Salário para o cargo de Assistente de direção de cinema
CBO 2622-05 > Diretores de espetáculos

Assistente de direção de cinema - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Assistente de direção de cinema

Um Assistente de direção de cinema trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.779,55 e R$ 8.935,42, com a média salarial de R$ 3.677,39 e o salário mediana em R$ 2.733,70 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de direção de cinema

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.677,39 44.128,72 919,35 17,64
1º Quartil 1.779,55 21.354,56 444,89 8,54
Salário Mediana 2.733,70 32.804,40 683,43 13,11
3º Quartil 6.814,53 81.774,40 1.703,63 32,69
Teto Salarial 8.935,42 107.225,04 2.233,86 42,86


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.066 - 14.535 7.353,74 3.065,69 7.515,37 12.000,00 14.534,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.663 - 11.455 4.636,05 1.662,54 3.459,74 9.457,68 11.455,43


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Assistente de direção de cinema

Diretores de espetáculos devem:

  • criar projetos;
  • comunicar-se;
  • formar equipe;
  • executar grades de programação;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • avaliar os resultados;
  • desenvolver ideias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar produção;
  • decupar conteúdo;

  • Atividades

    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • interagir com o público;
    • elaborar roteiros;
    • administrar o tempo da realização;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • reformatar produto;
    • indicar equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • prestar assessorias;
    • pesquisar temas;
    • divulgar a realização na mídia;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • desenvolver parcerias;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • elaborar orçamento;
    • dirigir ensaios;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • encomendar conteúdo;
    • aprovar equipes;
    • realizar interface com setores afins;
    • indicar equipe artística;
    • acompanhar audiência;
    • identificar público alvo;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • conceituar projetos;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • definir cenários e locações;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • analisar as demandas do mercado;
    • redigir textos para periódicos;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • controlar falhas de exibição;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • realizar testes técnicos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • criar o formato da obra;
    • administrar conflitos;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • supervisionar a criação;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • planejar mídia;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • supervisionar a pré-produção;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • indicar equipe de produção;
    • mapear os recursos necessários;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • interagir com as equipes;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • promover reuniões com as equipes;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • indicar equipe de programação;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • supervisionar a organização da produção;
    • coletar informações, dados;


    Setores que mais contratam Assistente de direção de cinema no mercado de trabalho

    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de televisão aberta
    • Programadoras
    • Estúdios cinematográficos
    • Comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades associativas
    • Produção de filmes para publicidade
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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