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